Curta já elegível para o Oscar de 2022 aborda a imigração de venezuelanos para o Brasil.
“Seiva Bruta“, de Gustavo Milan, foi selecionado para o 32º curta Kinoforum (Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo), que acontece de 19 a 29 de agosto. O filme integra a mostra Competição Brasileira. A atriz Venezuelana Samantha Castillo estrela o curta, que também possui o ator brasileiro Luiz Carlos Vasconcelos no elenco. Samantha é reconhecida principalmente pelo filme “Pelo Malo”, de Mariana Rondon, ganhador da concha de Ouro no Festival Internacional de San Sebastián (Espanha). O filme aborda a imigração de venezuelanos para o Brasil, contando a história de Marta (Samantha Castillo), que está vindo para o Brasil e na sua vinda conhece um casal em dificuldades. Eles tem um bebê e Marta tem a capacidade de amamentar.
O curta está qualificado para tentar uma vaga no Oscar de 2022 após ser consagrado como Melhor Curta-metragem Internacional no SSFF & ASIA 2021, no Japão. “Seiva Bruta” já foi selecionado para 17 festivais internacionais e já conquistou dez prêmios internacionais. Além do SSFF & ASIA 2021, o filme foi consagrado como Melhor Curta de Ficção e recebeu o Grand Chameleon no Festival de Cinema do Brooklyn, em Nova Iorque. O curta também já conquistou os prêmios de Melhor Curta Latino no Directors Guild of America; Young Director Award – Silver Screen Film School; Melhor Filme de Estudante no Munich Film Awards (Alemanha); Melhor Curta-Metragem no Festival Internacional de Cinema de Rhode Island (Estados Unidos); Melhor Curta Metragem no National Board Review e Melhor Direção no Wasserman Awards, prêmio dado pela Universidade de Nova Iorque (NYU). O curta também foi selecionado para o Festival de Palm Springs, na Califórnia. O evento é um dos principais festivais americanos de curta-metragem e serve como qualificação para o AMPAS, BAFTA, BIFA e Goya Awards.
Ficha Técnica:
- Direção e Roteiro: Gustavo Milan
- Produção: Gustavo Morozini
- Direção de Fotografia: Lasse Tolboll
- Direção de Arte: Rafael Blas
- Assitente de direção: Carolina Brumatti
Sobre o diretor:
Gustavo Milan é um cineasta brasileiro atualmente morando na cidade de Nova Iorque, onde ele cursa o mestrado em filmmaking da New York University Tisch School of the Arts. Gustavo começou a fazer filmes em 2014 depois de se formar na escola francesa de documentários Ateliers Varan, em Paris. Em 2016, ele completou o programa de longa duração em cinematografia da Maine Media Workshops, no Maine (EUA). O seu último filme “Seiva Bruta/ Under the Heavens” ganhou do Directors Guild of America o prêmio de melhor curta metragem latino em 2019. Em 2020, Gustavo também recebeu o prêmio Wasserman Award, considerado o reconhecimento máximo da New York University no campo de direção cinematográfica.