Hoje, 23 de junho, o Grupo Afrolaje lançou nas plataformas musicais seu primeiro EP ‘Canto Ancestral Afrolaje’ composto de 5 faixas com autoria de Flávia Souza, Ivan Karu, Dani Gomes, Wagner Lucio e Edu Prestes que também assina a Produção Musical. Soma-se a esse repertório, uma composição de Xandy Carvalho, cantor e integrante da Companhia Folclórica do Rio\UFRJ, feita especialmente para o grupo.
A Produção Executiva e Fonográfica é da cantora e atriz Flávia Souza (do Negresoul), que há 11 anos, coordena o Afrolaje ao lado do professor de Capoeira Ivan Karu.
‘Canto Ancestral Afrolaje’ tem como intérpretes Flávia Souza, Dani Gomes, Iara Prestes, Laysa Griot, Wagner Lucio, Xandy Carvalho, Lazir Sinval (do Jongo da Serrinha) e Ana Dantas (in memorian). Percussão de Ivan Karu e Wagner Lucio; Cavaquinho e Cordas por Alexandre Alvin e Edu Prestes.
‘CANTO ANCESTRAL’ – O CLIPE
A faixa título do EP, de autoria de Flávia Souza, interpretada por ela e Lazir Sinval terá seu clipe lançado na mesma data, diretamente no canal do You Tube do Grupo Afrolaje.
Gravado em abril nos jardins do Campo de Santana com direção do cineasta Dom Filó e Flávia Souza, o clipe conta com as participações especiais da atriz Tatiana Tiburcio (do elenco da novela Terra e Paixão), da mestra Cristina Sebastiana, do Jongo Eledá, da mestra Lazir Sinval, do Jongo da Serrinha e da produtora Naira Fernandes. A direção de fotografia é de Angelino Albaneze e a produção é de Ivan Karu. O figurino criado por Wanderley Gomes e Grupo Afrolaje em conjunto com o visagismo com pintura afro de Dani Gomes apresenta elementos que remetem às rainhas guerreiras do Benin, ancestralidade que consta na árvore genealógica da família de Flávia que também assina o roteiro do clipe.
Elenco: CLARISSA SOUZA, ARTHUR FERNANDES, FABIANA SOUZA, JOÃO PEDRO, MARLON FERNANDES, RODRIGO CARVALHO, LAURA FERNANDES, FABIOLA MELCA, LIANA D’ÁFRIKA, MARCELLE PAZ, HELIANE LIMA (milady), MARÍLIO LOUREIRO, WASHINGTON CARLOS, DANIELLA GOMES, LAYZA GRIOT, LETÍCIA SANTOS, ELISABETH SILVA (Tia Beth-oca), MARGARETH DOS ANJOS, CLAUDIO AMANDULA, MICHELLE EGITO, CRISTINA SEBASTIANA (mestra jongo eledá), ROSENI DANTAS, CLEIDE SOUZA, DUDU GARCIA, PAULO ESTEVAM (Sorriso), VANCLER DE ASSIS, ROSANE BORGES, VILANI GONÇALVES, ELAINE BARBOSA, IARA MASSENA (Iaiá), NAIRA FERNANDES, LAZIR SINVAL, LUANA FERREIRA, CARLOS GONÇALVES, LUCIMAR CUNHA, GLEIDSON OLIVEIRA, ALEXANDRA SILVA, LUCAS MIDA, VITORINO SOUZA, BRUNO NASCIMENTO.
Confira o clipe de Canto Ancestral lançado hoje pelo Afrolaje:
Ficha Técnica, Clipe da faixa ‘Canto Ancestral’
- Roteiro: Flávia Souza
- Direção: Dom Filó e Flávia Souza
- Assistente de direção e Making of: Edu Prestes
- Câmera e Direção de Fotografia – Angelino Albaneze
- Montagem, edição e finalização – Angelino Albaneze
- Direção de produção: Flávia Souza
- Produção Ivan Karu
- Assistente de produção: Fabiana Souza, Marcelle Paz, Clarissa de Souza, Helliane Lima, Gleidson Oliveira e Nil Mendonça
- Composição: Flávia Souza
- Interpretes: Flávia Souza e Lazir Sinval
- Produção musical, mixagem e masterização: Edu Prestes
- Músicos: Ivan Karu e Wagner Lucio na percussão, cavaquinho e cordas Alexandre Alvin e Edu Prestes
- Capa: Dani Gomes
- Foto: Edu Prestes
- Figurino: Afrolaje e Wanderley Gomes
- Pintura: artístico afro: Dani Gomes
- Assessoria de imprensa: Sandra Alencar
- Realização: Afrolaje e Cultne tv
- Apoio: Art Griot, Fundação parques e jardins, RioFilme, Professor Josemar e Edu Nascimento
- Contato com a produção: 21 98593 9942
Confira a entrevista exclusiva com a produtora, cantora e atriz cantora e atriz Flávia Souza :
‘Canto Ancestral Afrolaje’ é o primeiro Ep autoral do Grupo. Como foi o processo de elaboração e quais as referências musicais e temáticas que inspiraram esse repertório?
Foi um processo longo, pois começamos em 2020 e por conta da pandemia demorou, mas muito bem produzido pelo nosso produtor musical Edu prestes. Composição autoral/ Compositores Edu prestes, Flávia souza, Dani Gomes, Ivan Karu, Wagner Lucio e Xandy Carvalho
O que nos impulsiona é manter a cultura de matriz afro brasileira viva e dar visibilidade, deixando este legado as proximas gerações. Os premios e medalhas so reforça o reconhecimento e nos da forças para continuar.
Além do Jongo e Samba de Roda que sempre estão presentes na tradicional Roda Cultural do Méier, temos também a Capoeira. Conta um pouco sobre essas rodas na rua.
Capoeira angola faz parte da nossa roda que também é coordenada pelo professor Ivan karu e tem a monitoria de seu mestre Eudes ambos da capoeira angola comunidade. O professor Ivan Karu dar aulas de capoiera na praça do trem no Engenhão aos sabados. Tem também o contra mestre Sorriso que é integrante também do Afrolaje.
Junto com o Ep, vocês estão lançando o Clipe ‘Canto Ancestral’ que tem direção conjunta sua e de Dom Filó, em parceria com a Cultne TV. Fala um pouquinho sobre a faixa título e a produção do clipe.
Canto Ancestral Clipe visa retratar a manifestação da cultura afro-brasileira. Trazendo o ritmo do jongo patrimônio imaterial da cultura brasileira, com foco no matriarcado feminino, que gera e gesta toda a humanidade, dos mais simples, aos nobres e rainhas guerreiras africanas (candaces do Benim), que compõem a herança ancestral e genealógica da compositora, com, comprovadamente, oriundos do Benim). A circularidade que o jongo carrega, faz girar a roda com as energias dos sagrados femininos e masculinos (alfa e ômega), retratando assim a dualidade que vivemos no nosso mundo, onde devemos buscar o equilíbrio necessário à existência. Em sua letra este ponto também trás os elementos da natureza (ar, terra, fogo, água e o humano) com suas respectivas forças, mostrando a importância deste para uma existência em harmonia, na paz fraterna e no amor incondicional, mostrando toda ligação existente entre estes elementos. Assim fortalecendo a unidade da vida planetária do bem viver e respeito em comum e coletivo, dando, este clipe musical, uma maior e melhor visibilidade a esta manifestação cultural, e conhecimento sobre a visão dos povo afro-brasileiro e africano para as próximas gerações, como um legado de vida!
Flávia, você é também conhecida pelo premiado grupo de rap feminino Negresoul e é autora dos singles e clipes ‘Afrontosa’ e ‘Cansei’. Quais os próximos projetos?
Mes de Julho lanço mais um single que se chama Tirando a mordaça, um rap que fala sobre o tirar as mordaças e os silenciamentos, ressaltando a nossa força e potencia. Fiz este rap em homenagem ao grupo de teatro das oprimidas Madalenas Anastacia, o qual faço parte, e a Santa Escravizada Anastacia que foi morta amordaçada por não aceitar as injustiças e abusos na época da escravização.
EP CANTO ANCESTRAL nas Plataformas Musicais:
https://onerpm.link/626755475907
Ficha Técnica EP ‘Canto Ancestral Afrolaje’
- Produção musical, mixagem e masterização: Edu Prestes
- Produção executiva e fonografico: Flávia Souza
- Compositores Edu Prestes, Flávia souza, Dani Gomes, Ivan Karu, Wagner Lucio e Xandy Carvalho
- Interpretes: Ana Dantas, Flávia Souza, Dani Gimes, Iara prestes, Laysa Griot, Lazir Sinval, Wagner Lucio, Xandy Carvalho
- Musicos: Ivan Karu, Edu Prestes, Wagner Lúcio e Alexandre Alvin
- Capa: Dani Gomes
- Foto: Edu Prestes
SERVIÇO
Lançamento do EP E Clipe ‘Canto Ancestral Afrolaje’ – Grupo Afrolaje
- Quando: 23 de junho
- Onde: Plataformas musicais e Canal do You Tube do Grupo Afrolaje