FILME “VALOR SENTIMENTAL“ – DICA DE FILME PARA O OSCAR 2026

PSICOLOGIA & CINEMA

FILME “VALOR SENTIMENTAL“

 

DICA DE FILME QUE ESTÁ CONCORRENDO AO OSCAR 2026 COM VÁRIAS INDICAÇÕES E FOI PREMIADO NOS FESTIVAIS DE CINEMA EUROPEU

 

Valor Sentimental (de Joachim Trier, 2025) é um drama norueguês sensível e intimista que explora a o impacto da negligência emocional paterna, a ausência do pai Gustav sobre suas filhas Nora e Agnes, revelando como feridas antigas moldam esquemas relacionais duradouros.

As filhas lidam com a herança emocional de forma distinta, convivendo e trocando intensamente suas reflexões, sentimentos e suas percepções a respeito do pai.

A Casa como Metáfora, Espaço de Memória e Palco entre as gerações

A casa da família, com uma rachadura estrutural, simboliza o desmoronamento dos alicerces emocionais da família Borg. A narrativa utiliza o espaço físico e o rosto dos personagens para expressar traumas internalizados.

O filme sugere que a arte (especialmente o cinema e o teatro) pode ser um meio para processar a dor e curar feridas familiares, tornando o passado compreensível. O longa não promete uma reconciliação plena, mas oferece um olhar honesto sobre a aceitação dos colapsos emocionais e a consciência dos padrões repetitivos. O filme funciona como um espelho de como a memória e a dor se tornam parte de quem somos, transformando a história familiar em uma narrativa de sobrevivência.

 

 

 

Psicóloga Regina Murray Loureiro

 

 

 

 


Vitória-Régia Serviços de Psicologia
21 96642-5899

 

Author

Regina Murray Loureiro é psicóloga clínica, hospitalar e psicogeriatra pela UFRJ IPUB, mestre em Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz. Fundadora da "Vitória-Régia Serviços de Psicologia" e colaboradora do Canal Psicologia no ArteCult.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *