
Foto: Divulgação
Antes da ascensão do metalcore, um novo som já ecoava no subterrâneo. Misturando a fúria do hardcore punk com o peso sombrio do metal, bandas do início dos anos 1990 começaram a moldar um estilo que fugia de convenções e falava diretamente à juventude inquieta da época. Uma dessas pioneiras é o Integrity, surgida em Cleveland (EUA), com sua sonoridade crua, caótica e apocalíptica — e que enfim chega ao Brasil para sua aguardada estreia em solo nacional no dia 26 de outubro, em São Paulo, no Burning House.
A tão esperada vinda do Integrity ao país faz parte de uma mini-turnê sul-americana, com passagens também por Santiago, no Chile (24/10), e Buenos Aires, na Argentina (25/10). A realização é da ND Productions, que em 2025 já trouxe aos palcos brasileiros outra lenda do hardcore/metal: o Earth Crisis.
Formado em 1988, o Integrity nasceu no coração dos Estados Unidos, mas está radicado na Bélgica desde 2003 — país com forte tradição no hardcore metal dos anos 1990, com nomes como Liar e Arkangel. A banda se destaca não só pelo som intenso e presença de palco feroz, mas também pela originalidade de sua proposta estética e sonora, misturando influências de Judge, Septic Death, Negative Approach, Slayer e Celtic Frost. São contemporâneos de bandas como Ringworm, Buried Alive, Death Threat, Merauder, No Warning, All Out War e Strife.
O primeiro álbum, Those Who Fear Tomorrow (1991), é considerado um marco. Segundo a revista Revolver, o disco “influenciou praticamente todos os breakdowns gravados depois”, e ajudou a pavimentar o caminho para nomes como Converge, Hatebreed e Killswitch Engage.
A discografia do Integrity é extensa: nove álbuns de estúdio, diversos splits, gravações ao vivo e participações em coletâneas. O lançamento mais recente, de 2025, é um split com o Earth Crisis, onde uma banda interpreta músicas da outra — destaque para a versão brutal do Integrity para o clássico Firestorm.
Três pilares moldaram o sucesso do Integrity: a ética DIY herdada do hardcore punk, especialmente da cena straight edge e underground americana (embora a banda nunca tenha se identificado como SXE); os riffs pesados e sombrios inspirados no thrash, death e black metal; e letras com forte carga existencial, obscura e até mística, em contraste com o discurso politizado predominante no hardcore tradicional. Vale lembrar que o Integrity também foi precursor no uso de elementos eletrônicos, samples e influências góticas/industriais dentro do hardcore.
SERVIÇO
Integrity pela primeira vez em São Paulo/SP
Data: 26 de outubro de 2025
Local: Burning House
Endereço: Av. Santa Marina, 247 – Água Branca, São Paulo/SP
Ingressos: R$150,00 (1º lote – meia e meia promocional) | R$300,00 (1º lote – inteira)
Venda online: fastix.com.br/events/integrity-eua-em-sao-paulo
Mais informações:
instagram.com/integrityofficial
linktr.ee/INTEG
instagram.com/ndp.live
instagram.com/tedesco.com.midia
JEFF FERREIRA










