Enquanto isso, na escola pública, alunos organizam a festa junina
Edgar (Marcelo Antony) não cede à pressão dos alunos contra a instalação de catracas e cercas elétricas no colégio Grupo e chega ao ponto de agredir a própria filha na frente de todos durante o “apitaço” organizado por ela. Em ´Malhação: Viva a Diferença´, Lica (Manoela Aliperti), que muito tentou argumentar antes da manifestação, se enfurece com a atitude extrema do pai e não aceita seu pedido de desculpas. Toda a situação é registrada pelos alunos, que divulgam o material na internet. Incentivada pelos amigos, ela conta para Marta (Malu Galli) sobre o ocorrido. Horrorizada, ela vai ao colégio e confronta o ex-marido, avisando que irá processá-lo.
Temendo as consequências de seu ato impensado, Edgar pede a Bóris (Mouhamed Harfouch) que convoque uma reunião de emergência com os pais dos alunos para tentar reverter a situação e limpar seu nome. Ele delega ao orientador pedagógico a missão de elaborar seu discurso de defesa e convencer Mitsuko (Lina Agifu) a falar a seu favor, já que a mãe de Tina (Ana Hikari) tem muita influência com os pais e é sua aliada há anos. Mas, para a surpresa de Edgar, Mitsuko declara que a associação de pais e mestres exige o seu afastamento da diretoria do Grupo, mesmo após ele pedir desculpas pelo ocorrido e garantir que nada parecido voltará a acontecer.
Enquanto lida com a revolta e indignação de todos, Edgar procura limpar sua barra com Marta. Seguindo conselhos de Malu (Daniela Galli), ele tenta seduzir a ex-mulher e, durante uma conversa, a abraça e diz que quer voltar para casa. Lica flagra a cena, incrédula com a cara de pau do pai e mais uma vez não cai na conversa dele.
Ainda nesta semana, Ellen (Heslaine Vieira) e Fio (Lucas Penteado) iniciam a campanha de financiamento coletivo para a festa junina do Cora Coralina e pedem que todos os alunos divulguem o site.
‘Malhação: Viva a Diferença’ tem autoria de Cao Hamburger e direção artística de Paulo Silvestrini e vai ao ar logo após o ‘Vale a Pena Ver de Novo’.