SEXTAS POÉTICAS: Confira o poema “O NOME NO ESPELHO” de Tanussi Cardoso e suas imperdíveis dicas culturais!

 

Oi, pessoal, aqui é o Tanussi Cardoso. Essa semana a Sextas Poéticas tem o prazer de homenagear quatro grandes amigos, unidos pela arte e a poesia, aniversariantes dessa semana: MARIA DO CARMO BOMFIM (dia 25), JUVENAL C. FILHO (dia 29), CARLOS HENRIQUE COSTA (dia 30) e CLÁUDIO CARVALHO (dia 1º de maio).

Maria do Carmo Bomfim. Foto: Divulgação.

MARIA DO CARMO BOMFIM é professora e psicóloga clínica, graduada pela PUC/RJ, com formação em Psicanálise (SPCRJ). Poeta, cronista e contista. Tem poemas, crônicas e contos publicados em sites, revistas, jornais e antologias do Brasil, Portugal e França. Publicou os livros: PORTRAIT; e HUMANO, PROSA & VERSO. Ganhou vários prêmios nacionais, dentre outros, o “Troféu Francisco Igreja/ APPERJ”, em 2012 e 2016. É filiada à UBE e à APPERJ.

Juvenal C. Filho. Foto: Divulgação.

JUVENAL C. FILHO nasceu em Guanambi / Bahia. É escritor, poeta e advogado, com mais de 10 livros publicados, sendo seis romances: Chana a Gata; Memórias de Nossas Vidas; Amigos Amantes; “Tatu-Bola; Vasquinho – o nosso Camarada; e Vivências – honra e educação (um modo de ser e viver); além de estar presente em várias antologias de poesia. É promotor, junto com o cantor e radialista MÁRCIO THADEU, do “Encontro Vespertino de Poesia”. Gestor Cultural da Casa Balaio das Artes, local destinado ao fomento de atividades artísticas e culturais.  Faz parte da Comissão Cultural Popular do Rio de Janeiro do “Troféu Arte em movimento”, promovido por ZEP. Já dando um spoiler do bem, aqui: JUVENAL C. FILHO lançará um novo e importante livro, dia 15 de junho, às 16h, na Bienal do livro, Pavilhão 64, sobre um dos mais importantes compositores brasileiros: “DELCIO CARVALHO – PROFISSÃO COMPOSITOR”. Mais notícias, em breve, nas dicas da Sextas Poéticas. Mas já deixem anotado em suas agendas!

Carlos Henrique Costa. Foto: Divulgação.

CARLOS HENRIQUE COSTA é carioca. Cantor, compositor, letrista, poeta e jornalista. Bacharel e licenciado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Publicou os livros de poemas: Tempo desejo, prefácio de Tanussi Cardoso; Lira dos sentidos, prefácio de Ricardo Vieira Lima; O homem sem relógio, sonetos dissonantes, prefácio de Cláudio Neves (“Prêmio Reynaldo Valinho Alvarez”, da UBE; e O cata-vento da Ilha do Forte, prefácio de Alexei Bueno. Em 2001, com o poema “A morte do besouro”, ganhou o primeiro lugar no “1º Concurso de Poesias do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro”. Como compositor, tem músicas gravadas por nomes como Clarisse Grova, Claudya, Claudio Nucci, Emílio Santiago, Leny Andrade, entre outros. Em 2007, gravou o álbum Ímparceria, com Fred Falcão.

Claudio Carvalho. Foto: Divulgação.

CLÁUDIO CARVALHO é escritor e professor. Doutor em Letras Vernáculas pela Faculdade de Letras da UFRJ (2003), com Pós-Doutorado em Estudos Culturais (2015), desenvolvido no Programa Avançado de Cultura Contemporânea, na UFRJ (PACC-UFRJ). Mestre em Letras Vernáculas também pela Faculdade de Letras da UFRJ (1996). Graduado (Licenciado e Bacharelado) em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ (1984). Tem-se dedicado a desenvolver uma reflexão teórica sobre a redução do fenômeno literário a seus aspectos utilitários, pedagógicos ou ideológicos. Estuda as tensões entre os cânones literário e artístico e a temática das margens. Atua também como escritor, agitador cultural, dramaturgo, poeta e criador de letras de música popular. Autor de romances, contos, poemas, letras de música, textos de teatro, ensaios e textos acadêmicos. É sempre bom saber que o poeta, amigo e escritor CLAUDIO CARVALHO está com seu novo livro, CEM SEM ZEN SONETOS, em fase de pré-venda através do link: mondru.com/loja. Preço: 54,90, sem frete.

São essas quatro figuras essenciais para a cultura brasileira os homenageados da SEXTAS POÉTICAS de hoje. Feliz aniversário!

Vamos continuar a SEXTAS POÉTICAS com um poema. Espero que gostem.

 

O NOME NO ESPELHO

 

 

Que nome sou eu?

A quem habito no rosto diário?

A quem respondo quando me pergunto?

Que olhos me adentram?

Que corpo é esta pele

e que ossos esta árvore doce e raivosa?

Quem a mim me lê antes de mim?

Coisa da coisa que não é – eis meu nome.

Dilúvio seco.

Filtro sem ar.

Fantasma abandonado.

Susto.

Medo.

Que nome sou eu, senão fragmentos?

(Tanussi Cardoso, em A Medida do Deserto, Ibis Libris, 2003)

 


 LIVRO DA SEXTA:

É com muita honra que a SEXTAS POÉTICAS indica o livro AZO VÁCUO de IGOR CALAZANS, Ópera Editorial, 2022, um dos mais importantes poetas da contemporaneidade, pessoa querida por todo o meio poético carioca e, desde já, um dos grandes atores da cultura literária nacional.

IGOR CALAZANS é de Niterói-RJ. Poeta, escritor, jornalista e produtor cultural, possui 5 livros publicados, além de participar de diversas antologias e é coordenador e apresentador do movimento cultural “LaB POÉTICO”. Em 2014, através de um concurso, foi eleito uma das três principais revelações da poesia brasileira. Em 2020, alguns poemas do livro Palavras de Estimação foram escolhidos para serem estudados na coletânea Poesia na Escola, projeto educacional do Estado de Santa Catarina. Também organiza e apresenta o Sarau Epoché.

Sobre AZO VÁCUO, no qual o autor vai às raízes de suas indagações mais profundas para buscar sentidos e significados que consigam, se não traduzir, exprimir o indizível, o poeta, crítico literário, mestre e doutor em Literatura Brasileira, MARCELO MOURÃO, afirma, em “A provocante poética existencial de Igor Calazans”:

Nesta obra, Calazans seguirá os sinais de sua antena de poeta sagaz, de xamã da tribo, justo aquele que tem visões epifânicas, desse e de outros mundos, para, em seguida, traduzir em palavras esses olhares que conseguiu ter de outras realidades, físicas ou metafísicas. (…) “Azo Vácuo”, em sua proposta central, busca exatamente isso: colorir o mundo com novas ideias e significações. (…) Calazans é o anti-cativo, é aquele que repudia todos os grilhões que insistem em lhe oferecer. É a metralhadora de perguntas que tanto incomoda os que abriram mão de pensar. Daí, vazam por todos os lados, por todas as páginas dessa obra, questionamentos em profusão, indagações e mais indagações se alastram sem parar. (…) Calazans quer, isto sim, fundar mundos novos através de suas palavras. (…) É o genuíno vate xamânico tendo visões e regressando de paraísos e infernos para nos contar o que viu, para nos provocar o livre pensar. (…) “Azo Vácuo” é um livro para ser lido e degustado devagar, poema a poema, buscando-se o tempo todo refletir ao mesmo tempo em que se lê. (…) Com absoluta certeza é um compêndio para não-acomodados, para inquietos e febris, para os que até dormem, mas não cochilam, para aqueles que vivem com a alma incendiada tal qual vive o seu autor. É uma linda viagem de pura luz e sensibilidade, que procura pegar o leitor pelas mãos e conduzi-lo desde o vazio mais trevoso até o mais alto topo das provocações filosóficas. “       

          Deixo com vocês um pouco da bela poesia de IGOR CALAZANS:

 

CAUSA NATURAL

Se eu fosse um peixe

Morreria afogado

Se fosse formiga

Morreria soterrado

Se fosse um pássaro, no ar,

Morreria asfixiado.

Mas, como sou humano,

Eu mato.

 

BRANCO A LIMPO

Um poema passado

Em branco.

Para a história passada

Em branco.

Quando

As palavras passadas

A limpo

São das sujeiras

Do passado

Em branco

Limpa-se como?

 

INTIMIDADE DESCONHECIDA

Tudo é lindo enquanto belo.

Mas depois que a beleza

permite seus detalhamentos

Um simples sopro contra um cisco

faz sentir de perto

um olhar desconhecido.

 

Essa é a indicação do livro da semana: AZO VÁCUO de IGOR CALAZANS, Ópera Editorial, 2022.

 


DICAS DE EVENTOS

LANÇAMENTOS:

 

– DIA 08 DE MAIO, ÀS 19h, “ANABELA”, de MANOEL MORENO, com participações do músico WALTER BABARÁ e do compositor e autor do livro. Local: Cine Teatro Joia, Av. N. Senhora de Copacabana, 680, subsolo.

 

– DIA 08 DE MAIO, ÀS 19h, “UM RIO A CADA DIA” (Patuá), poemas da excelente LILA MAIA. Local: Restaurante Vegan, Vegan, Rua Hans Staden, 30, Botafogo, em frente ao antigo prédio de Furnas. PRA QUEM GOSTA DE BOA POESIA, IMPERDÍVEL!

 

 

– DIA 13 DE MAIO, A PARTIR de 19h, “EDUCANDO FILHOS PARA UM FUTURO SEM EMPREGOS”, de TANIA ZAGURY. Local: Livraria da Travessa do Shopping Leblon.

 

– DIA 17 DE MAIO, ÀS 20h, “BALBÚRDIA POÉTICA 6”, com ARTUR GOMES & JOSÉ FACURY (Dois Perdidos em seus Poemas Sujos), com a participação de JIDDDU SALDANHA e TANUSSI CARDOSO. Na ocasião, o poeta ARTUR GOMES lançará seu novo livro de poemas: ITABAPOANA PEDRA PÁSSARO POEMA: poesia alquimista bruxaria (Littera Lux). Local: Usin4 Casa das Artes, Rua Geraldo de Abreu 04, Cabo Frio.

 

 


 POESIA:

 

– DIA 29 de abril, das 18h às 20h, “PONTE DE VERSOS”, com PATRICIA PORTO, WANDA MONTEIRO e MARIA HELENA LATINI. Local: Blooks Niterói, Rua Miguel de Frias, 9, Reitoria da UFF.

 

– DIA 29 DE ABRIL, A PARTIR DAS 18h, “SARAU TERÇA CONVERSO”, com o GRUPO POESIA SIMPLESMENTE em “RIO DE JANEIRO, PASSADO E PRESENTE”. ANDRÉ LUIS MANSUR fala sobre “Machado de Assis, um escritor carioca”. Música: TELMA DA COSTA. Sorteio do livro DOM CASMURRO. Palco aberto para poetas e músicos. Local: Teatro Glaucio Gill, Praça Cardeal Arcoverde, s/n, Copacabana. Inteira: R$ 10,00.

 

– DIA 08 DE MAIO, ÀS 18h, “MÚSICA, POESIA E VOCÊ”, homenagem ao Dia das Mães. Com: LUIZ OTAVIO OLIANI, VAL MELLO, EURIVAN, MÁRCIO THADEU, JUVENAL FILHO e AMALRI NASCIMENTO. Coordenação: NEUDEMAR SANT’ANNA e CARLOS ROCHA. Local: BemBar, Rua Cachambi, 330, Cachambi.

 


MÚSICA

 

– HOJE, DIA 25 DE ABRIL, ÀS 19h, “TRIBUTO A TIM MAIA” – 27 ANOS SEM O TIM”, com ANDRÉ MARÇAL & BANDA e participação de JORGE VENTURA. Local: Areninha Cultural Jacob do Bandolim, Praça do Barro Vermelho s/nº Praça Geraldo, Jacarepaguá. TODOS PAGAM R$ 30,00.

 

 

– ATÉ 27 DE ABRIL, “A VIÚVA ALEGRE”, de FRANZ LEHAR, com o CORO E A ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO MUNICIPAL. Concepção: ANDRÉ HELLER-LOPES; direção musical: FELIPE PRAZERES. SÁBADOS (19 e 26); TERÇA (22); SEXTA (25), ÀS 19h. DOMINGO (27), ÀS 17h. De R$ 20,00 a R$ 90,00.

 

– DIA 28 de maio, às 20h, “VERSOS E VERSÕES – A VIDA EM PARÓDIA”, com EDU KRIEGER e NATALIA VOSS, com a participação de PAULINHO MOSKA. Local: Anfiteatro Teatro Riachuelo.

 


TEATRO:

 

 

– HOJE, DIA 25 DE ABRIL, ÀS 20h, “VIOLETA PARRA EM DEZ CANTOS”, de LUIZ ALBERTO DE ABREU, com ROSE GERMANO. Direção: LUIZ ANTÔNIO ROCHA. Local: Teatro Gláucio Gill. Quinta e sexta

 

 

– AMANHÃ, DIA 26 DE ABRIL, ÀS 18h, “MOSTRA DE ESQUETES EM HOMENAGEM AOS 9 ANOS DO POLO”, com as peças: “O MÍNIMO DO HOMEM”, breve monólogo com FÁBIO BAPTISTA; e “O VICIADO”, de GILBERTO D’ALMA, com o autor, que também é o diretor das peças. Local: Estrada da Cacuia, 1333, Cocotá, Ilha do Governador, Colégio COC. Ingressos: R$ 30,00.

 

– ATÉ 27 DE ABRIL, a premiada “SIMPLESMENTE EU, CLARICE LISPECTOR”, com BETH GOULART. Local: Teatro Prio, Jockey Club Brasileiro. Sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h. R$ 120.00.

 

– ATÉ 27 DE ABRIL, “VISITANDO CAMILE CLAUDEL”, com direção e texto de RAMON BOTELHO, com ADRIANA RABELO. Local: Teatro Laura Alvim, Ipanema. Sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h. R$ 60,00.

 

– ATÉ 27 DE ABRIL, “O BEM-AMADO”, de DIAS GOMES. Com DIOGO VILELA. Direção de MARCUS ALVISI e RICHARD LUIZ. Local: Teatro Clara Nunes, Shopping da Gávea. SEXTA E SÁBADO, ÀS 20h; DOMINGO, ÀS 19h. DE R$ 120,00 a R$ 140,00.

 

– ATÉ 27 DE ABRIL, “CHATÔ E OS DIÁRIOS ASSOCIADOS – 100 ANOS DE PAIXÃO”. Direção: TADEU AGUIAR, com STEPAN NERCESSIAN. Local: Teatro João Caetano, Praça Tiradentes. SEXTA e SÁBADO, ÀS 19h. DOMINGO, ÀS 17h. De R$ 40,00 a R$ 60,00.

 

– DIA 30 DE ABRIL, ÀS 20h, “PRIMEIRA PESSOA, DOM CASMURRO”, com a CIA. DE ARTE BOURSORIA. Direção e roteiro: ALINE BOURSEAU, com CLARA WERNECK, GREG SORIA e outros. Local: Teatro Vannucci, Shopping da Gávea, Rua Marquês de São Vicente, 52, 3º andar, loja 371, Gávea. R$ 80,00 e R$ 40,00.

 

 

– ATÉ 04 DE MAIO, “A FALECIDA”, de NELSON RODRIGUES, com CAMILA MORGADO, THELMO FERNANDES e STELA FREITAS. Direção: SERGIO MÓDENA. Local: Teatro Nelson Rodrigues, Centro. Quinta e sexta, às 19h; sábado e domingo, às 18h. A partir de R$ 30,00.

 


OUTROS EVENTOS

– DIA 28 DE ABRIL, DAS 14h ÀS 17h, a escritora MARIA AMÉLIA PALLADINO palestrará sobre “BÁRBARA ELIODORA GUILHERMINA DA SILVEIRA, UM RESGATE!”.  Local: AJEB – Unafisco Nacional, Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar, sala 1301.

 

– DIA 29 DE ABRIL, ÀS 16h, CICLO DE CONFERÊNCIAS “OS POETAS DA CANÇÃO”: “A POÉTICA DE CAETANO VELOSO”, por JOSÉ MIGUEL WISNIK. Coordenação: GERALDO CARNEIRO. Local: ABL.

 

– DIA 06 DE MAIO, DAS 18h ÀS 20h, “BATE PAPO CULTURAL”, com JOÃO LUIZ AZEVEDO e MÁRCIO THADEU. Convidados: FLÁVIO PADILHA, JORGE LEÃO, MONICA ROSSI e IZABELLA BICALHO. Local: Casa de Cultura Balaio das Artes, Rua da Quitanda, 30, sala 711, Centro. Contribuição voluntária.

 

 

– DIA 24 DE MAIO, ÀS 10h30, a ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS convida para a solenidade de posse de EURÍDICE HESPANHOL. A saudação será feita pela acadêmica MÁRCIA PESSANHA. Local: AFL – Praça da República, 7, Centro, Niterói. Traje passeio. NOSSOS PARABÉNS À NOVA ACADÊMICA.

 

 

– O poeta, amigo e escritor CLAUDIO CARVALHO comunica a pré-venda de seu novo livro CEM SEM ZEN SONETOS, através do link: mondru.com/loja. Preço: 54,90, sem frete.

 

– Nossa querida amiga e escritora CARMEN TERESA ELIAS anuncia seu livro novo: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA: A NOVA COLÔNIA – Tecnologia linguística e as controvérsias da natureza humana (Grupo Editorial Scortecci), que já se encontra em pré-venda por R$ 60,00, no site da editora: www.scortecci.com.br. ATUAL E IMPERDÍVEL!  

 

– Também em pré-venda o livro do escritor e jornalista MAURÍCIO MELO JÚNIOR intitulado SETE SOLIDÕES. Quem quiser adquirir: catarse.me/solidões (link na bio).

 


ACONTECEU, É NOTÍCIA

No dia 11 de abril, no Coffee Break Cafeteria, na Lapa, a ASSOCIAÇÃO DE POETAS PROFISSIONAIS DO RIO DE JANEIRO (APPERJ) comemorou seus 36 anos de existência com muita festa e com uma das mais importantes premiações do nosso mundo literário, o “PRÊMIO APPERJ 2025”. Entre os diversos agraciados, destacamos o “SARAU DA VARANDA”, organizado e apresentado pela poeta CHRIS HERRMANN, que recebeu o troféu da premiação na categoria “SARAU REVELAÇÃO”. Em comemoração à premiação, no dia 15 de abril, o “SARAU DA VARANDA” lotou o Restaurante Salete, na Tijuca, com artistas e amigos, como WANDA MONTEIRO, CARLOS ORFEU, ANNA MARIA FERNANDES, RENATA QUIROGA, NUNO RAU, ALEXANDRE GUARNIERI, ANDRÉ MARÇAL, LILIAN MAIAL, ROZZI BRASIL, DEI RIBAS, DAN JUAN NISSAN COHEN, MARIA DO CARMO BOMFIM, AMALRI NASCIMENTO, entre tantos outros. Tudo devidamente fotografado por GRACY KLEM. Ficam aqui o registro e os aplausos acalorados da SEXTAS POÉTICAS para a APPERJ e para o “SARAU DA VARANDA”. Parabéns e vida longa!


Aqui me despeço de vocês, amigos e amigas. Até à próxima Sextas Poéticas. Grande abraço do Tanussi Cardoso.

TANUSSI CARDOSO

www.tanussicardoso.com.br

 

 

 

 

 

Confira as colunas do Projeto AC Verso & Prosa (@acversoeprosa):


com Ana Lúcia Gosling

com César Manzolillo


com Tanussi Cardoso

Author

Poeta. Letrista. Crítico literário. Jornalista. Advogado. Em 1995 sua composição “Viver a vida” (c/ Amarildo Silva) foi incluída no CD “Rios Afluentes”, de Amarildo Silva. O mesmo parceiro gravou em 1997 “Barraco vazio”, parceria de ambos, no CD “Estação”, também de Amarildo Silva. Em 1999 o grupo Cambada Mineira regravou “Viver a vida”, parceria com Amarildo Silva, um dos integrantes do grupo. No ano 2000 Rosi Sanga interpretou o poema “Das dores de amor” no CD “Femup 2000”, de música e poesias premiadas no “XXXV Festival de Música e Poesia”, da Fundação Cultural de Paranavaí, do Estado do Paraná. No ano participou do “Concurso Internacional de Poesias Cantinho do Poeta”, tendo seu poema “Sobre o mar”, sido incluído em CD lançado pelo Selo Rickmarc – Publishing, na Inglaterra. Sua composição “Beco com saídas” foi incluída no CD “Gata de rua”, da parceira Sandra Bernardo. Em 2003 sua parceira Delayne Brasil, no CD “Nota no verso”, incluiu “Veredicto” e “Lábios que beijei”, parcerias de ambos. Neste mesmo ano participou, ao lado de Euclides Amaral, Marko Andrade, Zezé Motta e Noca da Portela, do projeto “Conexão Solidária”, no teatro do Sesc da Tijuca. Em 2004, no CD “Virgem Sertão Roseano”, de Amaraildo Silva, o parceiro interpretou “Canção pra Diadorim”, “Cruz do sertão” e a faixa-título, as três, parcerias de ambos. No ano de 2010 lançou o livro “50 poemas escolhidos pelo autor” (Edições Galo Branco & Casa de Cultural Laura Alvim), na Casa de Cultura Laura Alvin, em Ipanema. Participou, com Salgado Maranhão, do programa “Espaço Aberto – Literatura”, de Claufe Rodrigues, na Globo News. Toda sexta-feira, no ArteCult, através da coluna SEXTAS POÉTICAS, publica poemas e dicas culturais no ArteCult. Coluna que integra o projeto AC VERSO & PROSA junto de Ana Lúcia Gosling (crônicas) e César Manzolillo (contos).

18 comments

  • Mais uma Sexta Poética excelente, recheada de beleza, poesia e dicas culturais. Adoro a sua coluna, Tanussi. Parabéns! E obrigada pela honra em reportar o Prêmio APPERJ, recebido pelo Sarau da Varanda recentemente.

    Reply
    • Obrigado, Chris, por sua leitura. Seu evento virou algo imprescindível para a poesia carioca. Parabéns!

      Reply
  • “Coluna cada vez melhor. Bastante expandida em conteúdo variado. Parabéns.” ( escritora CARMEN TERESA ELIAS)

    Reply
  • “MARAVILHA, IRMÃO !POR AQUI, SABEMOS DE COISAS
    INIMAGINÁVEIS. EIS QUE DESCOBRI UM AMIGO QUE MUITO ADMIRO E QUE NÃO VEJO DESDE 1992: JOSÉ FACURY. ARTHUR E JIDU , TAMBÉM, FICARAM DISTANTES. CARLOTA DUARTE E EU ESTIVEMOS NA INAUGURAÇÃO DO GRANDE TEATRO DE CABO FRIO. ENCENAMOS LÁ, “A ILHA DAS CABRAS”, DE UGO BETTI, SOB MINHA DIREÇÃO. TÔ CONTENTE
    À BEÇA ” (Poeta e ator DARTAGNAN HOLLANDA)

    Reply
  • “Adoro as sugestões culturais da sua coluna. A poesia “O nome no espelho” é de arrepiar. Parabéns, amigo poeta!” (escritora MERCIA LEITÃO)

    Reply
  • “Obrigado pela homenagem Tanussi! Sou fã de Carteirinha de “Sextas Poéticas “. Prazeroso!” (Escritor JUVENAL C. CARDOSO)

    Reply
  • “Coluna vívida, poética, singular, necessária: um presente que enriquece ainda mais a nossa agenda semanal. Parabéns, Tanussinho! E obrigada, sempre. Te amo. Bjs” (poeta e colunista ROSE ARAÚJO)

    Reply
  • Que orgulho ver o seu talento florescer a cada Sexta-feira Poética! Sua sensibilidade transforma palavras em emoção pura. Parabéns, meu tio querido. Te amo!! ❤️

    Reply
  • “Muito obrigada pela homenagem!
    De você só posso mesmo esperar atitudes generosas, autênticas, amigas!!!!” (Poeta MARIA DO CARMO BOMFIM)

    Reply
  • “Muito boa a Sextas Poéticas desta semana. Parabéns para os quatro escritores aniversariantes. Muita saúde e poesia!
    Seu poema “O Nome no Espelho” é aquela indagação quando vemos a nossa imagem no espelho e a indagação de quem somos. Muita coisa se passando pela cabeça e chegando a conclusão do nome ser um mundo de fragmentos. Muito interessante.
    O livro, muito bem escolhido, do nosso grande poeta Igor Calazans, ” Azo Vácuo” desperta a curiosidade sobre a filosofia existencial em forma de poesia. Seus poemas “Causa Natural”, “Branco a Limpo” e “Intimidade Desconhecida” têm a característica do Espanto nos seus finais. Gostei muito.. Os eventos, como sempre, múltiplos para todos os gostos. Dou destaque para o encontro dos Poetas do grupo Poesia Simplesmente no dia 29, às 18hs, no Glaucio Gil, com uma programação variada, interessante e alegre. Estarei lá!
    Também, muito importante, a posse de nossa grande poeta Euridice Hespanhol, na Academia Fluminense de Letras no dia 24 de maio. Vamos todos prestigiar nossa nova Imortal!
    Obrigada, Tanussi querido, por nos deixar sempre a par do que está acontecendo com a nossa literatura.
    Bjs” ( da poeta SYLVIA GRABOIS)

    Reply
  • Sextas Poéticas faz parte do meu cardápio semanal. Poemas, dicas de leitura, ações culturais as mais diversas. É bom demais!

    Reply
  • Sextas Poéticas faz parte do meu cardápio semanal. Poemas, dicas de leitura, ações culturais as mais diversas e muito mais. É bom demais!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *