O cantor e compositor Gabriel Aragão mostra um novo olhar sobre sua canção “Rua Mundo Novo” com um clipe. A faixa dá título ao primeiro álbum solo do artista conhecido como vocalista da banda Selvagens à Procura de Lei e simboliza uma fase de renovação artística. Nesse novo trabalho, Aragão se despe do estilo indie rock e se lança em uma proposta de MPB contemporânea. O clipe foi filmado no estúdio da Space Atx, em Austin (Texas), como se fosse um quadro que ganha vida, com a direção de Clever Cardoso.
Assista ao clipe “Rua Mundo Novo”: https://youtu.be/5BivQoEexg8
Ouça “Rua Mundo Novo”: https://ditto.fm/rua-mundo-novo
O vídeo evidencia o caráter quase filosófico da composição, com Gabriel Aragão apresentando a música de uma cadeira rígida, acompanhado em cena apenas por um crânio e uma pilha de livros pesados. Na letra, o músico canta um “oba oba” que remete a “Mais Que Nada” – uma celebração de um mundo de novas possibilidades que descortinam.
“Faixa-título do álbum, ‘Rua Mundo Novo’ foi escrita depois que assisti uma matéria sobre um cara que viveu na rua a vida inteira, mas que aos poucos conseguiu se reerguer até finalmente comprar sua casa própria numa rua chamada ‘mundo novo’. Aquilo me marcou muito, então a música foi um exercício pra mim de empatia, apesar de entender que só sabe o que é quem vive na pele, de me colocar no lugar do outro e escrever sobre sobrevivência x esperança. Tivemos como referências sambas do primeiro disco do Chico Buarque, além de ‘Construção’”, conta Aragão.
O clipe mostra mais uma faceta de “Rua Mundo Novo”, um álbum que já nasce veterano – produto de um artista com longa trajetória musical, agora cantando faixas profundamente pessoais. O disco foi produzido por Marcelo Camelo e gravado em Portugal, durante uma imersão criativa no estúdio do produtor. A participação de Camelo também é vista nas parcerias líricas, onde o próprio artista dialoga com gerações diferentes. O trabalho aborda temas que refletem a vida do nordestino que vive no Sudeste, abrangendo aspectos como a luta pelo seu lugar ao sol, estranhamento, saudade da terra natal, situações difíceis, adaptação e superação.
Assista ao clipe “A Sorte”: https://youtu.be/DsK0ylsyIAs
Ao longo da criação do álbum, Gabriel Aragão passou por um processo de ressignificação pessoal e artística, buscando novos horizontes como compositor e intérprete. Sua trajetória para além da banda Selvagens à Procura de Lei já inclui parcerias musicais com artistas como Laura Lavieri, Roberta Campos, Tagore e Mateus Fazeno Rock, presentes no disco.
“Rua Mundo Novo” soma a uma discografia que inclui o primeiro EP solo de Gabriel Aragão, “ABRECAMINHOS”, e uma releitura de “Caminando, Caminando”, uma canção de resistência e liberdade composta por Víctor Jara que Aragão regravou ao lado de Mateo Piracés-Ugarte (francisco, el hombre). Os lançamentos vieram na sequência da sua estreia literária, “O Livro das Impermanências” (Editora Letramento, 2021) e do lançamento da trilha para o filme “Malhada Vermelha” (recentemente indicada ao 30° Prêmio da Música Brasileira).
O álbum está disponível em todas as plataformas digitais e conta com músicas que exploram diferentes aspectos da jornada do artista. O clipe da faixa-título é um convite a mergulhar mais a fundo em uma rua que se abre para todo um novo mundo.