Pras Ideia Fest traz a força do underground para São Paulo

Foto: Divulgação

Radicado na cena independente, o canal Pras Ideia ganhou espaço como um dos pontos de encontro mais autênticos do underground. Agora, a energia das conversas que marcaram o projeto se transforma em festival: nasce o Pras Ideia Fest, um evento que leva para o palco a mesma essência de troca, diversidade e resistência que sempre definiu o canal.

Mais do que um show, o Pras Ideia Fest é um encontro de gerações e sonoridades, celebrando a força da música feita à margem da indústria, mas no centro da cultura. É a prova de que a cena cresce quando se fortalece no coletivo.

Além dos shows, o Pras Ideia Fest também abre espaço para a reflexão com a palestra exclusiva “Cultura Underground: O Que Não Está na Vitrine”.

O bate-papo reúne nomes que vivem e respiram a cena, trazendo diferentes olhares sobre os caminhos da música independente: Lincon Uehara (My Emo Heart), eu, Jeff Ferreira, que também estarei representando o Artecult e o Bandas Novas, falando sobre minha carreira, Jhonatan Harry (Rock For), Jully (New Faces Rock), Rafael Bino (Fúria Underground) e o time do Pras Ideia. Mais do que música, o festival se consolida como um espaço de troca, aprendizado e fortalecimento da cultura underground.

Conheça o Lineup:

Rebuke

Foto: Divulgação

Rebuke (Gotemburgo, Suécia) surgiu em 2003 e desde então firmou seu nome no metal punk, já tendo dividido palco com nomes como Bad Religion, Lagwagon e Strung Out. Conhecidos pela energia ao vivo e letras que misturam crítica política e reflexões pessoais, a banda se prepara para um 2025 intenso, com o lançamento do novo álbum Things One Shouldn’t Have to Say e turnês pela Europa.

Malvina

Foto: Divulgação

formada  em  Nova Friburgo (RJ) pelos irmãos Berman e Vinny Berbert, junto dos bateristas Renato Avellar e Marcelo Bastos. Com uma sonoridade que mistura punk hardcore, progressivo e metal, a banda tem dois álbuns e diversos EPs, incluindo Hybrid War (2019), disco elogiado internacionalmente por abordar política e crítica social. Já dividiu palco com nomes como Ratos de Porão, Crypta e Agnostic Front, e acaba de retornar de sua primeira turnê europeia, passando por mais de dez países e festivais de destaque.

Ouse Morrer

Foto: Divulgação

É uma banda de hardcore formada em 2019, em São Paulo, com forte influência das sonoridades melódicas dos selos Jade Tree e Revelation. As letras, que misturam pessimismo e reflexões existenciais, se unem à experiência de músicos veteranos da cena, como Samuel Rato (ex-Dance of Days) e Fausto Oi (Good Intentions, Radical Karma, Zander). Com um EP (All of the Points in One) e diversos singles já lançados, o grupo segue ativo em shows locais enquanto prepara novas composições.

ACLIVE

Foto: Divulgação

Formada nos morros de Santos em 2019 por amigos de infância, a banda reúne Guz (guitarra), Thalita (voz), Van (baixo) e Thiago (bateria). Com influências que transitam entre rock, punk, hardcore e metal, o grupo aposta em uma sonoridade diversa, sem rótulos. Após o single de estreia “Herói de Plástico”, lançado com videoclipe, a banda segue preparando seu primeiro trabalho completo, entre EP ou álbum cheio.

Gagged

Foto: Divulgação

surgiu em 2004, em São Carlos (SP), durante a ascensão do hardcore melódico no Brasil. Com raízes no DIY e influências que vão do punk nacional a referências internacionais, a banda já dividiu palco com nomes como Strung Out, Dead Fish, Garage Fuzz e Cólera. Entre os lançamentos, destacam-se o álbum Silent (2009), com participação de Rodrigo Lima (Dead Fish), e Sobre Nós (2018). Em 2024, celebrando duas décadas de estrada, lançaram o single “Cárcere”, dando início a uma nova fase marcada por turnês e preparativos para novos trabalhos em 2025.

Serviço – Pras Ideia Fest

Data: 19 de outubro de 2025 (domingo)
Horário: a partir das 14h
Local: FFFront – Rua Purpurina, 199, Sumarézinho – São Paulo/SP
Ingressos: disponíveis pelo Sympla
Classificação etária: a confirmar
Mais informações e ingressos: Sympla – Pras Ideia Fest

JEFF FERREIRA 

Author

Sou Jeff Ferreira, apaixonado por música desde sempre. Há 8 anos, transformo minha paixão em matérias, entrevistas e análises que aproximam artistas e fãs. Nerd por natureza, adoro explorar histórias, descobrir novas sonoridades e compartilhar tudo isso em textos que vão além das palavras — porque, para mim, música é emoção, é vida, é conexão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *