Quais critérios você considera quando você admira uma pessoa?
Há pessoas admiráveis por sua contribuição social, outras, por suas carreiras brilhantes, prêmios recebidos, distintivos e medalhas em seus uniformes, por seu poder e atitudes enquanto no poder, por sua influência na sociedade, por sua liderança inspiradora.
Eu sempre observo e valorizo o número de pessoas projetadas ao longo da vida e da carreira de cada um.
Quantas pessoas você já projetou?
Quantas vidas você já impactou positivamente?
Que marcas você imprimiu nas pessoas que passaram por sua vida e por sua carreira?
Esse legado de contribuição que você deixa ao longo do seu caminhar é imensurável!
Sua imagem, sua marca pessoal, seu legado expresso através de testemunhos das pessoas que passaram por sua vida.
A educação é um campo de extrema relevância quando pensamos em impacto na vida das pessoas.
Os mestres, os professores são de altíssimo impacto na vida dos seus alunos.
Cada professor desde a mais tenra idade imprime em cada estudante valores, conhecimentos, atitudes, saberes que são inesquecíveis!
Quem de nós não tem presente na memória a nossa 1ª professora, aquele mestre que nos motivou a seguir uma carreira.
Eu mesma, segui a carreira de Matemática e de Tecnologia da Informação por influência do Professor Zezinho que me deu aula no curso profissionalizante de tecnologia, no Instituto ABEL em Niterói, lá nos idos dos anos 70, há long long time ago!
E fiz questão de dar meu testemunho à ele, da influência que ele teve na minha jornada, pois foi ele quem me apresentou ao 1º computador IBM e me fez descobrir o mundo exponencial de TI.
E pensando no storytelling da minha trajetória, tenho um case de sucesso a relatar, que me traz muito orgulho…
Era o ano de 1983 (sim sou jurássica), estava no CEPEL Eletrobrás, era Chefe do Setor de Desenvolvimento de Sistemas, e selecionava estagiários para programação COBOL.
Montei um “dream-team” de estagiários, fazendo um mix de alunos de universidades de ponta, e recebi uns jovens (quase tão jovens quanto eu era na época – tinha 25anos e gerenciava uma equipe grande de desenvolvedores) de muito valor.
Ao longo desse processo de estágio, o desempenho deles logo levou à efetivação e consolidação de suas carreiras.
Desde cedo, um deles, se destacou como um mestre na arte de ensinar e 5 anos depois se transformou num renomado professor de Cobol na PUC Rio.
SIMMMMMMMM
Eu tive a honra de liderar o gigante professor Marcantonio Fabra.
E ao longo de todos os meus anos de atuação nas diversas empresas do mundo corporativo recebi estagiários, trainees, e profissionais de TI que tiveram Marcantonio Fabra como professor marcante em suas carreiras.
Vivi momentos em que meus superiores tinham sido estudantes em suas salas de aula.
Recebi até um super testemunho do mestre Marquinhos (como eu sempre o chamei carinhosamente) de ter ensinado à ele os primeiros passos de TI no mundo corporativo e as 1as práticas de gerenciamento de projetos.
É motivo de muito orgulho, dedicar esse artigo ao mestre que sempre com muita dedicação, evolução contínua, enorme poder de comunicação, altíssimo carisma, projetou na Educação, na Tecnologia da Informação, no Gerenciamento de Projetos, na Agilidade cerca de 20.000 alunos (isso mesmo, VINTE MIL).
Não tenho nem ideia do valor e da propagação do impacto na carreira desses 20.000 profissionais de TI que estão, nos mais diversos cargos, nas empresas brasileiras, no empreendedorismo, e no mercado internacional.
São gerações de profissionais formados pelas turmas do Marcantonio Fabra.
Se cada uma dessas pessoas projetadas fizesse um testemunho dessa experiência com Marcantonio em salas de aula, em aulas EAD, em lives, tanto em cursos, nas graduações e pós-graduações por onde passou, tenho certeza que daria um livro!
Livro esse que eu adoraria prefaciar, a história dessa trajetória de projeção de pessoas!
Estamos aqui falando de 35 anos de atuação na Educação e Formação em Tecnologia da Informação.
Tendo passado por cursos de Especialização em Gerenciamento de Projetos e de Agilidade e Produtos Digitais, de Bacharelado, de MBA em Gerenciamento de Projetos, de MKT, de Negócios em instituições renomadas como PUC e FGV, dentre outras se não falha a minha memória.
Diversas palestras in-company em grandes empresas.
Trabalhos voluntários em instituições como PMI Rio(atuando de forma voluntária como VP de Mktg e Comunicação), dentre outras.
Influenciador inegável de gerações de desenvolvedores e gestores de TI.
Ministrou ao longo de sua trajetória temas sempre atuais e relevantes, com um amplo portfólio, tais como:
• Programação Cobol ;
• Modelagem de Dados;
• Gerência de Projetos em Informática;
• Organização e Trabalho em Equipe;
• Gerência de Riscos em Projetos de Software;
• Gerência de Integração;
• Gerência de Escopo;
• Gestão de Qualidade em projetos;
• Planejamento de Projetos;
• Gerenciamento de Tempo e Custos;
• Comunicação;
• Estratégia e Gestão de Portfólio;
• Gerência de StakeHolders / Partes Interessadas;
• Gestão de Mudanças e Stakeholders
• Gerência de Portfólio e PMO
• Métodos Ágeis;
• Práticas Ágeis;
• Lean Canvas;
• Gestão de Projetos Digitais;
• Gestão de Tecnologias Digitais;
Não preciso dizer que somos amigos de uma vida, desde 1983, acompanhando o sucesso pessoal e profissional um do outro em muitos momentos como casamento, filhos, momentos de transição de vida e carreira, homenagens e premiações.
Já acompanhei inúmeras homenagens pelas instituições por onde passou e pelas turmas que formou, sendo paraninfo, patrono, professor homenageado, professor destaque eleito pelos alunos, tendo recebido em 2012 o prêmio de Excelência em Educação do Centro Técnico-Científico da PUC-RJ.
Em 2019 foi finalista (como professor da FGV) do PMI Awards na categoria Melhor Professor de Gerenciamento de Projetos no PMI-RJ, um super destaque!
A emoção por ter a honra de ter sido a primeira gestora desse profissional memorável, me deu inspiração para preparar esse conteúdo e com isso estimular os líderes que sempre acompanhem e valorizem os elos com os profissionais que fizeram parte da sua jornada.
Sou muita grata por ter Marcantonio Fabra na minha rede de liderados e de amigos!
Parabenizo hoje, aqui e agora, mas sempre, essa carreira resiliente e de evolução contínua, aprendendo, ensinando e compartilhando conhecimento através também dos livros que já escreveu.
São essas histórias que nos projetam, que consolidam o nosso networking, que fazem a nossa jornada valer a pena.
Quantas pessoas você já projetou?
Para mais artigos visite o Portal Projetando Pessoas!
SANDRA PORTUGAL
Projetando Pessoas
www.projetandopessoas.com.br
Siga @projetandopessoas no Instagram