
Oi, pessoal, aqui é o Tanussi Cardoso. Essa semana a Sextas Poéticas tem o prazer de homenagear dois dos escritores mais queridos dos cariocas, e que aniversariam esta semana: o goiano EDIR MEIRELLES (dia 19) e o cearense MÁRCIO CATUNDA (dia 22). Dois grandes poetas, de quem tenho o privilégio da amizade. Para eles nosso grande abraço e carinho, com o nosso FELIZ ANIVERSÁRIO!

Edir Meirelles
EDIR MEIRELLES é poeta, contista e romancista. Membro do PEN Clube do Brasil e Academia Carioca de Letras. Presidente de Honra da UBE-RJ. Publicou, entre outros: Poemas Contaminados; O Velho Januário (contos). Madeira de dar em doido (romance); Poemas Telúricos; O feiticeiro da Vila (romance); Gigantes da Literatura e novos valores (ensaios); Paixão na Lapa e outras histórias (contos); 50 Poemas selecionados, e, há poucos dias seu novo livro: TAÇA DOS SABORES pela Editora Kelps.

Márcio Catunda
MÁRCIO CATUNDA, escritor e diplomata, é membro de diversas entidades culturais, como a Associação Nacional de Escritores, o Pen Clube do Brasil, a Academia de Letras do Brasil, a União Brasileira de Escritores e a Associação Profissional de Poetas do Rio de Janeiro. Editou diversos livros de poesia, de prosa (alguns dos quais escritos diretamente no idioma espanhol) e discos de poemas musicados. Foi Conselheiro na Embaixada do Brasil em Sófía, onde publicou antologia de seus poemas, traduzidos pelo poeta búlgaro Rumen Stoyanov. Escreve em diferentes periódicos brasileiros. Tem, igualmente, poemas musicados registrados nas plataformas Spotify e YouTube. Tem dezenas de livros publicados, em diversas línguas, entre poemas, ensaios, contos etc. Um de seus últimos trabalhos é PARIS E SEUS POETAS VISIONÁRIOS, ensaios. Fortaleza, 2021.
A esses dois grandes poetas e amigos, nosso abraço fraterno e poético. PARABÉNS!
Vamos continuar a SEXTAS POÉTICAS com um poema, e espero que gostem.
DAS CONFIGURAÇÕES

Meus olhos fixos na cristaleira antiga.
Há qualquer coisa de eterno em seu mármore,
em seu orgulhoso espelho coberto de tempo.
(Quantos já choraram seus licores?)
Meus olhos fixos na cristaleira antiga.
Há sombras de valsas, de tangos, de bailes, de flautas e pianos.
Há vidas em suas poeiras. Há mãos.
Estou a um passo de algo que desconheço, mas intuo.
Estou a um passo da loucura. Ou da utopia.
Estou a um passo do que poderia ter sido:
eu diante de mim – cristaleira muda.
Estou aqui. Pedra fixa em um ponto qualquer.
Aprendendo o pássaro
– pés presos no salto; asas presas no voo.
(Como a Arte que persiste em me apontar falhas.)
Ousando unicamente a possibilidade do poema. Ou do futuro.
Como um cego a flutuar no escuro.
A um passo da Morte. Ou a um passo de Deus.
(Tanussi Cardoso, Viagem em torno de, 2000, 7Letras)
LIVRO DA SEXTA:
Pedindo licença para fugir do comum nessa sessão, onde a cada semana indicamos um livro de poemas, hoje, a SEXTAS POÉTICAS indicará dois livros: um de poesias, outro, de ensaios, por sua excelência e atualidade. O de poemas se chama ANACOLUTOS, de MARCELO J. FERNANDES, Letras e Versos, 2022; o de ensaios, “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA: A NOVA COLÔNIA – Tecnologia linguística e as controvérsias da natureza humana”, de CARMEN TERESA ELIAS, Scortecci Editora, 2025.

MARCELO J. FERNANDES é membro da Academia Brasileira de Poesia e da Academia Petropolitana de Letras. Carioca, professor, tradutor e revisor. Pós-doutorando em Letras pela Universidade do Porto, Portugal, Doutor e Mestre em Letras Vernáculas pela UFRJ. Mais de 12 livros publicados, e dezenas de premiações, como o 1º lugar no “Concurso de Poesias da Bauernfest – Prefeitura de Petrópolis – RJ, Academia Brasileira de Poesia (2015).

Marcelo J. Fernandes
Sobre ANACOLUTOS, o poeta e crítico literário ROGÉRIO LOBO afirma:
“Estes Anacolutos amalgamam as visões que pareceriam inconciliáveis: palavras trabalhadas com cuidado, arranjadas meticulosamente a serviço de uma profundidade que surpreende.”
FERNANDO PY assinala que
“… toda a poesia de Marcelo J. Fernandes é de primeira água. Deve ser lida com cuidado, atenção e prazer.”
O escritor, poeta e crítico GERSON VALLE analisa:
“(…) Em Marcelo Fernandes é nítida a presença de sua experiência de vida com as pessoas com quem convive, lugares, gostos, mas nem sempre de forma expressamente memorialística. Passam como vultos de um quadro impressionista…(…) Marcelo J. Fernandes é um poeta maduro, cujos versos denotam já ter passado por muitos caminhos indicados por sua excelente formação. Hoje, restam reflexos escolhidos que se agregaram a uma personalidade sólida, original, formando, por sua vez, seu próprio caminho, que todos nós, seus leitores, pisamos com prazer, reflexão, entusiasmo. Isto, sobretudo, porque suas palavras nos fazem experimentar o sabor existente no âmago da poesia…”
Deixo com vocês um pouco da ótima poesia de MARCELO J. FERNANDES:
ANTES DE MIM
tenho uma memória prodigiosa:
fatos, datas, fotos,
traços, rostos, cores,
evidências, livros,
mentiras.
refaço passos anteriores
remoo velhas canções
remonto personagens extintas.
foco efemérides vencidas,
gastas pelas ampulhetas,
grão a grão
de costas para o futuro,
o tempo insiste nas pessoas,
bandeiras que dormem
profundamente
e levam a crer:
– recordar é doer.
Essa é primeira indicação do livro da semana: ANACOLUTOS, de MARCELO J. FERNANDES, Letras e Versos, 2022.
CONTATO DO AUTOR: Instagram: @marfajfernandes.
O segundo livro a ser indicado é de autoria de CARMEM TERESA ELIAS: “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA: A NOVA COLÔNIA – Tecnologia linguística e as controvérsias da natureza humana”. A autora é docente, pesquisadora e palestrante em Literatura Comparada e Análise de Gêneros Textuais, pós-graduada em Letras pelas universidades de Cambridge, UFF, UERJ e Gama Filho. É, também, artista plástica. Tem doze livros literários publicados, abrangendo, conto, romance juvenil, poesia, dramaturgia etc. É premiada pelo Consulado da Itália, Feira do Livro de Genebra, entre outras premiações.

Sobre seu livro de ensaio, diz a docente pós-graduada em Letras e Educação, LIGIA VALLE:
“Gostei imensamente do livro. Uma leitura valiosa. Um passeio pela História da Humanidade e um resgate ético da importância dos valores humanos em tempos de excessiva mecanicidade. Com visão humanística, lúcida, agregadora de conhecimento, o texto nos proporciona vislumbrar o caminho que desembocou na apregoada I.A. Generativa. Uma abordagem sem deslumbramentos, sem euforias; uma análise atenta, analítica e crítica, dos primórdios da humanidade até agora, para aqueles que não sabem os riscos por trás do desenvolvimento das I.A.s e estão encantados com promessas e falácias. Este livro é fundamental para a compreensão dos mecanismos por que estamos sendo tragados a um mundo digital desprovido de humanidade.”
Assim, para todos nós que precisamos entender melhor sobre ética e humanidade, aconselhamos a leitura fundamental desse tão importante livro: “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA: A NOVA COLÔNIA – Tecnologia linguística e as controvérsias da natureza humana”, de CARMEN TERESA ELIAS, Scortecci Editora, 2025.
DICAS DE EVENTOS
LANÇAMENTOS:
– AMANHÃ, DIA 17 DE MAIO, ÀS 20h, “BALBÚRDIA POÉTICA 6”, com ARTUR GOMES & JOSÉ FACURY (Dois Perdidos em seus Poemas Sujos), com a participação dos poetas JIDDDU SALDANHA e TANUSSI CARDOSO, mais roda de samba com CLARÊNCIO RODRIGUES e DIGO DA CONCEIÇÃO. Na ocasião, o poeta ARTUR GOMES lançará seu novo livro de poemas: “ITABAPOANA PEDRA PÁSSARO POEMA: poesia alquimista bruxaria” (Littera Lux). Local: Usin4 Casa das Artes, Rua Geraldo de Abreu 04, Cabo Frio.


– DIA 20 DE MAIO, ÀS 19h, “O PRIMEIRO LEITOR”, de LUIZ SCHWARCZ. Haverá bate-papo com o escritor SÉRGIO RODRIGUES. Local: Janela Livraria da Gávea.
– DIA 15 DE JUNHO, ÀS 16H, “DELCIO CARVALHO – PROFISSÃO COMPOSITOR”, de JUVENAL C. FILHO. Local: Bienal do Livro, Localização: V41, Pavilhão 4.
POESIA:

– HOJE, DIA 16 DE MAIO, ÀS 19h, “FESTIVAL DE ARTES INTEGRADAS”, com, entre outros: AMALRI NASCIMENTO, ANNA MARIA FERNANDES, CHRIS HERRMANN, LUIZ OTÁVIO OLIANI, ROSE LIMA e VAL MELLO. Artes Plásticas: ANNA SIQUEIRA; Música: Seu Tuca. Local: Av. Henrique Valadares 17ª, Centro.

– HOJE, DIA 16 DE MAIO, DAS 16h ÀS 19h, “EVP – ENCONTRO VESPERTINO DE POESIA”, organização de JUVENAL C. FILHO e MÁRCIO THADEU, com BRUNO BLACK, entre outros artistas e poetas. Local: Casa Balaio das Artes. Rua da Quitanda, 30 S/ 711, Centro. Evento gratuito.

– AMANHÃ, DIA 17 DE MAIO, ÀS 17h, “ÁRVORE DE POESIA”, com dois dos mais queridos poetas do Rio de Janeiro: JORGE VENTURA e VAL MELLO. Local: Rua Almirante Gavião, 6, loja C, Tijuca. IMPERDÍVEL!
– DIA 18 DE MAIO, ÀS 19h, “SARAU NA CASA D’ALMA”, com poesia, música e dança. Realização: GILBERTO D’ALMA. Local: Restaurante Chuá da Ilha. Rua Cambaúba, 1357, Jardim Guanabara.

– DIA 19 DE MAIO, ÀS 20h, “JOÃO E O CORUJÃO DA POESIA” convidam para seu sarau presencial. Local: Drop Burguer, Reserva Cultural Niterói, São Domingos, Niterói.
– DIA 20 DE MAIO, ÀS 19h30, “MANO A MANO”, com MANO MELO, CRISTINA BETHENCOURT, MARTA PARET (Palhaço Paçoca) e LUISA BORGES PONTES (Neco e a Patroa). Local: Capitu Café, Rua Cosme Velho, 174. Sem couvert. Gratuito.

– DIA 20 DE MAIO, DAS 18h ÀS 21h, “PONTE DE VERSOS”, com ALEXANDRE BRANDÃO, NUNO RAU, IGOR CALAZANS e GRINGO CARIOCA. Local: Blooks Livraria, Praia de Botafogo, 316.

– DIA 22 DE MAIO, ÀS 15h, a Academia Luso-Brasileira convida para a conferência “JÁ DISSE QUE ESTOU SOZINHO” (FERNANDO PESSOA) – Esquiva dialética heteronímica,” proferida pelo professor Doutor IVAN PROENÇA. Local: Liceu Literário Português – Rua Senador Dantas, 118 – Auditório – 1º andar.

– DIA 23 DE MAIO, ÀS 18h, “CONEXÃO RIO DE JANEIRO / NORDESTE – SARAU NO SOLAR DO MIRANTE”, com o cearense MANOEL MORENO. Local: Rua Aprazível, 86, Santa Teresa.

MÚSICA

– DIA 28 de maio, às 20h, “VERSOS E VERSÕES – A VIDA EM PARÓDIA”, com EDU KRIEGER e NATALIA VOSS, com a participação de PAULINHO MOSKA. Local: Anfiteatro Teatro Riachuelo.

TEATRO:

– ATÉ 18 DE MAIO, “DIAS FELIZES”, de SAMUEL BECKETT, com a ARMAZÉM CIA. DE TEATRO. Local: Espaço Armazém, Fundição Progresso. Quinta a sábado, às 19h30; domingo, às 19h. R$ 80,00.
– ATÉ DIA 31 DE MAIO, “AO VIVO (DENTRO DA CABEÇA DE ALGUÉM)”, da COMPANHIA BRASILEIRA DE TEATRO, com RENATA SORRAH, BIXARTE e outros. Direção e texto: MARCIO ABREU. Local: Teatro Carlos Gomes, Centro. Quinta a sábado, às 19h; domingo, às 18h. R$ 80,00.
– ATÉ 1º DE JUNHO, “HADDAD E BORGHI: CANTAM O TEATRO LIVRES EM CENA”, com RENATO BORGHI e AMIR HADDAD. Roteiro e direção: EDUARDO BARATA e ELAINE MOREIRA. Local: Teatro Adolpho Bloch, Glória. Quinta a sábado, ÀS 20H; domingo, às 17H. De R$ 40,00 a R$ 150,00.
– ATÉ 1º DE JUNHO, “TUDO QUE EU QUERIA TE DIZER”, de MARTHA MEDEIROS, com ANA BEATRIZ NOGUEIRA. Direção: VICTOR GARCIA PERALTA. Local: Teatro Prio. SEXTA E SÁBADO, ÀS 20h; domingo, ÀS 19h. R$ 100,00.
– ATÉ 10 DE JUNHO, “FREUD E O HOMEM DOS RATOS”, de e com o psicanalista ANTONIO QUINET. Local: Teatro Vannucci, Shopping da Gávea. QUINTA, ÀS 20h30. R$ 120,00.
– ATÉ 15 DE JUNHO, “TORTO ARADO”, de ITAMAR VIEIRA JUNIOR. Com LARISSA LUZ e BÁRBARA SUT. Direção: ELÍSIO LOPES JÚNIOR. Local: Teatro Riachuelo. Rua do Passeio, Centro. Quinta e sexta, às 20h; sábado, às 16h e às 20h; domingo, às 16h. R$ 40,00 a R$ 200,00.
– DE HOJE ATÉ 16 DE JUNHO, “MORTE E VIDA SEVERINA”, de JOÃO CABRAL DE MELO NETO, com a CIA. ENSAIO ABERTO. Músicas: CHICO BUARQUE. Direção: LUIZ FERNANDO LOBO. Local: Teatro Vianinha. Armazém da Utopia, Centro. Sexta a segunda, às 20h. R$ 60,00.
– ATÉ 22 DE JUNHO, “SIMPLESMENTE EU, CLARICE LISPECTOR”. Atuação e direção: BETH GOULART (supervisão: AMIR HADDAD). Local: Teatro Clara Nunes, Shopping da Gávea. SEXTA e SÁBADO, ÀS 20h; DOMINGO, ÀS 19h. R$ 120,00 e R$ 140,00.
– ATÉ 22 DE JUNHO, “OS MAMBEMBES”, de ARTUR AZEVEDO. Direção: EMÍLIO DE MELLO. Com: CLÁUDIA ABREU, DEBORAH EVELYN, JULIA LEMMERTZ, LEANDRO SANTANNA, ORÃ FIGUEIREDO e PAULO BETTI. Local: Teatro Casa Grande, Leblon. Quinta a Sábado, às 20h; domingo, às 18h. R$ 90,00 a R$ 200,00.
– ATÉ 29 DE JUNHO, “PAIXÃO VIVA”, com ÍTALA NANDI. Texto da atriz com EVALDO MOCARZEL, que a dirige. Local: Teatro Poeirinha, Botafogo. QUINTA A SÁBADO, ÀS 20h; DOMINGO, ÀS 19h. R$ 120,00.
EXPOSIÇÕES

