
Inaugurada em Janeiro de 2025, a SANDTECA (@sandteca) é um projeto incrível que já se consolidou como um ponto vibrante de cultura pop e entretenimento em Guaramiranga, Ceará. Criada pelo multifacetado Sandman (@sandman2686), como é mais conhecido Fabiano de Almeida, professor, artista plástico, fotógrafo, colecionador e pesquisador de HQ’s desde final dos anos 70 e professor de Linguagens e Códigos, pesquisador de HQs, a Sandteca vai além de uma biblioteca de gibis: são mais de 20 mil exemplares em diferentes formatos (formato tradicional, capa dura, americano, minisséries e muito mais), além de um acervo de action figures, itens nerds, toys e até réplicas temáticas como o martelo de Thor e o escudo do Capitão América . O espaço também conta com salas de projeção, brinquedos interativos (lousa mágica, quadro negro com giz), tablets, além de suvenires e ambiente tematizado que convida visitantes de todas as idades a mergulharem no universo dos quadrinhos.
Confira a apresentação da Sandteca, feita pelo idealizador do projeto:

Clique AQUI para ver a apresentação de Sandman!
Apesar do início recente, o impacto da Sandteca já é visível. As visitas de turmas de creches e agendamentos para escolas mostram que o projeto já desperta interesse institucional.

Teto de um dos cômodos da Sanddteca
Com estrutura para até 15 crianças, a sala de cinema exibe títulos infantis com pipoca gratuita, enquanto os pequenos se distraem desenhando ou explorando brinquedos e gadgets. Sandman compartilha sua visão: transformar a Sandteca em um ponto turístico e educativo, em parceria com a Prefeitura e rede de hospedagens, integrando cultura, ensino e turismo gamer/geek .
Confira mais imagens!
Apesar do início recente, o impacto da Sandteca já é visível. As visitas de turmas de creches e agendamentos para escolas mostram que o projeto já desperta interesse institucional. Com estrutura para até 15 crianças, a sala de cinema exibe títulos infantis com pipoca gratuita, enquanto os pequenos se distraem desenhando ou explorando brinquedos e gadgets. Sandman compartilha sua visão: transformar a Sandteca em um ponto turístico e educativo, em parceria com a Prefeitura e rede de hospedagens, integrando cultura, ensino e turismo gamer/geek .
Não perca a entrevista exclusiva que fizemos com Sandman, confira abaixo!

ENTREVISTA – SANDMAN, CRIADOR DA SANDTECA (GUARAMIRANGA/CE)
1. Sandman: o que você acredita que a SandTeca representa para a cidade de Guaramiranga e como ela se diferencia de outras bibliotecas tradicionais?
Há mais de 30 anos sou Professor e a gente vê, com o tempo, a necessidade de trazer leitura aos alunos e desde cedinho. Com essa globalização, muita tecnologia e celular demais nas escolas, a tendência será diminuir o interesse pela leitura e também para os estudos. Na SandTeca, além de ter um grande acervo de gibis, as crianças se divertem com jogos, pintura, desenhos, cinema e quando se tem algo colorido e que chama a atenção delas, fica tudo favorável. Esta é a diferença entre uma sala de aula tradicional em que a maioria das crianças não tem tanto interesse em participar porque falta algo, um ambiente em que se sinta mais à vontade. Este local é exatamente o que a cidade precisava.
2. A SandTeca nasceu de um sonho de infância alimentado pelas HQs. Em que momento você percebeu que era hora de transformar esse sonho em um espaço físico?
Foi mais ou menos antes da pandemia (Covid-19) que tive algo parecido, ainda não definido. Quando o “problema” se agravou, as aulas eram dadas online e o acesso ao material que eu poderia repassar pros alunos, simplesmente estavam em forma de imagens, prints… Nada tão importante quanto o físico. Sou bem tradicional e gosto de papel e tinta, do colorido, das artes dando emoção. O aprendizado caiu, não rendeu. Faltava o contato, o ensino cara-à-cara, o debate. Pensei: “Com tantas HQ’s aqui em casa, por que não levar esse Universo pras crianças?”. O plano surgiu e comecei a botar no papel.

