No ano em que Portinari completaria 120 anos, o Projeto Portinari leva mais de 20 obras do
pintor para exposição e oficinas de arte para comunidades periféricas do Rio. A primeira parada é
Cidade de Deus e fica até 19/5. Depois irá para Magé e Niterói.
Se estivesse vivo, este ano, Candido Portinari completaria 120 anos. Para celebrar o aniversário desse artista que pintou o povo brasileiro como poucos, o Projeto Portinari decidiu festejar levando sua arte para os locais que lhe trouxeram inspiração: as periferias.
Batizado de Portinari nas Quebradas, o projeto reúne exposição de mais de 20 réplicas em alta resolução do pintor e oficinas de arte, teatro, música e recreação com monitoria de arteeducadores vindos da comunidade e formados pelo Projeto Portinari. Além de levar a arte de Portinari a crianças, jovens e adultos que não têm normalmente acesso ao circuito cultural, a iniciativa visa estimular atividades culturais na comunidade, revelar artistas locais e gerar formação e emprego a moradores da comunidade.
A exposição é uma ação do Núcleo Educativo do Projeto Portinari, criado por João Candido Portinari, único filho do pintor, para preservar o acervo e a memória cultural de Portinari no Brasil e no mundo.
A exposição Portinari nas Quebradas fica na Cidade de Deus até o dia 19 de maio.
Em seguida, vai para Magé (22/05 a 02/06) e Niterói (05/06 a 16/06).
A exposição é a aberta ao público e gratuita.
As ações do Projeto Portinari têm patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Enauta Energia S.A., por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
SERVIÇO
PORTINARI NAS QUEBRADAS
- Onde: INSTITUTO ARTEIROS
- Quando: SEG A SEX DAS 9h às 17h
- Quanto: GRÁTIS