Luiz Carlos Gomes: 20 anos de carreira nas artes cênicas e um legado social chamado ‘Bonde Improviso’

Ator, diretor, dublador e produtor Luiz Carlos Gomes

 

Por Cristiana Lobo

 

O ator, diretor, dublador e produtor Luiz Carlos Gomes tem, de fato, bons motivos para celebrar. Ele completa 20 anos de carreira em 2025 com um projeto social recém-aprovado e um troféu na estante. O projeto Bonde Improviso, que rendeu o troféu ARTE EM MOVIMENTO, pela APPERJ, neste ano, já está em fase piloto e será realizado em 2026.  A iniciativa usa jogos de improviso teatral para desenvolver comunicação e autoconfiança em jovens da rede pública, preparando-os para desafios acadêmicos e profissionais.

A empreitada é fruto de uma trajetória longa e diversificada na área cênica. Luiz é formado pela CAL (Casa de Arte das Laranjeiras) e tem passagem por produções na TV Globo como “Malhação” (2014), “Um Lugar ao Sol” (2021) e “Desalma” (2019), e na Record, onde integrou o elenco da premiada série “A Rainha da Pérsia”, em 2024. No cinema integrou o elenco de “Horas de Fúria” (2021). Nos palcos, atuou em comédias de sucesso como “Corra que Minha Ex-Mulher Vem Aí!” (2019), acumulando ainda experiência nos bastidores como assistente de direção e produtor.

Nos estúdios de dublagem, sua voz é reconhecida em grandes franquias de games como “Call of Duty” e “The Witcher”, uma faceta que mostra o perfil de um artista completo. Agora, ele canaliza toda essa bagagem plural para conduzir o Bonde Improviso, um projeto que nasce não apenas como uma celebração de suas duas décadas de estrada, mas como um legado prático para a nova geração. Nesta entrevista concedida ao portal Arte Cult, Luiz conta mais detalhes sobre o novo projeto e os planos para o próximo ano.

 

1) Você é dublador profissional há anos. Quais personagens você destacaria na sua carreira de dublador e como se prepara para as gravações?

Minha estrada na dublagem, é quase 100% traçada nos Games.

Atuei em grandes produções como Call of Duty, Black Ops, Assassin’s Creed, Far Cry, The Witcher, Skylanders e Whatch Dogs.

Gosto muito do Eskel (personagem do The Witcher) 

Mas o meu personagem preferido, e que marcou minha carreira na dublagem, (dublo ele há 13 anos) é o Edward Richtoffen, da saga Black Ops (modo Zombies).

Para dublar, eu evito bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos e preservo a voz. Antes de dublar faço  relaxamento, exercícios de respiração, um aquecimento vocal e exercícios de articulação e dicção. 

2) Você ganhou recentemente o troféu Arte e Movimento da Apperj pelo projeto Bonde Improviso. Do que se trata o projeto e qual é a relação com a sua experiência teatral?

O projeto Bonde Improviso visa desenvolver habilidade de falar em público, para fortalecer o processo de comunicação nos jovens. Desinibir, desbloquear e potencializar a expressividade de fala, usar o corpo como ferramenta para expressar ideias, ampliar vocabulário e trabalhar falas de improviso. Com isso, os jovens das escolas públicas terão mais repertório para disputar vagas em entrevistas de emprego e entrarão mais confiantes na faculdade, sem travar na hora de expressar ideias ou apresentar um trabalho. 

3) Você integrou o elenco da premiada série A Rainha da Pérsia, em 2024. Prefere o palco, as câmeras ou a dublagem? Porquê?

Acredito na Arte como um todo. Para mim, funciona como uma engrenagem…

A TV e o cinema são uma experiência única! As produções cada vez mais elaboradas, com roteiros, cenografia, e direção afiados, nos proporcionam um ambiente quase mágico para executar o nosso trabalho. 

A dublagem, por sua vez, nos possibilita focar apenas na voz. Uma vez que a interpretação já foi executada,  você precisa reproduzir com qualidade,  precisão e respeito, um trabalho que já existe, e a suas intenções devem se encaixar com isso. Não deixando suas qualidades artísticas de lado.

Tenho também um trabalho muito consistente como Apresentador/MC. O contato direto e a interação com o público me fazem sentir vivo!

Já o teatro… ahhh o palco é sagrado!

E essa expressão não é cliché. É incrível o poder transformador do teatro. Você encenar por meses o mesmo texto, e trazer vida nova a cada apresentação, é um exercício maravilhoso. Você descobre novas coisas, e vai se aperfeiçoando… nunca está pronto, e o processo é vivo! Eu amo o teatro!

4) Você completa 20 anos de carreira este ano. Planeja algum projeto como ator ou diretor para celebrar a data?

Tenho a Sorte de estar finalizando o piloto do Bonde, para darmos início de fato ao projeto em 2026.

Sempre trabalhei em projetos de terceiros, e estar dando vida a um projeto que ficou mais de 13 anos numa gaveta, é mais que um presente! Não posso deixar de agradecer ao meu sócio Celso Jardim, por me ajudar a acreditar e levantar esse projeto de uma vez por todas! 

Através do Bonde, vamos capacitar jovens da rede pública de ensino,  e trazer mais qualidade de vida a eles. Espero de fato, que em breve possamos fazer a diferença na vida de milhares de jovens por todo o país! 

 

Cristiana Lobo

@circulando.rj

A coluna CIRCULANDO é escrita e editada pela jornalista Cristiana Lobo. É um registro de flashes do cotidiano carioca, um evento ao ar livre, um showzinho imperdível, um artista talentoso que nem todo mundo conhece, um novo bar que tá bombando, uma comidinha especial, uma tendência, etc. É um recorte bem específico dessa nossa cidade tão grande e diversificada. >> Cristiana Lobo: jornalista e assessora de imprensa à frente da Círculo Comunicação. Formada em Jornalismo pela UFRJ, com pós em Literatura pela PUC-Rio, atua na área cultural há mais de 15 anos. Já colaborou com veículos como portal Le Monde, Revista Vogue Jóias, Jornal do Comércio, Revista Info, site Radar55, entre outros. Fã do bom-humor e da informalidade da cidade, apaixonada por conhecer outras culturas, gente e novidades.
https://www.instagram.com/circulando.rj/

Author

A coluna Circulando registra iniciativas da cidade que que valem a pena conhecer e traduzem o espírito carioca. Um evento inovador, um show imperdível, um artista talentoso, uma tendência, etc. É um recorte bem específico que reflete o meu olhar pelos locais por onde passo e frequento dessa nossa cidade tão grande e diversificada. Cristiana Lobo: jornalista e assessora de imprensa à frente da Círculo Comunicação. Formada em Jornalismo pela UFRJ, com pós em Literatura pela PUC-Rio, atua na área cultural há mais de 15 anos. Já colaborou com veículos como portal Le Monde, Revista Vogue Jóias, Jornal do Comércio, Revista Info, site Radar55, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *