O Metrópolis desta sexta-feira (3/9) recebe o MC, produtor musical e empresário Rincon Sapiência, que apresenta single e videoclipe celebrativos com parceria na música e no signo solar. A atração também exibe o dossiê #Bienal34, que celebra a 34ª Bienal Internacional de Artes. Com apresentação de Adriana Couto e Cunha Jr., vai ao ar a partir das 19h20, na TV Cultura.
No programa, Rincon Sapiência conta sobre o lançamento da faixa SOL, com participação de Marissol Mwaba, que também assim a composição. A música conta com videoclipe codirigido por Marshall Farias e Rincon, além de ter sido filmado num raro dia quente de agosto, na zona leste da capital paulista.
No dossiê, o Metrópolis fala sobre a 34ª Bienal, que tem como tema “Faz Escuro Mas Eu Canto”, verso do poeta amazonense Thiago de Mello, publicado em 1965. A partir disso, reconhece a urgência dos problemas que desafiam a vida no mundo atual, e que a pandemia tornou ainda mais urgentes e dramáticos, enquanto reivindica a necessidade da arte como um campo de encontro, resistência, ruptura e transformação.
A conversa começa com Regina Silveira, artista que explora temas em suas obras que passam pela composição da imagem, reinvenção da representação, poder e política. Na edição, ela conta sobre a obra Labirinto, que discute sobre a presença da violência por toda parte. E continua com Uýra, artista/personagem não-binário, de Santarém. “Me montar de Uýra tem sido cura constante e necessária”, declara o biólogo Emerson Pontes, que por meio de Uýra também atua enaltecendo a cultura indígena, propõe debates sobre conservação ambiental e lança luz sobre as comunidades LGBTQIA+ .
Rumo ao final, o programa apresenta reportagem sobre O Diário de Chaves, livro de Roberto Gómez Bolaños, lançado no Brasil pela editora Pipoca & Nanquim. A obra revela diversas informações estendidas sobre a série de TV e inclui registros de Florinda Meza, esposa de Bolaños, sobre a trajetória do elenco em apresentações por diversos países.
Realização: Fundação Padre Anchieta, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal – Lei de Incentivo à Cultura