Teatro Ziembisnki, na Tijuca, volta em alto estilo 

Foto: Divulgação.

A Prefeitura reabre o Teatro Ziembinski, para sorte dos Tijucanos e artistas das artes cênicas. Com a estação de metro São Francisco Xavier na frente do teatro, lógico que os espetáculos contarão com maior número de espectadores.
Esse teatro carrega como nome Ziembinski,  que é chamado carinhosamente de Zimba, considerado um dos fundadores do moderno teatro brasileiro por sua encenação inovadora do texto Vestido de Noiva, em 1943 do dramaturgo Nelson Rodrigues. Com esta montagem e por seu processo de ensaio, introduz-se a noção de diretor no teatro brasileiro, aquele que cria uma encenação, quase como um pintor da cena, substituindo a de ensaiador, aquele que se preocupava apenas em distribuir papéis e ordenar a movimentação em cena.
Ao lado do dramaturgo brasileiro, ambos mudaram a história do teatro brasileiro, e vamos lembar que Nelson era da Aldeia Campista, considerada hoje grande Tijuca.
O Teatro Ziembinski, fundado pelo ator e diretor Walmor Chagas, passa a oferecer acessibilidade. A fachada foi modernizada, assim como as instalações elétricas, o sistema de prevenção de incêndios. Houve investimento também na cenotecnia, com melhorias no funcionamento do espaço cênico. O teatro ganhou uma nova cabine de luz e som centralizada com o palco e novo piso e nova pintura em toda a sua extensão, do foyer até a plateia, cuja capacidade foi aumentada de 100 para 153 lugares. Outras novidades são um café no térreo e um palco externo, o Zimbinha. A reforma também revitalizou a praça onde o teatro está instalado.
A curadoria do teatro não peca, sem arranhões soube escolher duas das grandes peças que abrirão o espaço.

SERVICO

Espetáculo Adulto: “A Descoberta das Américas”
A partir de 17/08 e seguindo até o dia 1º de setembro, nas noites de sábado e domingo, está na agenda a peça “A Descoberta das Américas”, dirigida por Alessandra Vanucci.
Peça Infantil: “A História de Kafka e a Boneca Viajante”
A partir do dia 17/08, todos os sábados e domingos à tarde (16 horas) até o dia 1º de setembro, o teatro recebe a peça infantil “A História de Kafka e a Boneca Viajante”. Que inclusive estará em Angra dos Reis, na Fita.

 

 

Paty Lopes (@arteriaingressos). Foto: Divulgação.

 

Facebook: @PortalAtuando

 

 

 

 

Author

Dramaturga, com textos contemplados em editais do governo do estado do Rio de Janeiro, Teatro Prudential e literatura no Sesi Firjan/RJ. Autora do texto Maria Bonita e a Peleja com o Sol apresentado na Funarj e Luz e Fogo, no edital da prefeitura para o projeto Paixão de Ler. Contemplada no edital de literatura Sesi Fiesp/Avenida Paulista, onde conta a História de Maria Felipa par Crianças em 2024. Curadora e idealizadora da Exposição Radio Negro em 2022 no MIS - Museu de Imagem e Som, duas passagens pelo Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com montagem teatral e de dança. Contemplada com o projeto "A Menina Dança" para o público infantil para o SESC e Funarte (Retomada Cultural/2024). Formadora de plateia e incentivadora cultural da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *