Na noite da última sexta-feira (02/08), o grupo Só Pra Contrariar agitou o palco do Espaço Hall, no Rio de Janeiro. O grupo está em turnê com o projeto “SPC Acústico 2 – O Último Encontro“, que marca a última participação do cantor Alexandre Pires com o grupo. Ao lado de seu irmão, Fernando Pires, e dos demais integrantes originais do SPC — Hamilton Faria, Juliano Pires, Luís Fernando, Sérgio Sales e Alexandre Popó — o SPC fez o público cantar, sambar e se apaixonar ao som de grandes clássicos.
Em 2022, o grupo gravou o álbum “Só Pra Contrariar – Acústico”, já com a formação original e a participação de Alexandre. Porém, devido à pandemia e questões de agenda, não houve turnê na época.
Agora podemos dizer que a espera valeu muito a pena. O show é um verdadeiro espetáculo que durou mais de duas horas ininterruptas. Logo no início da apresentação, Alexandre Pires agradeceu ao público do Rio de Janeiro, que esgotou os ingressos de uma das maiores casas de show do estado. A cada minuto, era possível ver e sentir a harmonia, o amor e a alegria de cada integrante no palco.
Como em uma grande linha do tempo, o show contou com sucessos lançados em 1993, como “Que Se Chama Amor”, “Domingo”, “Out Door” e “A Barata”, além de álbuns dos anos 2000, como “Minha Fantasia”, “Do Jeito Q’ Eu Gosto”, “Não Dá Pra Desligar”, “Me Perdoa” e muitos outros. Alexandre também garantiu a gravação de um DVD do projeto, para que eles e o público possam ter para sempre um material audiovisual com a finalidade de nunca esquecer esse momento tão especial. O cantor também comentou que não costumam se atrasar e que não gostam de deixar seu público esperando, o que realmente foi o caso, já que o show, previsto para começar entre 23h30 e 00h, iniciou dentro do tempo e terminou muito depois das 2h da manhã.
Além de “Essa Tal Liberdade”, “Dói Demais”, “Mineirinho”, “Tá Por Fora”, “Sai da Minha Aba” e tantos outros sucessos, o show contou com uma homenagem ao carioca Jorge Ben Jor, onde o grupo cantou “País Tropical”, “Mas Que Nada”, “Taj Mahal” e “Fio Maravilha”. Vale lembrar que Ben Jor já participou de alguns shows do SPC e inclusive tem uma música com a participação de Alexandre Pires. O pagodeiro mencionou que cada lugar do Brasil tem sua cultura e sua música típica, e que a homenagem a Ben Jor era uma homenagem à música brasileira.
Outro homenageado na apresentação foi o cantor e compositor jamaicano Bob Marley. Parte do público ficou surpresa, mas isso não foi motivo para desanimar. Ao contrário, todo o espaço acompanhou Alexandre ao som das canções “Redemption Song”, “Is This Love”, “Three Little Birds”, “Get Up, Stand Up” e, claro, “No Woman, No Cry”.
Já no fim do show, o tradicional “bis” veio em meio aos gritos do público dizendo: “Eu não vou embora!”. Alexandre e o grupo também não pareciam querer ir embora. Foram mais trinta canções em quase três horas de show, com muita animação, pagode e samba.
Mesmo sendo chamado de “O Último Encontro”, fica o desejo dos fãs para que venham outras apresentações, pois o gostinho de “quero mais” era um desejo geral.