Evento, que cria um diálogo entre o jazz e a música brasileira, terá show inédito de Marcelo D2 e Marcos Valle, além de apresentações como Barão Vermelho e Angela Ro Ro, Lenine e Martin Fondse, Chico César e Zeca Baleiro, além de Alceu Valença
O Rio Jazz Fest irá promover, nos dias 12 e 13 de outubro, na Marina da Glória, Zona Sul do Rio, o encontro de grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB) com influências do jazz, criando uma conexão entre os dois estilos. O primeiro dia do evento, criado pela PECK, reunirá Barão Vermelho e Angela Ro Ro; Lenine e Martin Fondse; Mart´nália e Moska; Pepeu Gomes e Sandra Sá. Já no domingo, dia 13 de outubro, o festival recebe um show inédito de Marcelo D2 e Marcos Valle. O dia terá ainda apresentações de Chico César e Zeca Baleiro; Toni Garrido e Zezé Motta, além de Alceu Valença. O DJ Marcelinho da Lua se apresenta no dois dias do evento.
Os ingressos estão à venda pelo site ingresse.com. Quem não tem direito a meia entrada por lei também poderá pagar metade do valor total, por meio do ingresso solidário. Neste caso, é preciso doar um brinquedo ou livro infantil em bom estado ao entrar no evento. Todas as informações estão no site www.riojazzfest.com.br. O festival é patrocinado pela Claro, Amstel e Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Estrutura premium
Uma estrutura premium é um dos diferenciais da terceira edição do evento. Em um espaço de quase três mil metros quadrados, o público encontrará banheiros instalados em containers, bares com atendimento ágil para evitar grandes filas e um piso especial para dar mais conforto. Uma grande área coberta concentrará os bares e as ativações das marcas. A estrutura do Rio Jazz Fest compreende ainda um palco principal, plateia comum, além de um lounge com acesso exclusivo, vista privilegiada do palco, mesas e bancos, banheiros e bares. Já o camarote conta com área coberta e vip com bar para convidados.
Péricles Mecenas, CEO da PECK e realizador do festival, destaca que o objetivo do Rio Jazz Fest é ir além dos rótulos, celebrando a liberdade criativa e a fusão de estilos que fazem parte do espírito do jazz. “Assim trazemos ao público uma experiência única que exalta a influência do Jazz na MPB, com encontros de artistas como Pepeu Gomes e Sandra Sá, Marcelo D2 e Marcos Valle, Lenine e o maestro Martin Fondse, mostrando como esses universos musicais se complementam e se transformam mutuamente “ explica.
Gratuidade para crianças
O início do evento às 16h no sábado e 14h no domingo é apropriado para famílias com crianças assistirem aos shows. Em comemoração ao Dia das Crianças (12/10), menores com até 14 anos, acompanhados pelos responsáveis, terão entrada gratuita.
Acessibilidade
Pessoas com deficiência que vão aos eventos da PECK encontram uma estrutura apropriada para curtirem os shows. Os cuidados vão desde a entrada até as apresentações e são supervisionados por Rebeca Costa, CEO da Looklittle e portadora de nanismo. O público é recebido por monitores especializados, orientado e conduzido para uma plataforma localizada próxima ao palco com direito a um acompanhante. Se estiverem em um grupo, são acomodados próximos da grade para que possam interagir com os amigos. A estrutura conta com um banheiro exclusivo, segurança, dois monitores e um supervisor. Quem preferir ficar na pista, conta com intérprete de libras e audiodescrição para deficiente visual.
Um diferencial do projeto é uma salinha de acolhimento para pessoas com transtorno do espectro autista e crises de ansiedade. Um terapeuta cuida do atendimento em um ambiente apropriado com abafadores de som, colchão e até incensos para que todos se sintam acolhidos.
Rebeca diz que, além de todos os cuidados com infraestrutura, o acolhimento com amor e empatia fazem toda a diferença. Por isso, ela está sempre presente na plataforma dando suporte e curtindo com o público.
“Quando o público da plataforma me vê lá, ele se identifica e se sente seguro. Fazemos tudo para que as pessoas se sintam como eu me sentiria. O que eu sinto quando vou aos eventos, nós colocamos em prática” diz Rebeca.
As atrações do festival (por ordem de apresentação)
Dia 12 de outubro
Mart’nália & Paulinho Moska
Mart´nália e Moska irão apresentar show que já passou por cidades da Espanha, França, Portugal, Inglaterra e Holanda. Os dois artistas dividem todas as canções acompanhados de três músicos.
Lenine convida Martin Fondse
Lenine e Martin Fondse trazem ao palco o espetáculo The Bridge, celebrando os dez anos de parceria da dupla que acaba de excursionar pela Europa em festivais como o North Sea Jazz Festival, em Roterdã, na Holanda, e Elbjazz, em Hamburgo, na Alemanha. The Bridge foi gravado ao vivo no Bimhuis, o mundialmente famoso local de jazz em Amsterdã, em 2013.
Pepeu Gomes convida Sandra Sá
Um dos guitarristas mais conceituados do Brasil, Pepeu Gomes, mostra sua obra revolucionária com ricos elementos do Jazz. Com Sandra Sá como convidada, o artista irá colocar um trio de metais na banda, uma nova experiência, que terá a presença dos irmãos Gomes (Jorginho Gomes e Didi Gomes). Pepeu lançou o primeiro álbum ao vivo de sua carreira solo em 1980 com o registro de seu show no Montreux Jazz Festival, o mais conceituado evento do gênero.
Barão Vermelho convida Angela Ro Ro
O Barão Vermelho irá apresentar seu novo show “Do Tamanho da Vida”, título da música inédita escrita por Cazuza. A apresentação da nova turnê, que foi lançada durante o Rock in Rio, terá participação de Angela Ro Ro, amiga de Cazuza e parceira antiga da banda.
Dia 13 de outubro
Chico César & Zeca Baleiro
Com uma nova safra de canções, que marcou a retomada da parceria inaugurada há 32 anos, os artistas irão apresentar o álbum “Ao Arrepio da Lei”, lançado em março deste ano. No repertório do show que está rodando o Brasil, as novas canções e sucessos de ambos.
Toni Garrido convida Zezé Mota
Toni Garrido receberá Zezé Motta – dupla do cantor em musicais desde o filme Orfeu, lançado há 25 anos, em que interpretam Orfeu e Conceição, respectivamente.
Alceu Valença
Alceu Valença também se apresenta no domingo, com o elogiado espetáculo “Alceu dispor”.
Marcelo D2 e Marcos Valle
Os cantores Marcelo D2 e Marcos Valle, que vêm se encontrando em shows para canjas, resolveram se unir para fazer uma apresentação inédita. No repertório, clássicos da carreira dos dois artistas. Um show que traz as notas do Jazz para o universo do rap e do “novo samba tradicional”.
DJ Marcelinho da Lua ( 12 e 13 de outubro)
O DJ irá tocar nos dois dias do evento sua coleção de samba jazz, fruto de uma pesquisa iniciada nos anos 90 e apresentada no Rock in Rio 2024 durante o show Para Sempre Bossa Nova.
Patrocinadora do evento desde a primeira edição, a Claro mais uma vez está no Rio Jazz Fest: “A Claro tem o histórico de patrocínio a grandes eventos no Rio de Janeiro, com o objetivo de unir as pessoas para uma vida mais divertida e produtiva. Estamos muito felizes em patrocinar, pelo segundo ano consecutivo, o Rio Jazz Fest, que celebra em grande estilo a música brasileira. Além dos shows, o público pode contar com muita conectividade e ativações da marca no evento”, destaca Gabriela Derenne, diretora da Claro para a regional Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Sobre a PECK
Mais de 1,5 milhão de pessoas vivenciam todos os anos os grandes shows e festivais produzidos pela PECK, que hoje, além de uma das maiores produtoras brasileiras, é uma empresa de criação de experiências inovadoras, por meio da música, que proporciona momentos inesquecíveis para o público e para os patrocinadores e apoiadores de seus eventos. Fundada em 2002 pelo empresário Péricles Mecenas, rebatizado pelo meio artístico e empresarial como Peck, a empresa atua no Rio, onde está sediada, São Paulo e Espírito Santo, e trabalha com mais de dez marcas patrocinadoras, entre elas Claro, Amstel, Vivo, Banco do Brasil e Petrobras, o que representa uma grande conquista para uma empresa produtora de Cultura há 22 anos no mercado. Além de ter uma equipe focada, diversa e plural, conta com uma agência de publicidade própria e dedicada ao seu calendário de eventos. São cerca de 20 labels e projetos proprietários de sucesso, como o Festival de Inverno do Rio, com sete edições, que já faz parte do calendário oficial de eventos da capital carioca, o Rio Jazz Fest; o Clássicos do Brasil; o Claro Verão Rio e o novíssimo 90’s Festival, que reúne grandes artistas e ícones dos anos 90.
SERVIÇO
RIO JAZZ FEST
MARINA DA GLÓRIA – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória
DATAS: 12 e 13 de outubro
HORÁRIOS: O início do evento às 16h no sábado e 14h no domingo
LINE-UP:
12 de outubro – Pepeu Gomes, Barão Vermelho convida Angela Ro Ro, Lenine e Martin Fondse, Mart´nália e Moska
13 de outubro: Marcelo D2 convida Marcos Valle, Chico César e Zeca Baleiro, Toni Garrido convida Zezé Motta; Alceu Valença.
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 18 anos. Menores somente acompanhados pelos pais ou responsáveis legais ou com autorização específica.
PESSOA COM DEFICIÊNCIA: o evento oferece Área PCD, um espaço reservado para atender confortavelmente a pessoa com deficiência e seu acompanhante. O local dispõe de cadeiras e é elevado para melhor visualização do palco e está localizado na Pista.
INGRESSOS PRÉ-VENDA (1o lote): de R$ 80 a R$ 320
Onde comprar: www.riojazzfest.com.br
MEIA-ENTRADA: a meia-entrada é válida para menores de 21 anos, estudantes, idosos, professores da rede pública e privada do Estado do Rio de Janeiro, pessoas com necessidades especiais ou jovens de baixa renda, de 15 a 29 anos, cadastrados no Cadastro Único.
INGRESSO SOLIDÁRIO: 50% de desconto no ingresso inteiro mediante doação de um brinquedo ou um livro de literatura infantil em bom estado de conservação.
Siga-nos nas redes sociais: