Alunos de Ensino fundamental e Médio de todo o Estado de São Paulo se reúnem no Centro Universitário FEI para Olimpíada Brasileira de Robótica
Com o objetivo de incentivar o aprendizado de robótica e o desejo pela tecnologia, o Centro Universitário FEI recebe, neste sábado (31), alunos de Ensino Fundamental e Médio que participarão da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica.
Nesta fase, chamada de Modalidade Prática, 120 equipes de todo o Estado de São Paulo constroem robôs autônomos que devem ser aptos a cumprirem tarefas sem interferência humana. Os alunos classificados seguirão para a Etapa Nacional, que ocorrerá em outubro, no Rio Grande do Sul.
Flavio Tonidandel, coordenador das etapas regional e estadual da OBR na FEI, explica que o evento é uma excelente oportunidade para os estudantes colocarem em prática os conhecimentos que adquirem na escola com o universo da robótica e de estar em contato cada vez mais com essas tecnologias.
Tonidandel também coordena o primeiro curso de Engenharia de Robôs no Brasil, lançado em janeiro pela FEI. Com o objetivo de capacitar profissionais para planejar, construir, controlar e manter robôs de diversos tipos, a grade do curso é planejada para que exista um equilíbrio entre quatro áreas de conhecimento: Mecânica, Eletrônica, Programação e Automação.
Para saber mais sobre as graduações e novidades da FEI, acesse: fei.edu.br ou siga a Instituição nas redes sociais em fei.edu.br/redes
Olimpíada Brasileira de Robótica
Organizada anualmente pela RoboCup Brasil, com apoio do Governo Federal e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma iniciativa pública dedicada a escolas, professores e alunos vinculados ao ensino fundamental, médio ou técnico. Gratuito e sem fins lucrativos, o evento visa despertar e estimular o interesse pela Robótica e áreas afins, promovendo a difusão de conhecimentos básicos sobre o tema de forma lúdica e cooperativa.
Durante a OBR, são realizadas provas em âmbito nacional, torneios locais, parcerias com universidades, disponibilização de website com material de robótica pedagógica, fóruns para troca de experiência entre docentes, entre outros serviços. Ao proporcionar novos desafios aos estudantes e aproximar a universidade dos ensinos médio e fundamental, o evento identifica os grandes talentos e vocações em Robótica para melhor instruí-los e estimulá-los a seguir carreiras científico-tecnológicas.
Sobre o Centro Universitário FEI
Com 78 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição, com campus em São Bernardo do Campo e na capital paulista, já formou mais de 50 mil profissionais, entre engenheiros, administradores de empresas e profissionais da área de Ciência da Computação, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do País.
Mantido pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, o Centro Universitário FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.
Os cursos oferecidos são Administração, Ciência da Computação e Engenharia – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Química e Engenharia de Robôs. Oferece ainda cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Gestão, Tecnologia e Engenharia; mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química; e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica.
Serviço – Etapas regionais – Olimpíada Brasileira de Robótica
- Dias e horários: 31 de agosto das 8h às 19h
- Local: Centro Universitário FEI – Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972-B – Assunção, São Bernardo do Campo, São Paulo.
- Informações: www.obr.org.br/
- Evento aberto ao público