Viajando pelo Brasil com o show intimista, a cantora e compositora Isabella Taviani mescla novas canções com repertório de sucesso em apresentações cheias de sentimento, comemorando duas décadas de trajetória. A cantora carioca chega a Campinas em 13 de março, em apresentação voz e violão no Brasuca Multicultural, casa de shows que fica em Barão Geraldo, conhecida pelo fomento à música brasileira. Ela canta dentro do projeto + Cedo, com a casa abrindo às 19h e o show marcado para às 21h30.
Isabella está voando muito pelo céu do Brasil para dar conta das tantas paradas da turnê ‘Isabella Taviani: voz e violão’, iniciada em julho do ano passado, como parte da comemoração por essas duas décadas de muitos hits. Percorrendo o país de modo abrangente, Isabella conta sobre a escolha da configuração do atual show e como tem sido a aceitação do público nesta turnê.
“Gosto muito do formato voz e violão porque me dá liberdade e me lembra o início da minha carreira, quando cantava nos bares. Foi dessa forma que sempre me conectei com plateias diversas, fico ainda mais próxima às pessoas – é um show com minha voz e um violão. É a artista, suas canções e a conexão que tem com o seu público. E tem sido incrível”, conta Isabella.
A turnê de canções marcantes que embalam diversas gerações, já passou por Fortaleza (CE); Nova Iguaçu, Volta Redonda e Rio de Janeiro (RJ); Ribeirão Pires (SP); Belo Horizonte (MG); Brasília (DF); Porto Alegre (RS); Mossoró (RN); Natal (RN); João Pessoa (PB); Recife (PE) e Campina Grande (PB).
“Fazer sucesso no início de carreira e explodir com algumas canções é uma coisa. Mas permanecer e se tornar uma artista ativa, tendo um grande número de fãs e casas noturnas cheias, é outra. E isso tem um valor inestimável pra mim. Acho que em 20 anos eu amadureci. As críticas não me incomodam como no passado. Hoje, o mais importante é manter a conexão que eu tenho com o público, conseguir me renovar artisticamente e permanecer fiel àquilo que eu sempre tive desde o início da carreira, que é a minha verdade. Com ela eu canto, componho, me apresento e me conecto com meus fãs’”, revela a artista.
Visibilidade Lésbica
São 20 anos de carreira fonográfica mas, ela deixa claro, começou a cantar nos primeiros bares aos 18 anos. As composições próprias surgiram por volta de 1998, 1999, numa época de incertezas e do fim de um relacionamento de 15 anos. Aquele período, em que sentiu a necessidade de expressar seus sentimentos, a direcionou para o que sempre quis: compor, cantar e emocionar as pessoas, fazendo com que tanta gente venha se identificando com suas letras e melodias. E neste público tão diverso não poderia faltar uma grande parcela LGBTQIAPN+, comunidade da qual faz parte. Mas Isabella confessa que, embora sempre tenha composto músicas pensando em suas vivências e histórias, não imaginava que a identificação por parte deste público fosse tão grande. E teve uma grata surpresa ao receber uma mensagem no seu Instagram sobre o Dia da Visibilidade Lésbica.
‘’Achei muito interessante porque muitas pessoas estavam ali me aplaudindo e ao meu trabalho, e teve uma menina que falou ‘Meu Deus que mulher é essa, que cantora maravilhosa é essa que eu não conhecia?’, ao que uma outra respondeu ‘Amore, é a Isabella Taviani, foi a primeira a cantar o universo lésbico da forma mais incrível do mundo. Ela que me abriu os olhos para meus sentimentos, onde eu realmente me situava, o que eu queria da minha vida. Ela foi tipo o mito sexual de um monte de lésbicas’”, surpreendeu-se Isabella que, num show recente, conheceu duas meninas que tatuaram o código do Spotify da música “A Canção que Faltava”, música que se tornou a canção do casal. “É muito amor, e isso é maravilhoso!”, entusiasma-se a artista.
DISCOGRAFIA
Isabella Taviani tem formação em canto lírico, mas sempre soube que o seu caminho era a MPB. O primeiro álbum, “Isabella Taviani”, veio em 2003, pela Greensongs. Depois vieram mais sete: “Isabella Taviani Ao Vivo” (Universal Music), 2005; “Diga Sim” (Universal Music), 2007; “Meu Coração Não Quer Viver Batendo Devagar” (Universal Music), 2009; “Eu Raio X” (IT Produções), 2011; “Eu Raio X Ao Vivo” (IT Produções / Coqueiro Verde), “Carpenters Avenue” (IT Produções / Coqueiro Verde), 2016; e “A Máquina do Tempo” (IT Produções), 2020. A cantora e compositora é responsável por sucessos como “A canção que faltava” (trilha sonora da novela “Flor Do Caribe”), “Presente-Passado” (trilha sonora da novela “Viver a Vida”), “Luxúria” (trilha sonora da novela “Os Sete Pecados”), e ainda as releituras “Ária Paulistana” (trilha sonora da série “Um só coração”), “Viramundo” (trilha sonora da minissérie “Amazônia”), “Sob Medida” (trilha sonora da novela “Caminho das Índias”), “Close To You” (trilha sonora da novela “Haja Coração”). Além de canções que já se tornaram clássicos e receberam regravações, como “Digitais”, “Diga sim pra mim”, entre muitas outras.
Serviço:
Turnê Isabella Taviani 20 anos
Quando: 13 de março, quarta-feira
Horário: + Cedo, 19h.
Ingressos: https://brasucamulticultural.com.br/isabella-taviani-no-cedo/
O Brasuca Multicultural fica na Avenida Santa Isabel, 800, Barão Geraldo, Campinas/SP.