
SETEMBRO LILÁS – MÊS INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A DOENÇA DE ALZHEIMER E OUTRAS DEMÊNCIAS
A campanha SETEMBRO LILÁS 2025 convida você a tirar suas dúvidas sobre a DOENÇA DE ALZHEIMER, com o objetivo de informar, apoiar familiares e cuidadores, estimular hábitos de vida saudáveis, incentivar o diagnóstico precoce, assim como combater o estigma relacionado à demência promovendo um cuidado humanizado.
A campanha SETEMBRO LILÁS 2025 evidencia a desinformação sobre o tema, esclarecendo os mitos a respeito da doença, a dificuldade de acesso a serviços especializados e a escassez de profissionais capacitados. Um diagnóstico em tempo oportuno permite acesso a tratamento, reabilitação e apoios que ajudam a preservar a autonomia e a qualidade de vida. Veja a seguir:
O QUE É ALZHEIMER E QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS?
Alzheimer é o tipo de demência mais comum no mundo, com 80% dos casos, uma doença progressiva e neurodegenerativa que afetando o cérebro compromete a cognição (principalmente a memória e a linguagem), o comportamento/personalidade e pode afetar a mobilidade. Sinais e sintomas mais comuns: A pessoa se esquece de fatos recentes importantes, perde objetos, fica desorientada no tempo e no espaço, há desorganização, perde o raciocínio crítico, apresenta dificuldade para resolver problemas, surgem mudanças de humor ou de personalidade, alterações na linguagem (fala truncada, confusa), alterações visuais (não entende o que vê), etc.
DADOS NO BRASIL
No Brasil, mais de 1,2 milhão de pessoas vivem com a demência Alzheimer, a prevalência de casos de demência atinge mais as mulheres em 9,1% e os homens em 7,7%. Os fatores de risco mais comuns são depressão e sedentarismo (Fonte: Ministério da Saúde e site setembrolilas.org.br).
Desde 2019, sempre no dia 21/09, Dia de Conscientização da Doença de Alzheimer, o Cristo Redentor tem a iluminação alterada para chamar atenção dessa campanha.
DIAGNÓSTICO
Se você está convivendo com uma pessoa 65+ que apresenta estes sinais e sintomas descritos, busque um médico geriatra para avaliar o caso de seu familiar, fazendo os exames necessários e buscando informações para oferecer suporte familiar e tratamento personalizado.
TRATAMENTO E REABILITAÇÃO
Médicos e profissionais da saúde especializados em Geriatria e Gerontologia oferecem tratamento e reabilitação no contexto das demências, incluindo medicação e cuidado humanizado a domicílio como: estimulação cognitiva, terapia ocupacional, musicoterapia, terapia das reminiscências, fisioterapia/ exercícios físicos e arteterapia. Estes serviços também são realizados em grupos de idosos, favorecendo a socialização, evitando o isolamento tão comum nesta fase da vida.
APOIO AOS CUIDADORES
A doença não afeta somente os pacientes mas também a família e os cuidadores, todos precisam de suporte e muita informação neste momento.
Para mais informações entre em contato:
Psicóloga e psicogeriatra REGINA MURRAY LOUREIRO
Cel.: (21) 966425899 (whatsapp)
APOIO À CAMPANHA NOS SITES:
- ABRAZ – Associação Brasileira de Alzheimer (abraz.org.br)
- APAZ – Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer (apaz.org.br)
- FEBRAZ – Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (febraz.org.br)
- SBGG – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (sbgg.org.br)










