A FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty) retorna, depois de 2 anos, à versão presencial. A edição, que celebra os 20 anos da festa, acontece de 23 a 27 de novembro de 2022, trazendo para o centro de seus debates a pluralidade de visões e sensibilidades que estão em jogo na contemporaneidade.
Para conferir a programação completa, clique aqui.
Em 2022, a Flip homenageia Maria Firmina dos Reis, escritora e educadora que, em 1859, lançou Úrsula, romance que inaugura, no Brasil, a linhagem da literatura abolicionista e que, após anos de apagamento, vem paulatinamente ganhando mais atenção, dentro e fora do Brasil. À autora serão dedicadas duas mesas na Programação Principal da festa.
A homenagem a Maria Firmina dos Reis reafirma o propósito da Flip de se conectar com pessoas das mais variadas origens e trajetórias para fazer o Brasil conhecer mais de si mesmo. E reforça o desejo de que a pluralidade de discursos possa ser ouvida em Paraty e levada para longe por cada pessoa que participar da festa.
Uma das maiores “conquistas” da Flip em 2022 é a presença da escritora francesa Annie Ernaux, premiada com o Nobel de Literatura deste ano.
A Flip traz novamente uma curadoria coletiva, desta vez com um trio: Milena Britto, professora na Universidade Federal da Bahia e que, entre outros temas, pesquisa gênero, literatura e estratégias de legitimação no campo literário; Fernanda Bastos, jornalista, tradutora e editora de livros; e Pedro Meira Monteiro, professor brasileiro na Universidade de Princeton, onde fundou, com João Biehl, o Brazil LAB (Luso-Afro-Brazilian Studies), que congrega pesquisadores de diversas áreas e inúmeros países.
“O coração está em festa com o retorno da FLIP, depois dos anos tristes da pandemia. A literatura se revelou apoio e espaço de elaboração dos silêncios e importâncias nesse período que atravessamos. As expectativas são as melhores, já que a feira comemora 20 anos de encontros relevantes e amor à arte no ar. Que seja lindo, como sempre é. Viva a Literatura!” (Ana Lúcia Gosling, colunista de Literatura do Portal ArteCult.com)
Flip 20 anos
Há 20 anos, a Flip é uma experiência única: os encontros promovidos nos quatro dias de Festa são apenas parte de uma manifestação cultural muito mais ampla. São, na verdade, fruto de uma relação que atravessa as ruas da cidade de Paraty, durante todos os meses do ano, promovendo uma profunda transformação nas vidas e perspectivas de seus cidadãos.
Ao ocupar os espaços públicos com cultura, e ao promover mecanismos de troca entre aqueles que transitam e aqueles que vivem no território, a Flip condensa uma dupla singularidade: diferencia-se de outras festas e festivais literários, da mesma forma que, ao incorporar-se no intenso calendário de comemorações populares de Paraty, reafirma sua conexão com o território do qual emerge.
As discussões promovidas nas mesas literárias reverberam nas ruas coloniais da cidade, permitindo a construção de novas visões e formas de conhecimento, que reafirmam a riqueza de sua cultura. E os dias de realização da Flip são uma oportunidade de mostrar para o mundo essa cultura tão particular.
Programação
Clique aqui para ver a programação completa no site da FLIP.