Sandteca. Foto: Página da biblioteca no Instagram.
3. Qual foi o maior desafio na construção e organização da SandTeca – estrutural, financeiro, emocional…? E como você o superou?
O maior desafio, sem sombra de dúvidas foi o financeiro. Professor no Brasil ganha pouco. Tive pouquíssima ajuda, mais de amigos que me consideram e perceberam que o Projeto SandTeca seria algo muito positivo pra educação das crianças. Durante 1 ano e dois meses, mais ou menos, fui construindo aos poucos. Num momento comprava madeira, depois tinta, verniz, pregos, fios, contratava marceneiro, eletricista, torneiro mecânico… As contas na ponta do lápis… Tive até que esquecer as contas porque senão desistia. Nenhuma ajuda de político (e estávamos num ano de eleições), mas os que me ajudaram com uma graninha aqui e outra ali são pessoas que gostam de Guaramiranga, gostariam de ver o Projeto dar certo. E deu.
4. Você mencionou que tem cerca de 20 mil itens na coleção. Como você organiza esse acervo tão rico e variado para torná-lo acessível aos visitantes?
Eu coleciono desde o final dos anos 70. Desde quando os Postos da Esso / Texaco distribuíam gratuitamente gibis para quem abastecia. Nunca foi fácil ter uma edição, mesmo que preto e branco e só capa colorida. Nos anos 80 dei continuidade e como nunca teve banca de jornal ne aminha cidade (e nunca terá), uma das minhas irmãs trazia sempre quando viajava pra Capital. Hoje também faço isso. Tenho que viajar 4 horas pra poder comprar uma hq em banca. Também fiz cursos de Almoxarifado, Bibliotecário, essas áreas e organizar ficava fácil. Além de ter passado há tempos de 20k (em 2019), nem todas estão disponíveis pras crianças. Como todo colecionador raiz, há sempre aquelas que a gente tem mais cuidado e guarda com carinho longe dessa juventude que ainda não sabe o valor pessoal que a gente guarda em cada item. Todas no plástico, em ambiente adequado e dezenas que podem ser usufruídas pelos visitantes, além de brinquedos e um cardápio variado de atividades artísticas.
5. A SandTeca é muito mais que uma biblioteca: é um espaço lúdico, artístico e interativo. Quais experiências mais inusitadas ou emocionantes já aconteceram por lá?
Já teve de tudo, desde encontros de Candidatos Políticos pra tirarem fotos pra urna (também sou fotógrafo) até reuniões de Corpo Docente pra agendar visitas. Mas os mais inusitados e surpreendentes foram as visitas de crianças com autismo. Foram 3 turmas e ainda virão mãos na última semana de junho, antes das férias. Eu não tinha a mínima ideia de como receber os alunos PCDs (Pessoas Com Deficiência), talvez agitadas, quietas demais… Só exigi que viessem “reforço” de Professoras por causa de qualquer eventualidade, mas, por incrível que pareça, foram as turmas mais quietas, educadas (a maioria) e isso me mostrou o quanto estou engatinhando nesta área sobre as crianças autistas.
6. Você tem uma bagagem incrível como professor, artista e fotógrafo. Como essas múltiplas identidades se conectam no projeto da SandTeca?
Tudo se encaixou perfeitamente bem. Além de ser um colecionador veterano, como Professor eu conheço a necessidade de leitura para as crianças e hqs chamam atenção. Como artista Plástico, montei esse Projeto definindo cores e personagens da 7ª e da 9ª Artes, que descrevem o ambiente, Além disso, tive visita de um Bombeiro pra me auxiliar, de modo profissional, na segurança do ambiente, já que se trata de receber menores, então tudo foi revestido (parede, mesa, armários, chão com tatame, extintor de incêndio, etc) assim como foi adaptado (banheiro com vaso infantil, pia pequena, sabonete líquido anti-alérgico, lixeira automática e tudo o que foi de praticidade para a seguranças das crianças.
7. Pensando no futuro: além da parceria com escolas e turismo, você sonha em expandir a SandTeca para outros municípios ou até como um projeto itinerante?
Essa expansão está no caderno. Como a SandTeca só tem 6 meses de funcionamento, já há a possibilidade de levar um pacote de kits de leitura e entretenimento para as Escolas locais, como hqs, pinturas, projeção de um filme em 3D, levar um Cosplay e mostrar o básico (bom e chamativo) do que este Projeto tem a oferecer. Já está em andamento uma primeira visita em agosto junto com outras atividades Escolares. Dando certo (acredito que será positivo), expandir pra outras cidades será mais fácil.
8. Pensa criar também na Sandteca um espaço dedicado ao segmento de super-heróis brasileiros?
Sou fã de produtos brasileiros. Apoio tudo o que há no mercado e tenho uma área só de HQ´’s e trabalhos nacionais. Eu mesmo criei dezenas de personagens e desenhei mais de 100 histórias quando era mais jovem. Tudo muito precário, lápis grafite com lápis de cor e papel comum. Uma cola e pronto. Ainda não tive oportunidade de mostrar meu trabalho mas sou um pioneiro em Artes Plásticas na minha cidade e quase tudo por aqui tem meu “dedo de Midas”. Sempre estou em lives de youtubers que são desenhistas, que produzem suas próprias hqs. Aqui no Brasil nós temos artistas formidáveis. Temos que saber prestigiar nosso brasileiros.
SERVIÇO
SANDTECA – Biblioteca de Gibis
Localização: Rua Raimundo Valmir Almeida, 59. Bairro Manoel Castro Filho – Guaramiranga, Ceará. CEP : 62766 000
Siga a Sandteca no Instagram:
Acompanhe a coluna DICAS DA SANDTECA no blog Colective Arts: https://coletivearts.blogspot.com/2025/06/dicas-da-sandteca.html

Siga-nos nas redes sociais!

Instagram: @artecult & @quadrimundi
Facebook: @quadrimundi































De fato é um espaço que nos remete a um universo de lembranças, aguça a imaginação e nos faz reviver momentos de nossa infância. Vale a pena conhecer. Parabéns ao idealizador