O Grupo Cultural Afrolaje, recentemente homenageado com a Medalha da Ordem do Mérito Cultural Carioca, realiza nesse domingo (27/11) a tradicional Roda Cultural do Afrolaje com Jongo, Capoeira Angola e Samba de Roda, na praça Agripino Grieco, no Méier, integrando a programação do Novembro Negro.
A Associação Cultural Grupo Afrolaje – dança, música, percussão e pesquisa – foi fundada, em 2012, no Engenho de Dentro, pela coreógrafa, atriz e ativista cultural Flavia Souza e pelo professor de capoeira Ivan Karu.
Com jongo, samba, capoeira angola, entre outras manifestações de patrimônio imaterial, o Afrolaje desenvolve diversos projetos com foco na ocupação do espaço público, resistência da cultura afro-brasileira e visibilidade das mestras e mestres populares.
O grupo, que atualmente está em processo de gravação do seu primeiro CD, foi um dos destaques da edição 2022 do projeto Sonora Brasil, do Sesc, por sua relevância social e cultural na manutenção e renovação das manifestações afro-brasileiras, entre as quais, o Jongo e o Samba.
SERVIÇO
- O Que??Roda Cultural Afrolaje – Novembro Negro
- Quando??27 de novembro, domingo – 16h
- Onde??Praça Agripino Grieco – Méier
- Quanto? Gratuito