– AMANHÃ, SÁBADO, 17 DE MAIO, DAS 14h ÀS 18h, “LUZ SILÊNCIO E POESIA”, entre os diversos expositores, destacamos REGINA POUCHAIN e RICARDO GARCIA. Local: Galeria Dobra / |RTNVA. Fábrica Bhering – 2º andar. Rua Orestes, 28, Santo Cristo.

– ATÉ 18 DE MAIO, “FAZER O AR”, com 16 trabalhos inéditos de IOLE DE FREITAS. Local: Paço Imperial. Praça Quinze de Novembro, 48, Centro. Terça a domingo, das 12h às 18h.
– DIA 22 DE MAIO, ÀS 17h30, “HOMENAGEM À LITERATURA ARGENTINA – MOSTRA COLETIVA DE ARTE CONTEMPORÂNEA: BORGES – LABIRINTO DAS ARTES”. Conversa com artistas. Local: Galeria Antonio Berni, Consulado Geral da República Argentina, Praia de Botafogo, 228, S/L 201, Botafogo. Visitação: SEGUNDA A SEXTA, DAS 10H ÀS 17H.
– ATÉ 27 DE MAIO, “SONHOS: HISTÓRIA, CIÊNCIA E UTOPIA”, curradoria de SIDARTA RIBEIRO. Local: Museu do Amanhã, Praça Mauá 1, Centro. Quinta a terça, das 10h às 18h. R$ 30,00.
– ATÉ 14 DE JUNHO, “MEIGA RODRIGUES – ORGANISMOS DE UMA PAISAGEM”. Local: Espaço Cultural Correios Niterói, Av. Visconde do Rio Branco, 481, Centro, Niterói. Segunda a sexta: 11h às 18h; sábado: 13h às 18h. Entrada gratuita.

OUTROS EVENTOS
– AMANHÃ, DIA 17 DE MAIO, das 10h 30 ÀS 17h, “1ª FEIRA DE LITERATURA E ARTES DA SEMANA DOS MUSEUS”, apresentando, entre outros, a autora GEORGIA ANNES. Local: Espaço Cultural da Marinha, Av. Alfred Agache, s/n, Praça XV, Centro.

– AMANHÃ, DIA 17 DE MAIO e DOMINGO, DIA 18, DAS 9h ÀS 18h, “FESTA LITERÁRIA DE SANTA TERESA” (FLIST), homenageando ADÉLIA PRADO e MILTON NASCIMENTO, com espaços para venda de livros e artesanatos, exposições, saraus, teatro, música, dança e feira gastronômica. Local: Parque Glória Maria. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa.
– DIA 19 DE MAIO, ÀS 20h, “APPERJ DEBATE: OS DESIGNERS”, com ANGEL CABEZA, MONICA DE SERPA e ROSE ARAUJO. Apresentação: JORGE VENTURA. Local: YouTube: Canal APPERJ OFICIAL.

– DIA 21 DE MAIO, ÀS 16h, a Academia Carioca de Letras convida para a solenidade de posse da escritora e professora LUIZA LOBO, que será recebida pelo acadêmico PAULO ROBERTO PEREIRA. Local: ACL: Rua Teixeira de Freitas, 5, sala 306, Lapa, prédio do IHGB. Traje: passeio completo. Com coquetel.

– DIA 22 DE MAIO, ÀS 18h, “ENCONTRO COM ESCRITORES”, coordenação de RENATO CASIMIRO, receberá o escritor CARLOS EDUARDO PEREIRA, numa conversa com INÊS AMORIM e LUIZ NADAL sobre o romance do autor “AGORA AGORA”, Todavia, 2022. Local: Casa Dirce. Rua das Palmeiras, 82, Botafogo.

– DIA 24 DE MAIO, ÀS 10h30, a ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS convida para a solenidade de posse de EURÍDICE HESPANHOL. A saudação será feita pela acadêmica MÁRCIA PESSANHA. Local: AFL – Praça da República, 7, Centro, Niterói. Traje passeio. NOSSOS PARABÉNS À NOVA ACADÊMICA.

– DIA 28 DE MAIO, ÀS 18h, “SHAKESPEARE NA CASA DIRCE”, com o poeta, roteirista, dramaturgo e membro da ABL, GERALDO CARNEIRO conversando sobre “SHAKESPEARE: O DISCURSO DO AMOR RASGADO”. Coordenação: FERNANDA MEDEIROS (UERJ). Local: Casa Dirce. Rua das Palmeiras, 82, Botafogo.

– DIA 09 DE JUNHO, ÀS 14h, BENEDITA DA SILVA receberá o título de DOUTORA HONORIS CAUSA pela UFRJ. Local: Auditório Manuel Maurício, Campus da UFRJ, Praia Vermelha.

– EM BREVE nas telas dos cinemas, o Documentário “AS GINGERS”, sobre o sensacional grupo de sapateado, coordenado por RAFAELI MATTOS (colunista da editoria DANÇA do ArteCult), e composto por pessoas da terceira e quarta idade. Direção e montagem: PEDRO MURAD, tendo no elenco, entre outros nomes, a colunista do ArteCult.com, ANA LÚCIA GOSLING. O documentário já foi aplaudido em várias mostras e festivais de cinema pelo Brasil e pelo mundo, como o “The Soul Center Film Fest: Shades Of She 2025”; “Papagena Festival 2025”; “Baixada Film Festival 2025”; “Kinjai Shah 2025”; “Festival de Cinema de Xerém 2025”; entre outros. IMPERDÍVEL!

NOTA FINAL
Meus amigos, amigas, leitores e leitoras, fãs da “Sextas Poéticas”, fui convidado para uma visita ao Nordeste, mais precisamente, Salvador/Recife, e vou me ausentar da Coluna (confesso que já com saudade), até a primeira semana de junho, quando a “Sextas Poéticas” estará de volta, com muita poesia e notícias de livros, poetas e eventos culturais. Então, me desculpem a ausência e me aguardem em junho, tá bom? Fiquem com o carinho e a gratidão do Tanussi. Bjs
Aqui me despeço de vocês, amigos e amigas. Até à próxima Sextas Poéticas. Grande abraço do Tanussi Cardoso.
TANUSSI CARDOSO

![]()


Confira as colunas do Projeto AC Verso & Prosa (@acversoeprosa):
com César Manzolillo




















Obrigada, Tanussi, por incluir “As Gingers” nessa riquíssima lista de indicações. Suas dicas valem ouro!
Lindo seu poema. Essa nostalgia de si dialoga comigo. A cristaleira como símbolo da vida vivida, também da possível que não se tentou. Pra mim, me emociona, encontra lugar na saudade materna (mamãe tinha uma, belíssima, que usava como relicário das conquistas rs). Adoro sua poesia! Que bom ter você por perto
Obrigado pelo carinho, Ana. A delicadeza e a inteligência de suas crônicas também são o alicerce desse nosso Portal. Um prazer lê-la e tê-la como amiga. Grande beijo
Meu tio querido,
Li sua poesia da cristaleira e fiquei profundamente tocada. Que força tem cada palavra! É como se a alma do poema respirasse entre os versos, cheia de memórias, de tempo, de silêncio e de revelação. Na casa da minha vó Querida tinha uma cheia de lembranças. Viajei no tempo!
Sinto orgulho em poder ler suas poesias no Sextas poéticas. Elas sempre me levam para um lugar de reflexão, de beleza e de emoção verdadeira. Obrigada por compartilhar sua arte com o mundo e comigo. É um privilégio. Te amo!!!
Minha sobrinha querida, muito feliz por suas palavras. Te amo. Bjs
Querido Tanussi Poeta,
Deslumbrou-me seu poema, na Cristaleira de Dentro.
Parabéns!
Grato minha amiga. Acho que todos temos uma cristaleira vivendo em nós. Obrigado pelo carinho. Bjs
Querido Tanussi, precioso e n e c e s s á r i o poetAmigo,
seu olha sobre si, sobre o outro, sobre o mundo
nos comove, envolve e impulsiona. Sim, poeta, és luz aos nossos trilhares, um sentir maior com/em nós.
Das rosaicas singelezas saltam historias, memorias e fortalez. Você, amigo, transborda poesia dos dias, entrega e percepção… Que beleza de poema, que nos preenche, toca e desperta para aquilo que corre por dentro.
Obrigada, Tanussinho, por fazer [ p ] arte…
Obrigada pela sua luz, incentivando, divulgando
e iluminando a todos nós.
Bjbj
Rose Araujo.
Minha Rose querida. Muito feliz por suas palavras amorosas e Poéticas. Elas me fazem continuar. Gratidão
Obrigado, Ana, por seu comentário carinhoso. Grande abraço meu
“Como sempre, Sextas Poéticas chegou com muitas informações sobre a nossa Literatura.
O aniversário de nosso poeta Edir Meireles foi muito comemorado na posse da nova diretoria da UBE, com o lançamento do seu livro “Taça dos Sabores”, com bolo e muita festa. Parabéns para nosso querido poeta Márcio Catunda, que também é aniversariante. Seu poema, Tanussi, “Das Configurações”, inspirado em uma antiga cristaleira, nos traz a memória e o desconhecido e nos faz pensar. Muito bom.
O Livro indicado de Marcelo Fernandes, “Anacoluto”, desperta curiosidade e o da grande escritora Carmem Elias parece ser muito profundo, vou esperar uma palestra com debates.
Os eventos muito bem escolhidos: irei ver “Mambembe” de Arthur Azevedo, no Casa Grande, e a posse de nossa querida Euridice Hespanhol na Academia Fluminense de Letras. Obrigada, Tanussi querido, por esta Sextas Poéticas! Amei! Bjs”(poeta SYLVIA GRABOIS)
“Lindo o poema da Cristaleira, querido!” (Poeta MARIANA VALLE)
“Como cristal, o poema multiplica a faceta plural da cristaleira.”(poeta LEA MADUREIRA)
“Sempre ótimo , Tanussi”(escritora CARMEM TERESA ELIAS)
Maravilhoso como sempre o informativo das Sextas Poéticas.
Homenagens a Edir Meireles, Márcio Catunda; indicações de livros como o de Carmem Teresa Elias sobre Inteligência Artificial e aquele poema incrível do Tanussi diante da cristaleira antiga ( amo cristaleira e antiquários).
Além disso, acompanho de terras pantaneiras as atividades culturais do Rio de Janeiro.