Está em cartaz do dia 3/9 a 16/10, na Casa da Cultura – Instituto Oca Brasil, a exposição multimídia Nahuales – Seres Místicos dos artistas Biophillick e Sziah Sauh. O evento reúne uma produção autoral de máscaras artesanais, foto-intervenção, colagens, objetos ritualísticos, pintura, moda, vídeo e ainda conta com performances-ritual de dança contemporânea dos artistas Andreia Evangelista e Sziah Sauh.
Por meio de máscaras, figurinos, colagens, vídeos e pinturas, os artistas trazem ideias e conceitos relativos ao Nahualismo, como arte xamânica que vincula a espiritualidade dos Povos originários e a estreita relação com a natureza e os animais como extensões do humano. Numa busca de re-indigenizar para decolonizar nossa cultura. O fazer artístico desta exposição é um manifesto para uma nova era onde magia, ancestralidade multiétnica e xamanismo hibridizam-se com a contemporaneidade para trazer uma revalorização do natural numa era de hipertecnologização e digitalização do que se projeta como ser humano. Uma arte que dialoga com o artesanal, o feito à mão, a reciclagem, a pureza e inocência dos nossos ancestrais. Essas raízes ancestrais; o sobrenatural; e a conexão com mundos sutis busca a criação de seres místicos que estabelecem contatos profundos com as energias elementais da Terra: os animais-nahuales; seres protetores que nos guiam e dão força pra nossa caminhada de volta à vida com uma perspectiva mágica e esperançosa para um mundo em crises.
Durante a abertura da exposição e fechamento da exposição, será possível assistir a mística da materialidade plástica ganhar corpo e movimento, onde os performers convocaram a força dos nahuales quando estabeleceram uma atmosfera não-ordinária e ritualística, por meio da música criada por Biophillick para esses seres encantados: a composição musical “Nahual”, criada originalmente no ano 2015, para o álbum debut do artista; “Aura”. Utilizam
instrumentos autóctones, entre os quais se destacam o PÔ do povo Kayapô, as tigelas tibetanas, sino peruano e maracas, recriando uma mistura de sons eletrônicos e ancestrais. Um gênero que o autor define como “Elektro-Xamânico”. Por meio de um ato corporal intuitivo e orgânico acompanhado por vídeo projeção simultânea em arte
digital, com figurinos feitos por Biophillick em colaboração com o artesão Ivan Carvalho, atual morador na região de Cavalcante, em um processo igualmente artesanal com peças de algodão cru e tingimento natural.
Não deixem de conferir!
SERVIÇO
Nahuales – Seres Místicos
- Data: 3/9 a 16/10
- Horário: 17 às 22hrs (ter a dom)
- Local: Casa da Cultura – Instituto Oca Brasil.
- End.: Rua Ary Valadão (em frente à Câmara Municipal) Alto Paraíso de Goiás