Quem sabe fazer, faz e acaba ficando irresistível

Foto: Dalton Valerio

 

Quem é da Tijuca, por favor, leve seus filhos ao espetáculo “ A HISTÓRIA DE KAFKA E A BONECA VIAJANTE”.

Temos dois motivos para isso, primeiro conhecer o novo teatro Ziembinski que está um luxo, uma graça, nem de longe lembra o caos que o ex prefeito Crivella deixou acontecer ao teatro, o salvador da pátria, o meu malvado preferido, Eduardo Paes, simplesmente transformou o teatro em um templo contagiante do teatro. Ele está lindo!

Gostaria muito de agradecer por isso, impossível não tentar reeleger o meu malvado preferido, que além desse teatro também entregou outros espaços culturais para a sociedade, e não posso deixar de falar sobre a saúde, que hoje oferece a sociedade da cidade do Rio de janeiro, um centro médico de exames de altíssimo nível, ou seja, meu malvado preferido, trabalhando e trazendo dignidade para TODOS nós.

Mas não adianta ter um belo teatro sem uma montagem digna dele, e foi exatamente isso que a curadoria pensou, assim imagino. O espetáculo é uma graça, conta essa bela história, com músicas que trazem uma linguagem infantil mesmo, o que admirei muitíssimo.

A atriz inicia o espetáculo quebrando a quarta parede, brincando com as crianças, ela traz exatamente o que se espera de uma atriz de espetáculo infantil. Laura Becker é uma graça, uma voz gostosa de ouvir, e quando canta, ela encanta. Nota 10 para a encenação dela como Elsi, a menina que perdeu a boneca e ouve as histórias que Kafka inventa para ela sobre as viagens de Brigida (a boneca perdida). AMEI!

E claro que não seria diferente do artista João Lucas Romero, sendo o partner da laura, eu reconheci o artista de outro espetáculo assistido “Pinóquio” estreado no CCBB, da cia Pequod, ele ao lado de Laura também é incrivelmente sedutor. Canta e dança com doçura. Se ela tem nota dez, ele também, agora entendo o que quer dizer Casal 20! (risos)

Confira as imagens do espetáculo (Fotos de Dalton Valerio)

A direção de Isaac Bernat é linda, primorosa, altamente sofisticada. O diretor acertou quando convidou o Aurélio de Simoni, que fez um desenho de luz muito bem caprichado, também não poderia ser diferente, Aurélio é cuidadoso, minucioso no que faz e soube trazer também o tom de palhetas certa. Já a direção Musical de Pedro Luis, conquista as crianças e os ouvidos da plateia. Aprovado!

Cada tema musical foi criada para reconhecer o país que a boneca se encontrava, México, França, Africa, uma delícia, tudo bem lisonjeiro.

No centro do palco está uma árvore e ao lado um banco, como se estivessem em uma rua ou em uma pracinha, Doris Rollemberg, foi ela que acertou nessa estética visual.

 

A verdade, é que esse teatro da Zona Norte já estava fora do meu radar, mas pelo visto já quero uma cadeira cativa, porque não pretendo deixar de lado esse aparelho público, principalmente com essa curadoria tão sofisticada do Luiz Fernando Pinto.

Enquanto no horário vespertino temos esse espetáculo tão gostoso de ser assistido, porque ele se assemelha a um pão de mel fresquinho, a noite temos “A Descoberta das Américas” com o Júlio Adrião, um espetáculo excelente e no próximo mês, teremos Elisa Lucinda com “Parem de Falar Mal da Rotina”, que já vejo sucesso!

Sim, estou feliz por isso, feliz de saber, que voltamos a cena. Detalhe, o Metro está na frente do teatro é só atravessar a rua, ou seja, todos poderão ir ao Ziembinski.

Vida longa a este espetáculo tão lindo, salvas de palmas para todos os envolvidos! Uma obra que não esquecerei e se eu tivesse filhos, obviamente eles já teriam assistido ao espetáculo!

 

Sinopse

Na trama, ao se comover com o sofrimento da jovem Elsi por perder sua boneca Brígida, o escritor se apresenta como um carteiro de bonecas; e a convence de que, na verdade, a boneca estava viajando. Ele passa a escrever belas cartas em nome de Brígida contando suas aventuras e, durante semanas, marca uma série de encontros com a garota para ler as cartas. A trama é uma linda alegoria sobre o crescimento infantil e a superação de perdas, além de ressaltar sentimentos como amor, amizade e confiança.

 

FICHA TÉCNICA:

Autor: Jordi Sierra | Fabra
Dramaturgia: Julia Bernat
Direção: Isaac Bernat
Elenco: João Lucas Romero e Laura Becker
Direção Musical: Pedro Luís
Preparação Vocal: Soraya Ravenle
Iluminação: Aurélio De Simoni
Assistente de direção: Paula Furtado
Figurino: Margo Margot
Cenário: Doris Rollemberg
Direção de Produção: Aninha Barros
Pré-produção: Elissandro Aquino
Produção executiva: Aninha Barros e Paula Furtado
Fotos: Dalton Valério
Assessoria de Imprensa: Cristiana Lobo
Identidade Visual: Bianca Oliveira
Idealização: Isaac Bernat
Realização: Vaca Amarela educação e arte LTDA

SERVIÇO

KAFKA E A BONECA VIAJANTE

Temporada de 17/08/2024 até 01/09/2024

Dias

  • Sábado16h
  • Domingo16h

Duração

50 minutos

Valor

R$30 (inteira) / R$15 (meia)

Região

Zona Norte / Rio de Janeiro

Teatro / Espaço

Teatro Municipal Ziembinski
R. Urbano Duarte,S/N – Tijuca,2 6

Classificação indicativa

Classificação Livre para todas idades

 

 

Paty Lopes (@arteriaingressos). Foto: Divulgação.

 

Facebook: @PortalAtuando

 

 

 

 

 

Author

Dramaturga, com textos contemplados em editais do governo do estado do Rio de Janeiro, Teatro Prudential e literatura no Sesi Firjan/RJ. Autora do texto Maria Bonita e a Peleja com o Sol apresentado na Funarj e Luz e Fogo, no edital da prefeitura para o projeto Paixão de Ler. Contemplada no edital de literatura Sesi Fiesp/Avenida Paulista, onde conta a História de Maria Felipa par Crianças em 2024. Curadora e idealizadora da Exposição Radio Negro em 2022 no MIS - Museu de Imagem e Som, duas passagens pelo Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com montagem teatral e de dança. Contemplada com o projeto "A Menina Dança" para o público infantil para o SESC e Funarte (Retomada Cultural/2024). Formadora de plateia e incentivadora cultural da cidade.

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