Ao desembarcarem aqui no Brasil, os portugueses trouxeram muitos sonhos e ambições, os seus conhecimentos e, principalmente, a cultura lusitana. Herdamos a arquitetura colonial, a engenharia, os conhecimentos agrícolas, a saborosa gastronomia portuguesa, a música, a dança, as artes…
Cada um trouxe um bocadinho de si para cá. E um bocadinho de Portugal. O artista plástico o é chef português Francisco Valença reproduziu um pouco dessa história, os símbolos e os caminhos que os portugueses fizeram para chegar aqui.
Utilizando carvão, pastel e aquarela, as matérias primas mais presentes em sua obra, o artista português retrata construções como a icônica Torre de Belém. Um dos monumentos mais procurados de Lisboa, símbolo da expansão marítima, mistura de torre medieval e baluarte estratégico na barra do rio Tejo, onde se podia observar as caravelas até desaparecerem no horizonte.
E sítios que conheceu bem, como o Terreiro do Paço, onde tudo se decidia na época.
A Ribeira das Naus, onde os navegantes apanhavam as embarcações para as naus e caravelas que atravessavam o oceano.
E alguns bairros típicos como Castelo, Alfama e Alcântara.
A arquitetura, os casarios, os traçados das ruas, e até os famosos elétricos construídos anos mais tarde, que ainda hoje circulam por algumas zonas de Lisboa, e também se tornaram famosos por aqui.
E é um pouco dessa história e dessa mistura que Francisco Valença quis representar em seus trabalhos para a mostra “Portugal, o que me trazes?“, tema da 10ª Entreartes, em cartaz no Solar do Jambeiro, em Niterói.
Com curadoria de Ana Schieck, a mostra traz também obras de artistas como Fátima Dantas, Leila B, Lúcia Lyra, Renata Barreto e Rodrigo Saramago.
A coletiva vai até o dia 5 de abril, e neste último dia haverá uma visita guiada em libras e piquenique no jardim. O projeto é idealizado pela produtora cultural Cacau Dias.
Confira algumas obras da Mostra
Não perca!
RENAN ROMEIRO
SERVIÇO
MOSTRA “Portugal, o que me trazes?”
- Quando: de terça a domingo das 10h às 18h. Até 5 de abril.
- Onde: Solar do Jambeiro. Rua Presidente Domiciano 195. Ingá, Niterói.
- Quanto: Gratuito
- Curadoria: