Fonte: G1 Paraíba
(Foto: Nicolau de Castro/Jornal da Paraíba)
Começou nesta sexta-feira (27/11), no Museu Assis Chateaubriand (MAC) em Campina Grande a exposição ‘Deusas Gregas’ da artista plástica Lili Brasileiro. O vernissage acontece às 19h30 (horário local) e a mostra fica em cartaz até 18 de dezembro, sempre de segunda a sexta, das 13h30 às 19h e com entrada gratuita.
A artista apresenta um resultado de pesquisa sobre a mitologia grega que desenvolve desde a pós-graduação em Arte-Terapia, “O objetivo é desvendar as semelhanças dos mitos gregos com os homens e mulheres da contemporaneidade”, explica a artista. A exposição conta com pintura em diversos objetos como cerâmicas, porcelanas, telas, ladrilhos e guarda-sóis, todas abordando os arquétipos femininos gregos.
O diretor do MAC e curador da exposição, Ângelo Rafael, aponta que desde os últimos trabalhos de Lili em “Os doze trabalhos de Hércules”, ela emerge uma provocação sobre o tempo e a presença feminina em sua obra “A mulher, insistentemente presente na obra da artista, ela própria uma mistura de musa, sibila e guardiã de oráculos, surge agora de forma que liga os céus (Olimpo) e a Terra”, enfatiza.
Lili Brasileiro, pinta desde criança, é pernambucana e vive em Campina Grande. Formada em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), também estudou Belas Artes. Continuou sua trajetória artística na Paraíba realizando exposições no Brasil e no exterior. Abriu um ateliê-escola onde produz e ensina pintura em tela, porcelana e seda, modelagem em cerâmica e outras práticas de caráter artístico.
Além de ‘Deusas Gregas’ o MAC abriga mais duas exposições: ‘Trasluz: outras expressões femininas’ e ‘Corpo Poema’, todas abordando questões sobre a mulher. As mostras em cartaz podem ser vistas até 18 de dezembro.
Serviço:
DEUSAS GREGAS
Onde: Museu MAC de Campina Grande (PB). Endereço: Rua João Lélis, N° 581, Catolé. Campina Grande – PB
Quando: Mostra segue até o dia 18 de dezembro
Quanto: com entrada gratuita.