Nesta sexta feira, o Rio de Janeiro teve a grata oportunidade de ver uma das sensações do Lollapalooza, os garotos do Greta Van Fleet levaram seu rock setentista para a Fundição Progresso e tocaram para uma audiência arrebatada!
Mas, o que falar de um grupo de garotos que se veste e se portam como aqueles artistas de 4 décadas atrás?
Vamos por partes.
Muita gente declara, para quem quer ouvir que eles são uma cópia do Led Zepellin. Bem, eles soam como o Led e exploram bem as semelhanças sonoras que tem, bebendo daquela mistura de country e blues, que permeou todas as composições daquela famosa banda setentista, mas as comparações terminam aí.
Passam longe de serem um cover, ou um tributo, são, isto sim, inspirados neles e não se envergonham disso. Suas músicas autorais tem luz própria e vê-se que ainda exploram seus limites, procurando um bom caminho para seguirem.
Claro que com um Grammy de banda revelação em 2017 e outro de melhor álbum de rock em 2018, começam a despontar como uma senhora promessa, e, pelo que se viu e ouviu na Fundição, pode ser cumprida com louvor!
Formada em 2012 pelos gêmeos Josh Kiszka (vocal), Jake Kiszka (guitarra), o irmão mais novo Sam Kiszka (baixo), e pelo baterista Danny Wagner, o mais novo integrante, já que está na banda desde 2013, a banda impressiona pela sonoridade, com vocais potentes, e grande técnica de seus membros!!!
Greta vem arregimentando fãs desde 2104, quando sua primeira música apareceu num comercial de carro, e não parou mais desde então.
O que se viu na Fundição foi exatamente isso, uma energia pulsante, em sinergia com o público, que foi apresentado a um roque de raiz.
Claro que tem gente que vai compará-los ao Rival Sons, outra banda atual que bebe da fonte setentista, mas os dois trabalhos coexistem sem rusgas, são excelentes, e imperdíveis!
Foi um show curto, mas temos que lembrar que os, por que não, meninos de Michigan têm somente um disco, um EP e cinco singles, e uma longa carreira pela frente!
Foi o debut brasileiro, de uma senhora promessa.
E para quem diz que é uma cópia do Led, repensem seus conceitos, todo mundo bebe de uma fonte e eles beberam dos melhores!
Set list:
- The Cold Wind
- Safari Song
- Black Smoke Rising
- Flower Power
- Watch Me (Labi Siffre cover)
- The Music Is You (John Denver cover)
- You’re the One
- Black Flag Exposition
- Watching Over
- Edge of Darkness
Bis:
- When the Curtain Falls
- Highway Tune
Texto e Imagens: