O mega-empresário Elon Musk revelou durante o início da AI Day 2022 da Tesla, o seu protótipo do robô humanoide – o “Optimus“. A tecnologia conta com software de Inteligência Artificial e sensores com recursos de assistência ao motorista do piloto automático de seus carros. Também conhecido como Tesla Bot, ele também está sendo desenvolvido para fazer tarefas como carregar objetos e regar plantas.
De acordo com Musk, o androide Optimus tem fabricação e entregas que deverão ser realizadas até 2027. Segundo estimativas o preço deve ficar em torno dos US$ 20 mil – (valor aproximado de R$ 100 mil). Se preparando para as entregas, a projeções da companhia, o Optimus deve ser produzido aos milhões a fim de atender a demanda.
A inspiração do Optimus é na fisionomia de seres humanos: ele tem massa de 73 quilos, possui uma cabeça operacional, desloca-se por duas pernas além de possui dois braços com mãos – e detalhe: que trazem polegares opostos.
Dados técnicos: o Optimus possui processador da própria empresa de Musk, com conexão Wi-Fi e de celular, como também recursos de áudio e cibersegurança. Sua fonte de energia se baseia numa bateria que tem capacidade de 2,3 kWh, de acordo com afirmações da Tesla.
Segundo Musk, “Ainda há muito trabalho a ser feito para refinar o Optimus e colocá-lo à prova. Acho que o robô vai ser incrível em cinco a 10 anos.” afirmou.
Com tudo isso, o androide consegue fazer reconhecimento de objetos, como caixas, e dessa forma realizar tarefas com eles. Na demonstração Tesla, o robô usa a mão para pegar um regador e, assim realizar a tarefa de colocar água em plantas de um jardim.
Fonte: Estadão
Eduardo Garcia
Instrutor de Robótica, Analista de Sistemas e Mentor no Projeto “Tá ON” – Prefeitura do Rio
Colunista – Futurístiko