SEXTAS POÉTICAS: Na estreia da coluna de Tanussi Cardoso, leia LUGAR ALGUM

Oi, amigos e amigas, aqui é o poeta Tanussi Cardoso. Começamos, hoje, a nossa coluna “Sextas Poéticas”, aqui, no Portal ArteCult, sempre com um poema e uma dica de livros, especialmente, para os leitores e leitoras do nosso Portal. Conto com os comentários, observações e ideias de vocês para que possamos, cada vez mais, aprimorar a nossa página.

Então, vamos ao poema inaugural de nossas “Sextas Poéticas”:

Foto : Wirestock

LUGAR ALGUM

 

Carrego comigo o mapa das ruas esquecidas na memória.

O gosto das frutas e os primeiros sabores

das bocas e corpos da juventude.

Nenhuma lua se acendeu mais em mim.

O vento de um subúrbio, pequeno e distante,

se agiganta diante do futuro curto que me resta.

Sou um caminho, somente.

Somos sempre um caminho.

Para onde?

Por que o Tempo só mira o abismo?

 

“DICA DA SEXTA”:

Capa Livro Escrita Labial de Solange Padilha

 Solange Padilha é de Belém do Pará, mas vive no Rio de Janeiro. Formada em Ciências Sociais pela Sorbonne e fundadora do jornal Nós Mulheres. Publicou Saphographia (1987) e Dadaandaainda (1992). Seu livro, Escrita Labial, publicado pela Ibis Libris, em 2014, foi reeditado, em 2023, tem prefácio de Leonardo Fróes e orelha da editora Thereza Christina Rocque da Motta.

Sobre o livro, diz o poeta Leonardo Fróes: (…) Achando um jeito, assim, de abordar Solange Padilha, onde há um liame indissolúvel entre palavra e vida. (…) É a palavra que pega fogo sozinha, já que Solange, vivendo “do coração que bate / como um Drácula faminto”, diz que escreve “poemas para viver poemas”. A palavra, portanto, é a própria seiva.” 

Portanto, não deixem de ler Solange Padilha e seu “Escrita Labial”, Editora Ibis Libris, a nossa “DICA DA SEXTA.

Grande abraço poético do Tanussi Cardoso e até à próxima “Sextas Poéticas”. Obrigado!

 

TANUSSI CARDOSO

 

 

 

 

 

 

 

www.tanussicardoso.com.br

 

 

Confira as colunas do Projeto AC Verso & Prosa:


com Ana Lúcia Gosling

com César Manzolillo


com Tanussi Cardoso

 

 

Author

Poeta. Letrista. Crítico literário. Jornalista. Advogado. Em 1995 sua composição “Viver a vida” (c/ Amarildo Silva) foi incluída no CD “Rios Afluentes”, de Amarildo Silva. O mesmo parceiro gravou em 1997 “Barraco vazio”, parceria de ambos, no CD “Estação”, também de Amarildo Silva. Em 1999 o grupo Cambada Mineira regravou “Viver a vida”, parceria com Amarildo Silva, um dos integrantes do grupo. No ano 2000 Rosi Sanga interpretou o poema “Das dores de amor” no CD “Femup 2000”, de música e poesias premiadas no “XXXV Festival de Música e Poesia”, da Fundação Cultural de Paranavaí, do Estado do Paraná. No ano participou do “Concurso Internacional de Poesias Cantinho do Poeta”, tendo seu poema “Sobre o mar”, sido incluído em CD lançado pelo Selo Rickmarc – Publishing, na Inglaterra. Sua composição “Beco com saídas” foi incluída no CD “Gata de rua”, da parceira Sandra Bernardo. Em 2003 sua parceira Delayne Brasil, no CD “Nota no verso”, incluiu “Veredicto” e “Lábios que beijei”, parcerias de ambos. Neste mesmo ano participou, ao lado de Euclides Amaral, Marko Andrade, Zezé Motta e Noca da Portela, do projeto “Conexão Solidária”, no teatro do Sesc da Tijuca. Em 2004, no CD “Virgem Sertão Roseano”, de Amaraildo Silva, o parceiro interpretou “Canção pra Diadorim”, “Cruz do sertão” e a faixa-título, as três, parcerias de ambos. No ano de 2010 lançou o livro “50 poemas escolhidos pelo autor” (Edições Galo Branco & Casa de Cultural Laura Alvim), na Casa de Cultura Laura Alvin, em Ipanema. Participou, com Salgado Maranhão, do programa “Espaço Aberto – Literatura”, de Claufe Rodrigues, na Globo News. Toda quinta-feira, no ArteCult, tem poemas do autor no ArteCult, que integra o projeto AC VERSO & PROSA junto de Ana Lúcia Gosling (crônicas) e César Manzolillo (contos).

14 comments

  • Un trabajo brillante lleno de sentido y belleza, felicitaciones al querido poeta Tanussi Cardoso a quién he tenido el honor de traducir al castellano, mis saludos desde Santiago de Chile

    Reply
  • Saudações à ArteCult e à presença importante de Tanussi Cardoso neste nobre projeto cultural!
    Antológico poema de Tanussi sobre o tempo!
    E salve a poesia de Solange Padilha na dica de hoje!

    Reply
  • Tanussi, parabéns pela estreia da coluna “Sextas poéticas”, bem ao gosto do que sempre fizemos desde a década de 1980. O livro de Solange Padilha, “Escrita labial”, para esta coluna foi uma boa ideia, pois é um livro que “volta” a ser impresso depois de 10 anos. E um bom livro sempre volta. Não sai de impressão. Lutamos pela permanência da poesia, da poesia em nós. Beijo fraternal por tuas “Sextas poéticas”.

    Reply
  • Maravilha Tanussi Cardoso !!! Lugar nenhum é aqui e agora. Sextas Poéticas anunciando coisas boas. Somos sempre um caminho, e já encontrei o de hoje: Solange Padilha e seu “Escrita Labial.

    Reply
  • Oiê, Tanussi. Acabo de ler seu Poema. Me dá um tempo, para o bom impacto e memórias baixarem, é volto aqui. Abraço

    Reply
  • O Sexta poética tem tudo para fazer sucesso, com esse poeta e escritor maravilhoso que é Tanussi Cardoso! Parabéns ! Precisamos de boas dicas de leitura ! E é sempre um prazer ler um poema de Tanussi!

    Reply
  • Boa noite, meu caro Tanussi!
    “Sextas Poéticas” começa com uma dica de poema lindo e bem reflexivo… “Sou um caminho, somente.”
    Trazendo esta afirmativa para mim, acrescentaria uma “?”

    Sucesso…

    Reply
  • Meus amigos e amigas, poetas tão queridos. Muito grato, de coração, pelo carinho e incentivo. Estamos e estaremos juntos, sempre. Até à próxima Sextas Poéticas. Abraços fraternos e poéticos

    Reply
  • O Canal Literatura do Portal ArteCult está de parabéns. Este novo colaborador tem muito a acrescentar e a compartilhar.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *