Racionais MC’s celebra 35 anos de história com exposição inédita no Museu das Favelas, em São Paulo

Foto: Igor Miranda

A importância do Racionais MC’s conseguiu transcender a música e a cultura brasileira, com impacto a nível global. Mano Brown, Ice Blue, KL Jay e Edi Rock são elementos fundamentais para explicar a sociedade do país e, não à toa, passaram a receber honrarias de universidades e órgãos oficiais. Agora, o coletivo ganha também uma exposição própria, realizada pelo Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a Boogie Naipe, produtora responsável pela gestão do Racionais MC’s e de Mano Brown, além de outros artistas. Com curadoria da empresária Eliane Dias, a exibição intitulada “Racionais MC’s: O Quinto Elemento” apresenta uma jornada imersiva em homenagem aos 35 anos de memórias. A mostra mergulha na origem, evolução e universo criativo dos membros, que seguem reverberando nas ruas, na alma dos jovens e na cultura brasileira. Disponíveis a partir do dia 6 de dezembro (sexta-feira), os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo site do Museu (acesse aqui).

“Essa exposição surge da vontade de ver Racionais MC’s ocupando novos espaços. É sobre sair da comunidade e atravessar territórios que também nos pertencem. Proponho movimento, aproximação, saberes compartilhados e, sobretudo, acolhimento. Faremos um mergulho nas memórias, nos sonhos, nos desafios e no verdadeiro orgulho de celebrar esses 35 anos de carreira”, ressalta Eliane Dias.

A exposição faz uma retrospectiva narrando, por meio de rimas e sons, a história do Racionais MC’s. Dividido em eixos temáticos, o evento traça um percurso que reflete o impacto e a relevância dos integrantes no Brasil, destacando-o não apenas como um coletivo musical, mas como um movimento transformador. Ela foca tanto na história do quarteto quanto nas trajetórias individuais de Mano Brown, Ice Blue, KL Jay e Edi Rock. O projeto conceitual e expográfico é assinado pelo Atelier Marko Brajovic.

O título “Quinto Elemento” faz referência à importância do Racionais MC’s dentro da cultura hip hop no Brasil, sendo reconhecido como um dos maiores expoentes desse movimento. Ao lado dos quatro elementos tradicionais do hip hop – MC, DJ, B-Boys/B-Girls e grafiteiros – o Racionais MC’s é considerado responsável por disseminar o conhecimento e fortalecer tal cultura no país. “Racionais MC’s continua sendo vanguarda, trazendo inovação e originalidade, sem imitar ninguém. Representamos São Paulo e todas as favelas do Brasil, com uma história que se cruza com o movimento negro ao longo dos anos. A exposição é uma oportunidade para os mais jovens conhecerem essa história e para o grupo ter sua trajetória ainda mais engrandecida”, afirma Mano Brown.

Em um mundo em que as ruas ainda ecoam palavras de resistência de Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e KL Jay, esta exposição é um grito de celebração e reverbera nos corações daqueles que se reconheceram no rap, na luta e no legado do Racionais MC’s.

Além da mostra, em novembro, a produtora Boogie Naipe organizou a Boogie Week, com feiras, palestras, mentorias a jovens e duas apresentações do Racionais MC’s, no Espaço Unimed.

 

SERVIÇO
Racionais MC’s @ São Paulo
Data: A partir de 6 de dezembro de 2024
Horário: Terça a domingo, das 10h às 17h (permanência até às 18h)
Local: Museu das Favelas – Largo Páteo do Colégio, 148 – Centro Histórico -São Paulo/SP
Valores: Entrada Gratuita. Retirada de ingresso antecipado no site ou na recepção (sujeito a disponibilidade do dia)
Ingressos: http://www.museudasfavelas.org.br/

Author

Meu nome é Jeff Ferreira e a música sempre foi minha maior paixão. Desde jovem, fui envolvido pelo maravilhoso mundo dos sons e das melodias, encontrando na música uma forma de expressão e conexão com o mundo ao meu redor. Além disso, meu lado nerd sempre esteve presente, alimentando minha curiosidade e minha sede por conhecimento em diversas áreas. Há 7 anos, embarquei em uma jornada incrível escrevendo sobre música e desenvolvendo pautas de entrevista. Essa foi a maneira que encontrei de unir minha paixão pela escrita com meu amor pela música, compartilhando insights e histórias fascinantes com o público. Ao longo desse tempo, pude me aprofundar no universo musical, conhecendo bandas incríveis e explorando diferentes sonoridades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *