Por Cristiana Lobo
Um não ao silêncio! Essa é a resposta da premiada Renato Vieira Cia de Dança ao momento atual de pós-pandemia. Eles abrem novos caminhos com o espetáculo inédito Suíte Rock – Para loucos e amantes, dirigido por Renato Vieira e Bruno Cezario. A estreia é hoje, dia 07 de abril, 5ª feira, no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro do Rio.
A trilha que vai embalar o público e os cinco bailarinos é formada pelos clássicos do rock dos anos 70 e 80 em versão sinfônica. Você vai ver no palco um quarteto de cordas formado por uma viola, uma violinista e dois celos interpretando ao vivo, e com novos arranjos, sucessos de Led Zeppelin, Supertramp, Pink Floyd, Queen, Sting, R.E.M e The Rolling Stones.
“Essas escolhas musicais fizeram parte de uma grande mudança de comportamento, pensamento e atitudes na minha adolescência”, comenta Renato Vieira.
O rock em versão erudita já foi tocado diversas vezes por orquestras, mas a proposta deste trabalho é transpor a libertação e a intensidade dessa sonoridade para o corpo, para os movimentos.
“Estar em um mundo em suspensão e ouvir o acorde de um celista me fez transbordar num infinito de emoções. Daí a urgência de criar um espetáculo pós-confinamento que sirva para aguçar o som poético de um acorde de um violoncelo, um violino, um movimento, uma sequência coreográfica,” explica o coreógrafo.
Os músicos vão interagir com os bailarinos, não estarão sentados e comportados, como de costume. Um dos violoncelistas vai amarrar o instrumento ao corpo e usar pedais para criar efeitos que variam entre um som ora mais clássico, ora similar ao baixo ou guitarra.
O espetáculo começa no inferno (Sympathy for the Devil/Stones) e acaba no céu (The Show must go on/Queen), consegue combinar as melodias viscerais do rock aos acordes eruditos e exibe o corpo como metáfora de potência, confronto e delicadeza. Corpos que dançam com ousadia e criatividade para encantar não apenas loucos e amantes.
SERVIÇO
Suíte Rock – Para loucos e amantes
- Bailarinos: Bruno Cezario, Soraya Bastos, Felipe Padilha, Hugo Lopes, Rafael Gomes
- Músicos: Sarah Cesário, Rafael Kalil, Denis Rangel e Karen Barbosa
- Temporada: De 7 de abril a 8 de maio. Não haverá espetáculo no dia 5 de maio.
- Dias e horários: 5ª a sáb., às 19h, e dom., às 18h.
- Local: CCBB – Teatro I (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro)
- Informações: 3808-2020
- Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
- Duração: 55 minutos
- Classificação: 12 anos