NASA e novidades… missões tripuladas para a Lua
NASA tem realizado testes em motores que serão usados nas missões tripuladas para a Lua, como parte do programa Artemis. O programa Artemis da NASA tem como objetivo levar a primeira mulher e o próximo homem à Lua até 2024, em preparação para futuras missões tripuladas a Marte e outras explorações espaciais. As missões Artemis I e II estão focadas em testes de foguetes e sistemas de navegação, enquanto a Artemis III é a missão tripulada planejada para pousar na Lua.
Automação Industrial
A empresa multinacional de tecnologia ABB (Asea Brown Boveri), sediada na Suíça, inaugurou uma megafábrica de robótica em Xangai, na China. A fábrica é considerada a maior e mais avançada do mundo na produção de robôs industriais e tem capacidade para produzir mais de 100.000 robôs por ano. A nova fábrica é um importante investimento da ABB para expandir sua presença na China e atender à crescente demanda global por automação e robótica industrial.
O incrível peixe-robô que pode limpar os oceanos
Existem vários projetos de peixes-robôs em desenvolvimento em todo o mundo que visam ajudar na limpeza dos oceanos. Recentemente no Concurso de Robôs Naturais da Universidade de Surrey, o projeto de peixe robô projetado pela graduanda em química Eleanor Mackintosh foi o vencedor. O peixe-robô, ao nadar, mantém sua boca aberta para coletar água e, posteriormente, filtrar o microplástico em uma cavidade interna
Peixe robôs não são novidades
Outro exemplo exemplo é o “SoFi“, um peixe-robô desenvolvido em 2018 pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) em parceria com a Universidade de Harvard. O SoFi é equipado com sensores e câmeras e é capaz de nadar de forma autônoma, imitando o comportamento de um peixe real. O objetivo é usar o SoFi para monitorar a vida marinha, estudar ecossistemas submarinos e até mesmo coletar lixo e poluentes do oceano. Outros projetos semelhantes de 2016 incluem o “Row-bot” e o “WasteShark”, que usam peixes-robôs para coletar plástico e outros detritos dos oceanos.