Uma obra de arte para ser visitada gratuitamente, podendo unir em encontros casuais diferentes gerações, proporcionando trocas de informações e conhecimentos. É assim que Leila B, artista e autora da obra ORIENTE-SE NITERÓI, define a instalação que será inaugurada no Parque Palmir Silva, mais conhecido como Horto do Barreto, na próxima quarta-feira (6). A solenidade começa às 9h30 e conta com a presença do secretário das Culturas, Leonardo Giordano.
A obra “ORIENTE-SE NITERÓI” apresenta um mapa georreferenciado do município, subdividido nos seus 52 bairros, distribuídos pelas cinco regiões administrativas. A proposta é atender à função múltipla, de obra de arte pública e objeto pedagógico, possibilitando uma aula aberta de cartografia/geografia, ampliando a função do parque público aberto.
“O que difere este mapa de tantos outros que encontramos pela cidade é sua grande dimensão, os materiais empregados – em cerâmica esmaltada e contornada com um piso de fulget rústico – e sua instalação no chão. A escolha de expor horizontalmente possibilita a todos se localizarem geograficamente na cidade, facilitando a inter-relação entre mapa e espaço, tendo o corpo como eixo”
Segundo a artista, assim como a maioria dos brasileiros tem o mapa do Brasil construído mentalmente, o niteroiense poderá reconhecer Niterói pela forma do mapa, conhecer a distribuição dos bairros. O desdobramento destas informações, diz, vai intensificar sua relação de pertencimento à cidade. A iniciativa tem o aporte de recurso do Edital de Fomento às Artes da Secretaria das Culturas de Niterói.