Geleia Geral é o terceiro espetáculo de longa duração do Crütz Cia. de Dança que está em cartaz até dia 22/07 no Teatro Cacilda Becker no Rio de Janeiro. Com direção e coreografias de Lucas Sauer e Ricardo Lima, a obra fala sobre o papel transformador que a arte ocupa na sociedade em que estamos inseridos, em forma de conto, uma fábula contemporânea sobre a história de uma trupe de artistas, nômades, que expandem o limite de seu fazer a cada novo palco e nova cidade em que se apresentam.
O título faz uma alusão à música de mesmo nome, do álbum “Tropicália ou Panis et Circenses” e refere-se à mistura do qual todos somos feitos. Ao som de músicas brasileiras, os personagens, inspirados no movimento da Tropicália, aproximam os limites da apresentação, performance e política, trabalhando através de uma metalinguagem em que se espelham uns aos outros, no tempo e na história do Brasil. Com intuito de engolir tudo a sua volta e transformar em seu, a companhia Crütz presta homenagem ao movimento artístico que mais lhe inspira: Tropicalismo.
“Sempre tivemos a vontade de construir nossa identidade a partir de tudo que faz parte de nossas vidas, e por isso incorporamos outras formas de arte em nossos trabalhos, como a música ao vivo, o audiovisual com mapeamento de projeção e videodanças, o teatro com o elemento narrativo e a expressividade.” (Diretores da Cia.)
O movimento tropicalista usava a poesia concretista, uma ideia de instrumental que mistura a orquestra clássica e a experimentação de materiais como britadeiras e serrotes, a união de elementos da música regional brasileira com a sonoridade do rock psicodélico que ganhava força na Inglaterra, o sincretista imaginário religioso brasileiro e suas lendas com o forte devir do discurso político. Na linguagem coreográfica encontra-se como base a movimentação das danças urbanas e a estética da dança contemporânea, as formas tradicionais de montagem de espetáculo com experimentações no que concerne ao meio e os dispositivos pelo qual esse espetáculo acontece, a utilização dos diversos talentos dentro de uma atmosfera criativa como em um coletivo artístico multidisciplinar. Por todos esses elementos o movimento tropicalista não é apenas a inspiração para esse espetáculo, mas o modo como pensam, a força motriz criativa do grupo ao continuar sua jornada de maneira abrangente, plural e transformadora.
O grupo se reuniu em 2010, como um grupo de danças urbanas formado por amigos, em 2016 deram um passo a frente e se tornaram uma companhia: Crütz Cia. de Dança. No mesmo ano estrearam dois espetáculos: “Um Samba de Amor Desfeito” e “Uma Dancinha para Machucar os Corações”, ambos com 30 minutos de duração.
“Saímos das salas de aulas e ensaios tradicionais. Buscamos nas ruas, nas casas, nos bares, nas viagens e nas relações afetivas, motivações para as criações. Trazemos para a cena elementos do cotidiano. Acreditamos na mistura, não só na do Brasil com o Egito, mas também de corpos, épocas, ritmos e habilidades. Resgatamos alguns autores que já não fazem parte do cenário musical atual, unindo a linguagem das danças urbanas com o humor de Adoniran Barbosa e João Nogueira, o romantismo de Toquinho e Vinícius, a complexidade poética de Caetano Veloso e a suavidade de Nara Leão. A riqueza da música brasileira é enfatizada pela complexa movimentação derivada das danças urbanas aliada à estética da dança contemporânea. O ritmo sincopado natural dessa movimentação condiz com a riqueza instrumental e a variedade de gêneros e estilos do universo musical brasileiro.” (Diretores da Cia.)
Confira um pouco do trabalho da Cia Crütz:
- Teaser do espetáculo Geléia Geral
- Espetáculo Uma Dancinha pra Machucar os Corações :
GELEIA REAL – FICHA TÉCNICA
- Direção Geral e Coreografias: Lucas Sauer e Ricardo Lima
- Direção de Produção: Fernando Filetto
- Produtora Associada: Bia Perez
- Assistentes de Produção: Camila Sauer, Henrique Veloso, João Gabriel Carvalho – “JG”
- Iluminador: Nando Pereira e Ariel Rodrigues
- Cenógrafa: Clívia Cohen
- Figurinista: Paula Beliene
- Produtor Musical e Arranjador: Danilo D´Avila
- Operador de Som: Felipe Rodrigues
- Programação Visual: Carol Caldas
- Visagismo: Vitor Inácio
- Fotografias: Bernardo Marques
- Elenco: Carol Caldas, Clara Franciss, Clarissa Giesta, Diego Alves, Lucas Sauer, Marco Shau, Mario Perdomo, Ricardo Lima e Roberta Moreira
- Produção Executiva: Serelepe Produções Artísticas
RAFAELI MATTOS
SERVIÇO:
Geléia Geral
- Teatro Cacilda Becker –
- Datas Apresentações: 29/06 a 22/07/2018
- Horário: Sextas e Sábados – 20h / Domingos – 18h
- Censura: Livre
- Ingressos: R$ 40,00 inteira / R$ 20,00 promoção
Links – Crütz Cia de Dança
- Facebook – https://www.facebook.com/CiaCrutz/
- Instagram – @cia.crutz
- Canal no YouTube