Sabrina Corrêa e Fernanda Botelho, idealizadoras da marca, criaram exposição exclusiva para o evento
A SAFE Art, marca de arte idealizada pelas artistas Sabrina Corrêa e Fernanda Botelho, vai marcar presença no Carandaí 25, que acontece de 1 a 4 de dezembro, no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico.
Durante o evento, as artistas irão apresentar uma escultura de cinco metros, da obra SAFE Toy, elaborado e desenvolvido exclusivamente pela SAFE Art, que ficará exposta na área externa.
Com os pés invertidos em referência ao Curupira, entidade mítica dos povos originários e guardião das matas, a SAFE Toy materializa o desejo de incorporar signos que transmitam segurança e proteção, sobretudo em um momento de desaceleração e ressignificação de valores durante o confinamento provocado pela pandemia. Além da referência ao mito folclórico, a Toy também se apropria de imagens e discursos das artes visuais, moda, artesanato, cultura popular, design e arquitetura explorando técnicas e linguagens do mundo contemporâneo sem qualquer hierarquia de valores.
“Estamos muito felizes com a oportunidade de participar do Carandaí 25. Habitar o espaço externo em uma escala arquitetônica é afirmar uma outra presença e um outro ritmo sejam de ordem estética, política e/ou social. Antes menor e mais intimista, agora a Toy saiu de seu espaço privado e tomou a paisagem urbana criando um fluxo mais democrático e acessível a um maior número de espectadores.” – destacam as artistas Fernanda Botelho e Sabrina Corrêa, idealizadoras da SAFE Art.
Além disso, a participação da marca no Carandaí 25 vai unir arte, moda e responsabilidade social: peças SAFE Toys de 20 e 40cm estarão expostas e disponíveis para a venda no evento, sob encomenda. Cinquenta por cento do valor obtido com a venda das obras de arte será revertido para a Associação Social Saúde Criança Responder, que presta assistência a crianças e adolescentes atendidos na pediatria e/ou berçário do Hospital Municipal Miguel Couto e do Instituto de Cardiologia Aloysio de Castro e suas famílias.
Sobre a SAFE Art
A SAFE Art, formada pelas iniciais das idealizadoras Sabrina Corrêa e Fernanda Botelho, nasceu em um período de confinamento no início da pandemia em 2020 e, não por acaso, “safe” traduzida para o português quer dizer “em segurança”. Neste tempo de reflexão e autoconhecimento, a SAFE Art surgiu como um projeto de esperança.
Em 2022, a SAFE Art esteve presente no ArtRio, maior Feira de Arte do Rio de Janeiro. Na ocasião, foram desenvolvidos quatro modelos de SAFE Toys exclusivos para o evento que também tiveram parte de suas vendas revertidas para o projeto Criança Responder.
SERVIÇO
SAFE Art no Carandaí 25
- Data: 1 a 4 de dezembro de 2022
- Horário: Das 13h às 21h
- Local: Museu do Meio Ambiente – Jardim Botânico