Em sua viagem anual para o Monte Roraima, lugar que proporcionou sua fortuna, José Alfredo (Alexandre Nero) tem um ritual. Ele gosta de caminhar pelas grutas e rever seu amuleto: um diamante rosa bruto. Ele acredita que mais do que o valor monetário, a pedra lhe dá sorte.
Todos os anos faz questão de admirar aquela raridade. Não é diferente na viagem que faz com sua filha, Maria Clara (Andreia Horta), para lhe apresentar o monte. O Comendador só não a leva para a caverna, pois faz questão de ir sozinho. O que ele não esperava é que Maria Marta (Lilia Cabral), que acabou indo até o Monte Roraima à revelia de José Alfredo, fosse ficar com a curiosidade tão aguçada quando chegasse por lá.
Nos próximos capítulos da edição especial de ‘Império’, ao ver o marido sair no meio da noite, ela vai atrás dele, sem que José Alfredo perceba. Maria Marta consegue chegar até a gruta onde está guardado o tal diamante rosa e percebe uma luz muito forte sendo refletida no local. Para tentar ver o que José Alfredo esconde, dá um passo à frente, chuta uma pedra e faz um ruído que alerta o Comendador. “Melhor lhe deixar aqui bem guardada…Tu é só minha, ninguém pode saber que tu existe”, fala sozinho.
Também nos próximos capítulos, Cristina (Leandra Leal) estará arrasada com a morte de sua mãe, e Cora (Drica Moraes) aproveita o momento delicado da vida da sobrinha para mostrar a ela uma carta, supostamente escrita por Eliane, onde a ambulante confessa o relacionamento com o cunhado José Alfredo (Alexandre Nero), irmão de Evaldo (Thiago Martins), e ainda afirma que Cristina nasceu desse amor proibido. Além da carta, Cora também deixa com a sobrinha um álbum com diversos recortes de reportagens sobre José Alfredo. O que Cristina não sabe é que ambos foram feitos por sua tia.
Escrita por Aguinaldo Silva, ‘Império’ é vencedora do Emmy Internacional 2015 de Melhor Novela. A trama tem direção artística de Rogério Gomes e direção geral de Pedro Vasconcelos e André Felipe Binder.