O novo drama turco lançado no streaming da Netflix está arrebatando todos com sua história surpreendente, repleta de nuances, muita emoção e a demonstração do amor de um pai por sua filha em uma visão um pouco diferente do que estamos habituados. Trata-se do filme ‘Milagre na Cela 7” (“7 Kogustaki Mucize” ) que apresenta uma história originalmente de um longa coreano de 2013, mas com nova roupagem, atuações primorosas e uma trilha sonora intensa, resultando em uma experiência que engradece a todos com seu resultado final. Confira agora nossa crítica sem spoiler.
A narrativa da trama é apresentada ao telespectador totalmente moldada à região onde se passa a história (Turquia), então podemos notar diversas modificações em relação ao longa original da Coreia. Na trama vemos Memo, um pai que possui uma deficiência intelectual sendo separado drasticamente de sua filha Ova ao ser acusado por um crime que não cometeu: a morte de outra menina, filha de um comandante que toma como verdade absoluta este suposto assassinato julgando Memo como culpado pela terrível situação. Assim, ordena que o mesmo seja preso e cumpra a pena de morte para servir como exemplo a todos pela situação.
Preso, num ambiente totalmente inesperado, Memo encanta a todos a sua volta pela sua pureza e simplicidade. E naquele ambiente em que o perigo e o medo pairavam no ar, uma sensação de amor e caridade ao próximo começa a reinar, assim ele passa a contar com o apoio de todos os seus companheiros de cela. Já do lado de fora, sua filha, avó e a professora de Ova lutam juntas para buscar sua liberdade através de provas de sua inocência.
Das nuances observadas durante o desenvolvimento da trama, vale destacar a originalidade, pois não vemos mais uma versão americana de uma produção oriental e sim uma visão não muito difundida e que imprime as muitas qualidades, característica de várias produções turcas. Os conceitos abordados, a questão da religiosidade e da demonstração da universalidade da temática “amor” em toda a sua potência são demonstrados de maneira dosadas durante o desencadear da história. Vale reforçar que o longa não é original, mas sim, um remake turco de um grande sucesso sul-coreano. Porém, sua história foi completamente adaptada para a realidade turca, fator que agrega novos conceitos, valores e dá a essa nova versão um tom muito mais autêntico e profundo do que apenas pegar um filme de sucesso de outro país e refazê-lo com uma nova língua, como os Estados Unidos costuma fazer.
A ambientação simples do interior da Turquia, as dificuldades do povo pobre do lugar e o pavor da guerra estabelecem uma base verídica e forte para que o drama sobre um pai com problemas mentais, preso injustamente e afastado da filha pequena, possa provocar ainda mais impacto. E põe impacto nisso, já que todos os aspectos são desenvolvidos com muita atenção e cuidado.
O drama ‘Milagre na Cela 7’ é um abraço afável, repleto de amor e carinho nesses tempos de quarentena. Ele nos emociona, sensibiliza, propõe reflexões de como sermos melhores como seres humanos, sobre a importância de sempre respeitar o próximo, independente de ser diferentes ou não, é de como sempre podemos aprender com os outros.
CONFIRA O TRAILER DO FILME:
No fim das contas a sensação que dá após gastarmos muitos lencinhos enxugando as lágrimas é que o amor sempre triunfará em nosso mundo, ele é a resposta para tudo! Confiram essa produção o quanto antes, garanto que não irão se arrepender!
Viva ao cinema turco! Viva a Arte! Viva “Milagre na Cela 7”!
“Lingo ! Lingo! Garrafas..”
Forte abraço e até a próxima pessoal.
NOTA: 9
LUAN RIBEIRO
ArteCult – Cinema & Companhia
Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!
@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado , @sinistros.bagulhos e @hospicionerdoficialp
#VamosParaOCinemaJuntos