O Canal da Dança AC traz como dica de leitura o livro Sobre Cisnes – dramaturgia e crítica, organizado por Ruth Torralba e Hilton Berredo, lançado pela editora Gramma em 2019. A obra debruça o olhar sobre o espetáculo de dança Sobre Cisnes da bailarina e coreógrafa Giselda Fernandes apontando múltiplas visões nesse processo de composição artística.
Sobre Cisnes caiu do céu como um raio estrondoso que
sacolejou nossos corpos, arejou nossas ideias, despertou nosso olhar
e fez nosso imaginário dançar.
(Ruth Torralba e Hilton Berredo)
Com estréia em 2016, o espetáculo Sobre Cisnes foi inspirado na obra A morte do cisne, de Michel Fokine, dançada originalmente por Anna Pavlova. Ao dançar, Giselda convidou nossos corpos e nosso pensamento a dançarem com ela. Nas quatro semanas que apresentou seu solo no palco do SESC Copacabana, Giselda recebeu, toda quarta-feira, uma convidada para conversar com ela e o público sobre o espetáculo após a apresentação: Ruth Torralba, Giselle Ruiz, Paola Secchin e Lígia Tourinho. Esse convite fez com que algumas inquietações advindas de sua obra surgissem em forma de textos pelas mãos de suas convidadas e de outros pesquisadores e artistas da dança. Além das convidadas de Giselda no momento de estreia, outros pesquisadores e profissionais da dança, provocados pela obra da bailarina, também deixam suas impressões, tais como, Adriana Pavlova, Alysson Amancio, Camila Fersi e Lígia Tourinho.
O Cisne de Giselda ressoou como uma adaptação antropofágica da obra de Fokine. Seu “cisne de plástico” muito nos lembrava os Parangolés de Hélio Oiticica e as obras-objeto de Lygia Clark e Lygia Pape. Com figurino e cenário feitos de sacolas plásticas brancas, o Cisne de Giselda cria uma miríade de imagens que mudam incansavelmente quando toca o imaginário de quem vê. Em Sobre Cisnes, a coreografa aprofunda e esgarça sua pesquisa com os objetos-partners.
Aqui os sacos, mais que partners, são como secreções do corpo da bailarina e
compõem com ela uma dança.
(Ruth Torralba e Hilton Berredo)
A materialidade do objeto saco plástico nos remete tanto a um aspecto objetivo, que nos leva a pensar na poluição e desgaste do planeta, quanto a um aspecto subjetivo, que nos leva a sonhar com sua branca leveza. Não à toa, ao tocar nossas peles, povoar nosso imaginário e fazer voar nossos pensamentos, o Cisne de Giselda provocou em muitos estudiosos da dança e da cena reflexões sobre o impacto da sua nova obra, seja através de um pensamento sobre o percurso da artista, seja sobre a dramaturgia do corpo que ela inaugura na atual cena da dança carioca, seja sobre o processo de criação da artista nessa obra.
Giselda Fernandes nos oferece uma pequena obra-prima de nossos tempos. As múltiplas visões contidas neste livro são prova do impacto que causou.
(Ruth Torralba e Hilton Barredo)
Confira o trecho do espetáculo:
Livro disponível para compra em:
https://www.gramma.com.br/produto/sobre-cisnes-dramaturgia-e-critica/
VISITE TAMBÉM NOSSO CANAL LITERATURA COM OUTRAS DICAS BEM LEGAIS DE LIVROS !