Você sabia que a dança é um dos meios mais eficazes de comunicação?
Ela pode transmitir o que se deseja expressar de forma sensível, verdadeira e fluida. E também pode ser ágil e avassaladora.
Não há limites! Essa comunicação pode ser realizada por meio de jogos, de técnica formal de dança, de improvisação, com contato ou não. Ora com música. Ora em silêncio. Com movimento e sem movimento.
Sendo do meio da dança ou não, é impossível ficar impassível diante de um espetáculo ou vídeo de dança, ou até mesmo de uma performance de rua.
E tenho certeza de que você já sentiu coisas do tipo que descrevo a seguir…
Quem já assistiu a um balé clássico pode ter pensado: “Linda obra! Perfeição técnica!”
Se viu uma apresentação no meio da rua, pode ter exclamado: “O que é isso?!! ” ou “Acho que é protesto!”
Se assistiu a um espetáculo de dança contemporânea, no qual os bailarinos sobem pelas paredes, fazem voos rasantes na plateia e subvertem o espaço do palco, pode ter se impressionado dizendo: “Sensacional!” ou “Como é que o corpo humano é capaz desse movimento!!”
Se você não ficou indiferente, a dança comunicou! Deu o seu recado, mesmo se incomodou, te aborreceu, não importa: se provocou uma reação, reflexão ou pensamento, ela comunicou! É uma forma de expressão e que sempre desperta algo em nós.
Brincadeiras à parte, faço aqui uma pergunta: Como a dança se comunica com você?
No meu caso, ela se comunica comigo de muitas formas. Me leva a lugares sensacionais e me mostra o que faço de melhor. Revela o melhor de mim. Me desvenda, me desnuda e me provoca emoções infinitas!
É a melhor forma de me comunicar comigo e com o outro.
Não importa a perfeição técnica ou onde você dança. O importante é o quê e com quem você quer comunicar.
Comunique-se! Movimente-se! Dance!