
Foto: Rapha Gomide


Vistamos hoje o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan), localizado no Catete, na zona sul carioca, para conferir a mostra “O universo lúdico e inventivo de Deneir Martins”. A exposição vai até dia 03/12 e integra o programa Sala do Artista Popular (SAP), dedicado a valorizar criadores que dialogam com a cultura brasileira em suas múltiplas expressões.
Reconhecido como um dos nomes centrais do movimento Imaginário Periférico, surgido nos anos 1990 na Baixada Fluminense, Martins é apontado pelo antropólogo Túlio Lourenço Amaral como referência na construção de uma estética que desafia os sistemas tradicionais de arte. Amaral, responsável pela pesquisa e pelo texto do catálogo da mostra, destaca a ousadia do artista:
Além das obras de Martins, o público terá acesso a uma atração especial: a apresentação da tradicional Quadrilha João Danado, do Morro do Santo Amaro, na Glória — uma oportunidade rara de assistir ao grupo fora do período junino.
A programação é gratuita e promete aproximar visitantes de um universo artístico que une ludicidade, crítica social e inventividade, reafirmando o papel da periferia como espaço de criação e resistência cultural.
Confira algumas obras
Imagens: Rapha Gomide
- Entrada da Exposição
- Deneir Martins
Sobre Denier Martins
Com 50 anos de carreira, Denier Martins, que usa sucata para a produção da maioria de suas obras, é, também, animador cultural do CIEP de Piabetá, bairro de Magé onde cresceu, e fundador do projeto João de Barro que ensina cerâmica aos alunos.
Denier já mostrou sua arte em diversas galerias e feiras de arte pelo país, ministrou oficinas, apresentou exposições na França, em Paris e Nice, e realizou uma residência artística em Otawara, no Japão.
Serviço
“O universo lúdico e inventivo de Deneir Martins”
- Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular – Rua do Catete, 179. Catete – RJ. Tel. 21 3032.6052 . Mais informações: www.cnfcp.gov.br
- Dias e horários de visitação: Terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h.
- Encerramento: 03 de dezembro de 2025
- Realização: Associação Cultural de Amigos do Museu do Folclore Edison Carneiro (Acamufec) | Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular



















