Lançado pela Sessão Vitrine Petrobras, o filme infantil entra em cartaz com preços acessíveis |
A SESSÃO VITRINE PETROBRAS lança a animação TECA E TUTI: UMA NOITE NA BIBLIOTECA nos cinemas de todo o Brasil. Produzido no interior de São Paulo, o longa conta a história de Teca, uma traça que se apaixona pelo universo da leitura. Vinda de uma família de traças que devoram livros, a protagonista cresceu comendo livros também. Porém, ao aprender a ler, Teca muda a sua forma de pensar quando entende que além de alimentar seu corpo, os livros também servem para serem lidos e alimentar a alma. Com o seu fiel ácaro de estimação, Tuti, a dupla parte para uma grande aventura na biblioteca.
TECA E TUTI: UMA NOITE NA BIBLIOTECA possui classificação indicativa livre e entra em cartaz 45 salas de cinema das seguintes cidades: Belo Horizonte; Brasília; Campinas; Caxias do Sul; Curitiba; Guarulhos; Guaxupé; Itapetininga; João Pessoa; Jundiaí; Maceió; Manaus; Marília; Natal; Niterói; Poços de Caldas; Porto Alegre; Rio Claro; Rio de Janeiro; Salvador; São Bernardo do Campo; São Carlos; São Luís; São Paulo; Teresina e Vitória. Dirigido pelo trio Diego M. Doimo, Eduardo Perdido e Tiago Mal, o filme que demorou mais de 10 anos para ser produzido, mistura diferentes técnicas de animação e live action. A maior parte foi feita em stop motion, técnica na qual tudo acontece através de sequências de fotografias, usando bonecos articulados em cenários construídos e montados dentro de um estúdio, como um verdadeiro set de filmagens em miniatura. |
O longa ainda conta com canções inéditas e originais de Hélio Ziskind, músico que já compôs temas de programas como “Cocoricó”, “Castelo Rá-Tim-Bum”, “Glub-Glub” e “X-Tudo” e direção de arte de Mateus Rios, ilustrador de livros infantis, como “Ela tem olhos de céu”, de Socorro Acioli, e “Pedro Noite”, de Caio Riter. Com classificação indicativa livre, o longa irá encantar crianças e adultos com uma história emocionante e divertida que valoriza o poder transformador da educação.
TECA E TUTI: UMA NOITE NA BIBLIOTECA é produzido pela Rocambole Produções, criada por ex-alunos do curso de Imagem e Som da UFSCar. O filme tem, como principais patrocinadores, a Petrobras, o BNDES e a SABESP. O Projeto foi realizado através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Governo do Estado de São Paulo, com recursos da Lei Paulo Gustavo via Ministério da Cultura e Governo Federal. |
|
SinopseA pequena traça Teca vive com sua família e seu fiel ácaro de estimação Tuti numa caixa de costura. O que eles mais gostam é de comer papel, mas quando Teca aprende a ler, percebe que os livros não podem ser comidos, afinal eles guardam as histórias que ela adora. Decididos a resolver um grande mistério, Teca e Tuti partem para a biblioteca, em busca da história mais importante de suas vidas.
Ficha Técnica
Sobre os diretoresEduardo Perdido, Tiago MAL e Diego M. Doimo, são formados em Imagem e Som na UFSCar e desde 2003 dirigem a Rocambole Produções. Ao longo dos anos dedicaram-se a diferentes funções na área do audiovisual, como roteiro, direção, produção e animação de curtas e séries de animação em sua maioria voltadas ao público infanto-juvenil. “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca” é o primeiro longa de animação da Rocambole e os três além de dirigir o filme, atuaram em outras funções de destaque como animação, fotografia, produção e roteiro
Sobre a Rocambole ProduçõesA Rocambole Produções foi fundada em 2003 por 4 ex-alunos do curso de Imagem e Som da UFSCar, e ao longo dos anos desenvolveu diversos trabalhos voltados para o público infanto-juvenil. Produziu diversos curta-metragens em animação premiados e exibidos no mundo todo, sendo o último deles “O Papagaio e a Pipa” de Tiago MAL. Também desenvolveu roteiros e prestou serviços de animação para vários projetos de séries. Nos últimos anos dedicou-se à produção do primeiro longa animado da empresa, “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca”, finalizado em 2023.
Sobre a LPB ContentA LPB CONTENT é uma distribuidora de filmes originais sediada em São José do Rio Preto. Em 2024, está lançando uma cartela com 4 longas-metragens originais 100% filmados no interior paulista: Estranhas Cotoveladas, Teca e Tuti: Uma noite na biblioteca, Ivan e As quatro estações da juventude. Filmes complementares entre si, que abordam a diversidade dos nossos cenários rurais e urbanos e a autenticidade das histórias singulares que permeiam nossos interiores.
Sobre o Patrocínio | PETROBRASA Petrobras é uma empresa que tem como parte de sua história o apoio contínuo à Cultura, iniciado há mais de 40 anos. O Programa Petrobras Cultural contribui ativamente para o desenvolvimento do setor, por meio de seleções públicas e projetos convidados, mantendo presença e diálogo com a sociedade. Nessa trajetória, a retomada da parceria com o projeto Sessão Vitrine Petrobras marca uma nova fase do Programa, de apoio a grandes projetos. Além da Sessão Vitrine, a empresa está também presente no segmento audiovisual em projetos como a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, na Mostra de Cinema de Gostoso no Rio Grande do Norte e no Festival de Cinema de Vitória. Em fevereiro foi lançado o Programa Petrobras Cultural – Novos Eixos, tornando o Programa mais robusto e atualizado quanto às dinâmicas do setor e de nossa sociedade.
Sobre a SESSÃO VITRINE PETROBRASA Sessão Vitrine é um projeto inovador de distribuição coletiva de filmes brasileiros. Com um lançamento mensal, seu principal objetivo é a formação de público, promovendo a democratização do cinema nacional. Com ingressos a preços reduzidos, a Sessão Vitrine já alcançou 250 mil espectadores nos cinemas e conquistou diversos prêmios no Brasil. Possui uma rede de cinemas parceiros com mais de 20 cidades em, pelo menos, 15 estados e, através das plataformas digitais. A curadoria da Sessão Vitrine Petrobras é feita pela criadora do projeto e da Vitrine Filmes, Silvia Cruz, em parceria com a curadora Talita Arruda e Débora Butruce, esta responsável pelos filmes de patrimônio. A proposta curatorial do projeto é feita priorizando filmes brasileiros e coproduções internacionais que despertem interesse no público, seja pela inovação do seu processo criativo, pelo seu viés autoral ou pela sua qualidade e originalidade ao se posicionar propositadamente diante de aspectos da nossa cultura. A escolha dos filmes visa também abraçar temáticas, gêneros e propostas estéticas diferentes e produções de diversos estados brasileiros, proporcionando uma programação diversificada para o público em geral. Segundo Silvia Cruz, “depois de seis anos, a Petrobras volta a adotar a Sessão Vitrine. Isso representa a retomada do olhar das políticas públicas para a cultura brasileira. É um indício de um novo capítulo do cinema brasileiro representado pela Sessão Vitrine, um catalisador da diversidade formal e temática do cinema feito no Brasil”.
Sobre a Vitrine FilmesDesde 2010, a Vitrine Filmes já distribuiu mais de 250 filmes e alcançou milhares de espectadores apenas nos cinemas do Brasil. Entre seus maiores sucessos estão Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019; O Processo, de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional; e Druk: Mais Uma Rodada, de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro em 2021. Em 2020, a Vitrine Filmes iniciou um novo ciclo de expansão e renovação. Entre as iniciativas, está o lançamento da Vitrine España, que produz e distribui longas-metragens na Europa e o Vitrine Lab, curso online sobre distribuição cinematográfica, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021. A criação, em 2022, do selo Manequim, focado na distribuição de filmes com apelo a um público mais amplo e, finalmente, a Vitrine Produções, braço estratégico para o desenvolvimento, produção e coprodução de títulos próprios. Neste sentido, o primeiro lançamento da casa foi o documentário Amigo Secreto (DocLisboa 2022), de Maria Augusta Ramos, e atualmente já conta com cinco projetos realizados e oito em desenvolvimento. A Vitrine Filmes fechou o ano de 2023 com ótimos indicadores de retomada, alcançando os melhores resultados desde a pandemia. Entre as estreias do ano, estão filmes como Nosso Sonho, de Eduardo Albergaria, lançado pelo selo Manequim Filmes e que obteve a maior bilheteria entre os filmes nacionais do ano, com mais de 515.000 espectadores. Também figuram no catálogo anual a animação Perlimps, de Alê Abreu, o vencedor do Festival de Gramado, Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho, e a indicação brasileira para o Oscar, Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, que acumula mais de 80.000 espectadores em salas de cinema e é mais uma coprodução Vitrine Filmes. Mais de 20 filmes foram lançados pelo grupo no ano de 2023.
|