Em um tempo em que a sociedade debate amplamente as lutas cotidianas sobre discriminação, injustiça, ameaças, preconceito e arbitrariedade, a HBO relembra produções cujas narrativas, reais ou fictícias, trazem pontos de reflexão sobre a urgência de mudanças culturais rumo à igualdade de direitos.
A programação, disponível na HBO GO, inclui os seguintes títulos:
DOCUMENTÁRIOS
BRYAN STEVENSON: LUTA POR IGUALDADE
Ao narrar a vida e a carreira do advogado Bryan Stevenson, do Alabama (EUA), este documentário original da HBO aborda as origens da injustiça racial e mostra como ela se perpetua até o presente. Segundo o protagonista, o sistema judicial penal norte-americano “te trata melhor se você é rico e culpado, do que se você é pobre e inocente” .
CONTROLE DE TRÂNSITO
Este curta-metragem da HBO indicado ao Oscar® exibe a história de Breaion King, uma professora afro-americana de 26 anos. King foi vítima de violência policial, após uma blitz de trânsito de rotina que acabou em prisão .
KING NO DESERTO
Dirigido e produzido pelo premiado Peter Kunhardt, esta obra da HBO apresenta um olhar esclarecedor sobre os últimos anos de vida de Martin Luther King Jr. Por meio de imagens inéditas, o documentário mostra, 50 anos depois de sua morte, o caráter inabalável deste ícone dos direitos civis, sua doutrina radical de não violência e suas lutas internas.
QUAL É O MEU NOME: MUHAMMAD ALI
Sua maior luta aconteceu fora do ringue. Este documentário é um retrato íntimo de Muhammad Ali baseado nas gravações do próprio boxeador . Explora os desafios, enfrentamentos e vitórias do homem que se tornou um ícone do esporte e dos direitos humanos no mundo todo ao lutar contra o racismo.
QUEM MATOU GARRETT PHILLIPS?
Este documentário original da HBO analisa o que aconteceu após o assassinato do menino de 12 anos Garrett Phillips, da investigação inicial até a prisão e o julgamento de Oral Hillary, um homem negro, em uma comunidade predominantemente branca .
QUANDO OS DIQUES SE ROMPERAM: UM RÉQUIEM EM QUATRO ATOS
O mundo viu com horror como o furacão Katrina destruiu Nova Orleans, nos Estados Unidos. A lente do premiado diretor Spike Lee mostra a lentíssima e inadequada resposta do governo norte-americano à tragédia causada pela natureza .
QUATRO MENINAS – UMA HISTÓRIA REAL
Este documentário relembra um dos piores crimes raciais na história dos Estados Unidos. Em pleno auge dos movimentos em defesa dos direitos civis, uma bomba explode em uma igreja no Alabama, matando quatro meninas afro-americanas.
O APOLLO: 85 ANOS
Dirigido por Roger Ross William, ganhador do Oscar® e do Emmy®, o filme conta a história de um marco cultural de Nova York, um espaço que se tornou um templo sagrado de excelência e empoderamento negro. O documentário explora o papel do Teatro Apollo na cultura nos últimos 85 anos.
FILMES
RAÇA
O filme, estrelado por Stephan James, é um drama biográfico sobre o atleta Jesse Owens, que bateu o recorde ao ganhar quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim de 1936. Na sua luta para ser o melhor corredor, Owens teve que enfrentar os obstáculos impostos pela ideologia da supremacia ariana do nazismo .
RAÇA E REDENÇÃO
Baseado em fatos reais, o filme conta a história da ativista afro-americana Ann Atwater e do líder local da Ku Klux Klan C.P . Ellis. Eles acabam fazendo uma aliança peculiar quando se cruzam à frente de lados apostos de uma assembleia que deve decidir o futuro da educação na cidade .
SE A RUA BEALE FALASSE
Do ganhador do Oscar® Barry Jenkins, esta é uma história sobre amor e herança cultural. Tish e Fonny são um casal que enfrenta a adversidade quando Fonny é acusado de um crime que não cometeu. Com a ajuda da mãe, Sharon, e o apoio da comunidade do Harlem, Tish fará de tudo pela libertação do seu amado.
FILHO NATIVO
Baseado em um clássico da literatura americana, o filme conta a história de Bigger Thomas, um jovem afro-americano que consegue trabalho como motorista do milionário Will Dalton. À medida que entra no sedutor mundo do poder, Thomas deve enfrentar situações inesperadas que transformarão a sua vida para sempre .
O MORDOMO DA CASA BRANCA
Cecil viveu o absurdo da escravidão. Depois, trabalhando como mordomo na Casa Branca, foi testemunha de fatos que mudaram o rumo do país durante oito mandatos presidenciais, enquanto também era marido e pai em uma sociedade turbulenta.
BOICOTE
Este drama impactante recria fatos reais ocorridos em 1955 em Montgomery, no Alabama, e liderados por Martin Luther King Jr., quando Rosa Parks é presa após se recusar a ceder seu assento na área “exclusiva para brancos” em um ônibus . Protagonizado por Jeffrey Wright.
COBAIAS
Um filme duro e contestador baseado em um dos experimentos químicos do governo norte-americano e suas terríveis consequências. Este drama documental aborda as conotações sociais e éticas de uma experiência científica . Protagonizado por Alfre Woodard e Laurence Fishburne.
PROVA DE FOGO
Em 1943, os alemães estavam ganhando a Segunda Guerra Mundial enquanto os Estados Unidos sofriam baixas nas suas várias forças militares. Hannibal Lee, um jovem piloto negro, sonha com ganhar os céus da guerra para os Estados Unidos. Protagonizado por Laurence Fishburne.
A OUTRA HISTÓRIA AMERICANA
Derek Vinyard, líder de um grupo de neonazistas, foi preso por cometer um crime de ódio brutal. Ao sair da prisão, reabilitado e arrependido, ele descobre que seu irmão mais novo se aliou ao seu antigo grupo. Vinyard decidirá salvá-lo de seguir o mesmo caminho de ódio. Edward Norton foi indicado ao Oscar por este filme.
SÉRIES
WATCHMEN
Na série estreada em 2019, a HBO apresenta uma visão atual dos quadrinhos homônimos em que justiceiros mascarados lidam constantemente com a linha difusa que separa o bem do mal, em uma sociedade que os despreza. Com cenas icônicas do massacre de Tulsa ocorrido em Oklahoma em 1921, a série mostra temas raciais complexos ao longo dos seus oito episódios. Criada por Damon Lindelof, a série é protagonizada por Regina King, Jeremy Irons e Don Johnson.