“Niterói em Movimento”: um projeto da Companhia de Ballet de Niterói
Cobertura completa (imagens e entrevistas: Rafaeli Mattos
A Companhia de Ballet de Niterói apresenta, de 7 a 9 de junho, o “Niterói em Movimento“, um projeto que visa estimular a criação de novos espetáculos por coreógrafos emergentes, utilizando a estrutura e a sede da Cia de Ballet.
O programa apresenta duas categorias distintas: o ‘Atelier Coreográfico’, onde os próprios bailarinos da Companhia expõem suas outras habilidades e competências, revelando então ‘novos’ profissionais da dança; e ‘Residência Coreográfica’, onde são selecionados coreógrafos da Cidade para experimentar, manipular e produzir um ou mais tipos de arte junto à CBCN.
Em ambas as propostas, o melhor trabalho será escolhido pelo público e fará parte do repertório da Companhia de Ballet de Niterói.
Na edição de junho, o público vai poder assistir ao “Niterói em Movimento / Atelier Coreográfico”, com quatro trabalhos com temáticas brasileiras, valorizando, assim, a cultura nacional.
Confira as imagens de um dos ensaios:
Durante os ensaios do espetáculo, conversamos com Fran Mello, diretor artístico da Companhia de Ballet de Niterói que nos explicou um pouco da concepção do espetáculo e as coreografias desta edição:
As coreografias desta edição então são: ‘Gota’, de Diego Cruz; ‘Vestida de Sol’, de João Corrêa; ‘Riscado ou Aboiando’, de Robson Schmoeller; e ‘Climax’, de Tiago Oliveira. A direção artística é de Fran Mello.
Conheça agora cada coreografia e seu criador:
‘Gota’ de Diego Cruz utiliza como ponto de partira a obra ‘Gota d’água’, de autoria de Chico Buarque e Paulo Pontes, e busca expressar no corpo o amor que emociona e que preenche, o amor que contagia, e que, por vezes, acaba por se transformar em ódio.
‘Riscado ou Aboiando’ de Robson Schmoeller a diversidade na forma de falar e a riqueza das danças populares regionais, que são a base para a pesquisa de movimento.
Em ‘Clímax’, o coreógrafo Tiago Oliveira pensa na miscigenação da cultura brasileira com os diversos tipos de rituais, trazendo como partitura coreográfica imagens geométricas feitas pelo grupo de intérpretes que dão alusão a um festejo.
“Vestida de Sol” de João Correa é inspirado na obra de Ariano Suassuna, o trabalho de dança-teatro busca referências do Movimento Armorial como de exaltar a importância do Nordeste para as raízes culturais do Brasil.
Não perca então o espetáculo Atelier Coreográfico do projeto Niterói em Mo imento, pois as coreografias estão incríveis!!
Um espetáculo que ressalta a cultura brasileira em toda a sua plenitude.
SERVIÇO:
Niterói em Movimento / Atelier Coreográfico
- Dias: De 7 a 9 de junho de 2019
- Horário: sexta e sábado, às 20h; domingo, às 18h
- Classificação indicativa: Livre
- Duração: 60 minutos
- Gênero: Dança Contemporânea
- Teatro Municipal de Niterói
- Rua XV de Novembro, 35 – Centro – Niterói
- Ingressos: Inteira: R$30,00 / Meia: R$15,00
- Os 50 primeiros que doarem uma lata de leite em pó terão direito a um ingresso gratuito. As doações serão entregues para a Casa Maria de Magdala. Para informações acesse: www.casamariademagdala.org