Movimento de Escuta: Presença Festival 2025 dá início à edição de 2025 com espetáculo teatral inclusivo e gratuito

Foto: Divulgação

O festival reforça sua continuidade em seu 4º ano consecutivo de realização, com apresentação e patrocínio master da Shell,e se consolida como um dos mais importantes projetos de diversidade cultural do Rio de Janeiro

Espetáculo de dança dirigido por Clara Kutner, com elenco formado por cinco bailarinos surdos, terá apresentação gratuita na abertura do evento multiplural, focado na diversidade, equidade e inclusão na cultura

Com um olhar especial de valorização às múltiplas camadas da diversidade, o Presença Festival 2025 segue firme em sua missão de celebrar a potência criativa da comunidade LGBTQIAPN+, de mulheres, pessoas pretas, pessoas com deficiência e povos originários nas artes, na cultura e no empreendedorismo, com artistas renomados e novos talentos em ascensão. Conhecido pela pluralidade presente em diversas áreas, o festival chega à quarta edição oficial, reunindo diferentes manifestações artísticas em prol da diversidade, equidade, inclusão e, acima de tudo, representatividade.

Este ano, o Presença Festival abre a programação oficial no dia 29 de maio, com uma Mostra de Teatro inclusiva. Durante quatro dias, a peça “Movimento de Escuta”, espetáculo de dança e arte surda, com diferentes linguagens sobre comunicação e pertencimento, será apresentado ao público com oito sessões gratuitas, no Teatro Ipanema Rubens Corrêa, na zona sul do Rio.

Foto: Divulgação

Criada e dirigida por Clara Kutner, o trabalho reúne cinco intérpretes surdos em cena e propõe um mergulho em formas plurais de comunicação, presença e expressão corporal. São eles: Alef Felipe, Lucas Guilherme, Luiz Augusto, Thaís Souza e Thayssa Araújo. No palco, eles chamam a atenção para a falta de escuta e invisibilidade da sociedade, em um trabalho que reúne dança, em especial estilos como o funk e o passinho; poesia, com improvisações poéticas por meio de linguagem de sinais; artes visuais e sonoridades.

A Mostra de Teatro do Presença Festival 2025 começa hoje, dia 29 de maio, e vai até 01 de junho. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do início de cada apresentação.

“Esta é a segunda vez que trazemos para o Presença Festival uma manifestação teatral inclusiva, com atores que são pessoas com deficiência e ganham protagonismo e visibilidade no palco. A Mostra de Teatro deste ano vem como um movimento de escuta ativa. Mais do que garantir medidas de acessibilidade ao público, o Presença valoriza e evidencia o protagonismo de artistas com deficiência no palco. Não se trata apenas de inclusão: é reconhecimento, é presença real. Nosso compromisso é com uma arte que seja, de fato, para todes — com espaço, visibilidade e respeito”,  afirma o publicitário e produtor cultural José Menna Barreto, fundador, diretor artístico e curador do Presença Festival.

 

Sobre o Presença Festival:

O Presença Festival 2025 é apresentado pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Shell.
Patrocínio Master: Shell.
Patrocínio: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Apoio institucional: Circo Voador e Hand Talk.
Produção: Araucária Agência Cultural.
Realização: Maria Angélica Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

SERVIÇO

Mostra de Teatro do Presença Festival 2025 –
Espetáculo “Movimento de Escuta

Local: Teatro Ipanema Rubens Corrêa (Rua Prudente de Moraes 824, Ipanema – RJ)

Dias 29, 30 e 31 de maio – 18h e 20h
Dia 01 de junho – 17h e 19h

Ingressos gratuitos na bilheteria – 1h antes de cada sessão

Ambas sessões do sábado (dia 31/05) contarão com o recurso de audiodescrição. Após o espetáculo, haverá um bate-papo com a plateia presente.

Classificação: Livre.

Sinopse:

“Movimento de Escuta” é um espetáculo de dança sobre arte surda da Cia de Dança SOM, composta por cinco bailarinos surdos: Alef felipe, Lucas Guilherme, Luiz Augusto, Thaís Souza e Thayssa Araújo. O espetáculo tem direção de Clara Kutner, que também é fundadora da Cia Carioca e do Projeto SOM. “Movimento de Escuta” fala sobre comunicação. Hoje, neste país fragmentado pós-pandemia, como afinar nossos sentidos e nossa comunicação? Uma metáfora de um campo de batalha onde os bailarinos “lutam” com seus corpos em um jogo que mescla dança funk e SLAM.

 

 

 

Author

Redação do Portal ArteCult.com Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial. e-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com. Fundador e Editor Geral: Rapha Gomide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *