Fonte: Rede Brasil Atual.
‘Pauê – O Passo de Um Vencedor‘, de Fábio Cappellini e Alessandra Pereira, conta a história de superação de Paulo Eduardo Chieffi Aagaard que aos 18 anos sofreu um acidente e perdeu as duas pernas.
Em junho de 2000, aos 18 anos, Pauê atravessava uma linha férrea desativada, em São Vicente, no litoral de São Paulo, quando sentiu o forte impacto do trem em seu corpo. Ao tentar se levantar, percebeu que não tinha mais as duas pernas. Os bombeiros que o socorreram disseram que qualquer pessoa “normal” teria morrido no acidente, mas Pauê repetia que , mais do que nunca, queria viver. Isto foi retratado num trecho do documentário , que estreiou na última quinta-feira (19/11/15) no Cine Belas Artes, em São Paulo.
Pauê se tornou o primeiro e único surfista biamputado do mundo. Dois anos depois do acidente, começou a treinar como triatleta e ganhou seu primeiro título de Campeão Mundial da categoria em Cancún, no México. Hoje, é pentacampeão do Troféu Brasil de Triathlon, bronze no Pan-Americano da modalidade e tem outros títulos em categorias isoladas (natação, ciclismo e corrida). É também palestrante e autor de Caminhando com as próprias pernas, livro que narra suas memórias e que inspirou o documentário.
Para contar toda esta história, o filme também traz relatos e depoimentos de amigos, familiares e atletas que acompanharam sua trajetória. Entre os entrevistados estão o músico Gabriel O Pensador; o canoísta Fábio Paiva; o surfista brasileiro de ondas grandes Carlos Burle; o campeão brasileiro de longboard Picuruta Salazar; e o campeão brasileiro de surf e escritor Otaviano Taiu Bueno.
Veja abaixo trecho do documentário:
É um filme para se ater à história e não ao formato, aos recursos visuais de corte entre as imagens, nem às músicas. De qualquer forma, Pauê – O Passo de Um Vencedor ganha o espectador pela força de vontade e pelo carisma do protagonista, que passa uma emocionante mensagem de superação.
“Aprendi com 18 anos que a gente caminha e não precisa ser com as pernas”
Pauê – O Passo de um Vencedor
Direção: Fábio Cappellini e Alessandra Pereira
Produtores: Cristiane Amaral, Fernanda Simonsen, Gabriela Drummond.
Produtor executivo: Fábio Cappellini
Roteirista: Alessandra Pereira
Diretor de fotografia: Allan Montrezol, Fábio Cappellini
Trilha sonora: Rubens Nobre
Edição de som: Rubens Nobre
Montagem: Daniel Azevedo
Distribuição: Raiz Distribuidora
País: Brasil
Ano: 2013
Duração: 72 minutos