Paulo Maria: talento brasileiro faz vaquinha para realizar sonho de estudo na Alemanha

Foto: Paulo Maria – Arquivo pessoal do cantor

Assim Paulo André Nascimento de Jesus Maria entrou no nosso radar: num grupo de amigos, um colega de profissão mandou o link para a vaquinha de um jovem cantor de ópera, com quem tinha em comum o vínculo com a professora de canto. Além do link, seu testemunho pessoal acerca do carisma do rapaz preto, de origem simples e notável talento, a quem assistira em uma de suas apresentações. O jovem passara para um mestrado na Alemanha mas não tinha, ainda, condições para ir, consideradas as várias despesas que a empreitada envolve: passagem, moradia, tradução juramentada de documentação, semestralidade da faculdade, alimentação etc.

Chegamos à página de Paulo Maria e conhecemos sua história, narrada pelo próprio cantor. Criado em Nilópolis, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, cresceu apaixonado pela música. Aos 12 anos de idade, iniciou os estudos de canto na FAETEC Nilópolis, passando posteriormente à Escola de Música de São João de Meriti, escolas em que estudou musicalização infantil, teoria musical, piano e canto. Aos 17 anos, ingressou na Escola de Música da UFRJ, participando de todas as montagens da Ópera da UFRJ, de 2018 até 2023. Bolsista PIBIC, participou de pesquisas, com publicação internacional.

Em 2022, ganhou o prêmio revelação no primeiro concurso Joaquina Lapinha, dedicado a cantores negros, pardos e indígenas. O prêmio inspirou o tema do seu recital de formatura: “Africaniais em encruzilhadas: a presença preta na música vocal de concerto”, um projeto visando à visibilidade tanto de compositores e letristas pretos, quanto à presença preta como temática ou discurso na música de concerto, cujos vídeos podem ser visualizados no Youtube.

Tendo sido apoiado pela família humilde em seus estudos, acaba de ser aceito no Mestrado na Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Stuttgart, na Alemanha. As dificuldades são muitas, os gastos estão listados na página da vaquinha e a desvalorização da moeda brasileira em relação ao Euro, adotado na Alemanha, torna o desafio ainda mais difícil. 

O ArteCult se orgulha por juntar-se à corrente de amigos, professores e admiradores de Paulo Maria para viabilizar a realização desse sonho, buscando a coroação de todo seu empenho em prol da evolução de sua habilidade artística. Mas, ainda maior do que isso, do enaltecimento da arte brasileira, para além de qualquer obstáculo.

Acessem a página da arrecadação. Lá há a história de Paulo Maria, contada por ele, e os gastos pormenorizados para o semestre de estudos. Colaborem com seu sonho e divulguem entre seus amigos para que mais pessoas possam colaborar.

O artista também está disponível para apresentação em eventos. Contatos através de sua página no Instagram: @paulo.maria03

No avião de Paulo, rumo à Alemanha, embarcaremos todos juntos, os amantes da boa arte nacional.

 

SERVIÇO:

Link da vaquinha para estudos de Paulo Maria:

 

 

 

Author

Ana Lúcia Gosling se formou em Letras (Português-Literatura) em 1993, pela PUC/RJ. Fixou-se em outra carreira. A identidade literária, contudo, está cravada no coração e o olhar interpretativo, esgarçado pra sempre. Ama oficinas e experimenta aquelas em que o debate lhe acresça não só à escrita mas à alma. Some-se a isso sua necessidade de falar, sangrar e escorrer pelos textos que lê e escreve e isso nos traz aqui. Escreve ficção em seu blog pessoal (anagosling.com) desde março de 2010 e partilha impressões pessoais num blog na Obvious Magazine (http://obviousmag.org/puro_achismo) desde junho de 2015. Seu texto “Não estamos preparados para sermos pais dos nossos pais” já foi lido por mais de 415 mil pessoas e continua a ser compartilhado nas redes sociais. Aqui o foco é falar de Literatura mas sabe-se que os processos de escrita, as poesias e os contos não são coisa de livro mas na vida em si. Vamos falando de “tudo” que aguçar o olhar, então? Toda quarta-feira, no ArteCult, há crônica nova da autora, que integra o projeto AC VERSO & PROSA junto de Tanussi Cardoso (poemas) e César Manzolillo (contos). Redes Sociais: Instagram: @analugosling Facebook: https://www.facebook.com/analugosling/ Twitter: https://twitter.com/gosling_ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *