Criada pela Africa, série “Eu busco as diferenças” conta em seu quarto episódio a história de dona Antonietta, que se encontrou por meio da música já na terceira idade.
Dona Antonietta sabe bem como a música pode transformar as pessoas. Ela se encontrou como 29compositora após os 70 anos, quando passou a transcrever seus sonhos e pensamentos em letras de música. Hoje, aos 85, já tem quase 300 composições – e sua história é contada no quarto episódio da série “Eu busco as diferenças”, lançada pelo Itaú Unibanco para mostrar o poder transformador da música em aquecimento para o Rock in Rio 2019.
“Eu sempre, sempre gostei de música. A família inteira gosta de música. Depois que eu operei a catarata e comecei a enxergar, comecei a escrever” conta ela, que é a protagonista do minidocumentário ‘Em Busca de Empatia’”, lançado no perfil do Itaú Unibanco no YouTube.
Criado pela agência Africa, o filme conta um pouco da trajetória de dona Antonietta, que aprendeu a escrever aos 75 anos para registrar suas letras. “Eu desabafo no papel. Não penso para escrever. Vem na minha cabeça e escrevo. Mas queria divulgar pois gostaria muito que algum cantor ou compositor pusesse melodia nas minhas letras. E que ela faça sucesso”, diz.
Mãe e avó, ela lembra que na infância se reunia com a família em volta do rádio para ouvir música. Ao final, o vídeo registra ainda uma agradável surpresa para a letrista – que teve uma de suas composições gravadas pela cantora Josyara.
“É visível como a música transformou a vida da dona Antonietta. Ao compartilhar sua história, queremos não apenas inspirar, mas também incentivar a união entre as pessoas, por mais diferentes que sejam em várias instâncias sociais ou culturais. O relato segue a mesma linha da campanha do banco para o Rock in Rio deste ano, que convida as pessoas a buscarem as diferenças”, diz Eduardo Tracanella, diretor de Marketing do Itaú Unibanco.
A série “Eu busco as diferenças” conta em três minidocumentários as histórias de pessoas que, usando a música, viram nas diferenças e adversidades uma forma de se encontrarem. A estreia ficou por conta de Tabatha Aquino, artista carioca que cantava em transportes e espaços públicos para se expressar e ganhou fama quando um vídeo seu viralizou na internet. O segundo minidoc trouxe a banda “Compulsão Sonora, composta por dois terapeutas e oito pacientes que fazem música para ajudar pessoas com distúrbios mentais. Já o terceiro conta a história da Banda Itaú, formada por 47 artistas que estão se apresentando por todos os dias de Rock in Rio na arena do Itaú Unibanco.