O ROCK CHAIN® é uma dança com corrente idealizada e desenvolvida por Rhada Naschpitz dentro do seu estilo e método, o Rock & Metal Dance-FDRS®. A ideia foi lançada em junho de 2021, pois seu processo criativo surgiu em plena pandemia do covid-19, que de certo modo nos acorrentou, libertou… Hoje o método já está fundamentado mas permite uma exploração infindável de movimentos, um processo criativo que não acaba e que estará em constante desenvolvimento. É uma inovação de âmbito internacional, nasceu aqui no no Brasil, no meu estúdio na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
A ideia de dançar com corrente surgiu por um acaso, num momento que eu Rhada Naschpitz me arrumava para um show de rock. Como corrente é um acessório básico no estilo roqueiro de vestir, escolhi um cinto de correntes para meu look. Eu escutava enquanto me arrumava o meu predileto do metal Ronnie James Dio, e como é normal pra mim, dançava e cantava durante minha produção. A música era “Egypt -The Chain are on”, foi então que meu cinto de corrente entrou pra dança, comecei literalmente a dançar segurando o cinto aberto, segurando suas extremidades, a “brincadeira” virou uma ideia que foi lançada em 23 de Junho de 2021, depois foi iniciado um processo de desenvolvimento e pesquisa, e agora fundamentado um método e estilo de dança o ROCK CHAIN®.
A corrente do ROCK CHAIN® não é qualquer corrente, não é mais só um cinto, apesar que a ideia dela também ser um acessório veio daí. Aproveitando também a minha formação em desenho industrial e design de joias, foi feita uma pesquisa com vários tipos de corrente, vários tipos de peso e material, e comprimento para melhor adaptação na dança. A questão de fazê-la também como um acessório, tipo “bodychain”, foi visando praticidade de manipulação e ênfase na estética da cultura rock, já que corrente é um acessório típico dessa cultura, e do meu estilo de dança, o Rock & Metal Dance- FDRS®. Por isso essa corrente é exclusiva para essa dança. A técnica do estilo comprova essa importância, ela foi desenvolvida com peso, tipo de material, comprimento e peças para uma adaptação exclusiva para melhor movimentação e com isso possibilitando diversas maneiras de manipulação viabilizando maior processo criativo, pesquisa de movimentos e interação com diversos movimentos do Rock & Metal Dance- FDRS®.
Sua utilização em performances, dentro da cultura rock, são permitidas, podem e devem ser propagadas por outros artistas da dança, mas que tenham passado pelo aprendizado do método, adquirindo qualificação e comprometimento técnico com o mesmo e queiram continuar com o processo de criação de movimentos, com a única exigência; que a marca/método sejam mencionados pelos direitos autorais já registrados, então a cópia ou o uso indevido do mesmo estará sujeito a processo de proteção de direitos de criação de método artístico em dança.
Dançar com a corrente, na verdade, não te prende, mas te liberta das “amarras” do corpo, que busca saídas para a movimentação. O libertar do movimento, libertando o corpo, conhecendo-o no saber onde segurar para soltar, onde estão e como estão seus pontos de apoio, sabendo ativar o centro de força para melhor controle, equilíbrio e estabilização, e aprimorando o diálogo entre articulações soltas e musculaturas firmes. Explorando direções, planos, intenções, olhares. Tirando de dentro as amarras, respirando, sentindo e transformando em criatividade dançando. Trazendo também o espírito de liberdade da cultura rock que sempre enfatizou o libertar-se de padrões sociais conservadores, de preconceitos, de discriminações raciais, de fanatismos religiosos, políticos e estéticos… Lutando pela liberdade de expressão. E lembrando também da necessidade humana de libertar-se das correntes da matéria que fazem esquecer da essência da vida, do ser, do eu, do próximo, do respeito a cada um que é único. Então o Rock Chain® é uma dança de libertação contra as amarras da mente e do corpo. Também é uma dança de contestação contra as amarras dos preconceitos de gênero, de raça, de crença, de classes… No Rock Chain® as correntes que as vezes também “simbolizam” a prisão tornam-se ferramentas de movimentos de libertação e expressão artística. Você pode expressar a liberdade… Nas correntes!!! Você pode libertar seu corpo, estando no controle e dominando as correntes e as transformando em movimentos na dança, as “amarras” viram liberdade de expressão, arte, dança.
O método conta com vários movimentos e sequências já desenvolvidas, nomeadas e testadas para o processo de aprendizado mas, como já foi dito, a vasta possibilidade criativa que esse acessório corrente permite, trás ao estilo um universo de pesquisa em dança que inclui não só o aspecto movimento corporal mas vários simbolismos culturais, filosóficos, energéticos… Para serem expressados com a arte da dança. Ele já está sendo ensinado dentro do curso de Rock & Metal Dance- FDRS®, ministrado por mim.
RHADA NASCHPITZ
Assine você também a petição para a regularização do Rock & Metal Dance- FDRS criado no Brasil pela Rhada!
https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR134244
Canal do YouTube com Apresentações:
https://www.youtube.com/@RhadaRockandMetalDancer