Palácio Capanema reabre hoje e devolve 21 obras de Candido Portinari à visitação do público

João Candido Portinari, fundador e Diretor geral do Projeto Portinari, é um dos convidados da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, para a cerimônia de reinauguração do Palácio Gustavo Capanema, sede do MEC no Rio de Janeiro, hoje, dia 20 de maio, às 17h.

 

Símbolo da arquitetura modernista, fechado há 10 anos, o Palácio Capanema reúne 21 obras de Candido Portinari como Jogos infantis (pintura mural a têmpera – 477 x 1295 cm); 12 pinturas murais a afresco (Ciclos econômicos); 2 pinturas murais a têmpera (Auditório); 4 painéis a óleo/tela (Quatro elementos) e 3 painéis de azulejos (Azulejos).

 

As obras de reforma, iniciadas em fevereiro de 2019, receberam investimento de R$ 84,3 milhões e foram conduzidas pelo Iphan, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participará da cerimônia, quando fará a entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC), a maior honraria pública do setor cultural brasileiro. A retomada da premiação, suspensa desde 2019, irá celebrar as quatro décadas de criação do Ministério da Cultura com o tema “40 anos do MinC: Democracia e Cultura”.

No evento, o presidente Lula e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, irão agraciar 111 personalidades brasileiras e 14 instituições que contribuem para o desenvolvimento da cultura e impulsionam a diversidade cultural do país.

SERVIÇO

Cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural 2025
Horário: 17h
Local: Edifício Gustavo Capanema – Rua da Imprensa, 16 – Centro, Rio de Janeiro. O acesso de imprensa é pelo Portão P2.

 

Author

Fundador, CEO e Editor-Geral do ArteCult.com (@artecult), Sócio-fundador e Editor-Geral do QuadriMundi (Quadrinhos, Mangás e Animações) @quadrimundi , sócio-diretor do CinemaeCompanhia (@cinemaecompanhia), admin do @portalteamigo no Instagram. Apaixonado pela sua família, por tecnologia e por todas as formas de ARTE e CULTURA. Viva o POVO BRASILEIRO e sua rica e infindável cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *