O filme Retrato de Uma Jovem Em Chamas (“Portrait de la jeune fille en feu”) foi exibido durante o Festival de Cannes de 2019 sendo aclamado por trazer uma história coerente, intensa e com uma temática extremamente sutil e sensível. Conferimos o filme e iremos compartilhar a seguir nossa crítica para vocês, é claro, sem spoiler.
Com uma temática voltada para o público LGBT o filme nos faz imergir no século XVIII, mais precisamente na França onde conhecemos Marianne (Noémie Merlant) uma jovem pintora que recebe a tarefa de pintar um retrato de Héloïse (Adèle Haenel) para seu casamento sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo nestes últimos dias de liberdade de Heloise antes de seu iminente casamento.
A direção do filme tem como responsável a Céline Sciamma, ela traz uma mão muito sensível e ao mesmo tempo detalhista, sua condução provoca um sentimento ao telespectador de profunda conexão, aos poucos somos totalmente conectados àquela historia de romance e descobertas.
Outros pontos que merecem ser mencionados como positivos na trama é sua ótima trilha sonora (Arthur Simonini) que casa perfeitamente com sua fotografia esplêndida de Claire Mathon, as descobertas das personagens são alinhadas com as paletas de cores apresentadas durante a história promovendo assim, uma especia de conforto a quem assiste.
No que diz respeito ao segmento de atuação o casal das jovens protagonistas Noémi Merlant (Marianne) e Adéle Hanel (Héloise) são espetáculos a parte, a química apresentada em tela, a sutileza demonstrada, os trejeitos, intimidade das personagens, desenvolvimento das mesmas, seus medos e anseios , tudo é apresentado da maneira mais primorosa possível. A dinâmica proposta pelas mesmas durante o desencadear da trama é extremamente louvável.
Retrato de Uma Jovem em Chamas, pode ser considerado uma aula de cinema europeu, sua história nos comove, instiga, nos apaixona e nos faz fixar e mergulhar no romance entre duas jovens numa época em que se permitir fora dos padrões não era nada fácil e não era respeitada. Mesmo todo o processo ter sua pitada de melancolia e tristeza, o amor e a beleza das coisas tomam conta de cada quadro. Um trabalho fantástico que merece com certeza ser visto por todos!
CONFIRA O TRAILER
Retrato de Uma Jovem em Chamas é poesia, amor e paixão para os aficionados em uma boa história e na Sétima Arte! Imperdível!
Forte abraço e até a próxima pessoal.
NOTA: 9
LUAN RIBEIRO
ArteCult – Cinema & Companhia
Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!
@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado , @sinistros.bagulhos e @hospicionerdoficialp
#VamosParaOCinemaJuntos